Whatsapp

Taiga

Geografia

A taiga é o bioma típico de regiões de clima continental frio, estando presente nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Sua cobertura vegetal está sendo reduzida em virtude da exploração da madeira para a produção de papel.
PUBLICIDADE

A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve. Esse bioma, localizado entre as florestas tropicais (ao sul) e a tundra (ao norte), pode ser encontrado nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.

A vegetação da taiga, influenciada diretamente pelo clima, é relativamente homogênea, sendo composta por árvores de grande porte com troncos retos e copas em forma de cones. As principais espécies são o pinheiro, cipreste e o abeto. As árvores possuem folhas aciculifoliadas, ou seja, em forma de agulha – essa característica é uma forma para não acumular neve.

Já a fauna, pouco diversificada, é formada por animais como lebres, linces, alces, esquilos, renas, raposas, aves e diversos insetos. Algumas dessas espécies, em especial as aves, migram para outras regiões durante o inverno, em busca de lugares com temperaturas mais elevadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Países como Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia e Canadá, além do Alasca, abrigam grandes extensões de taiga. A Sibéria, na Rússia, possui a maior área de vegetação de taiga; outros destaques são a taiga canadense e a taiga escandinava. Contudo, a exploração das árvores para a realização de atividades econômicas (celulose, produção de papel, construção civil, etc.) tem reduzido o bioma de forma drástica.

No Canadá, por exemplo, a utilização das árvores da taiga como matéria-prima para fabricação de papel é uma atividade econômica de fundamental importância para o país, respondendo por 10% das exportações nacionais. Estimativas apontam que o Canadá é responsável pela produção de aproximadamente 50% de todo o papel-jornal comercializado no mundo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Paisagens Naturais - Geografia - Brasil Escola

Aspectos da taiga
Aspectos da taiga

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Taiga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/taiga.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

A respeito das características da Taiga, avalie as proposições a seguir:

I) A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante nas regiões localizadas em baixas latitudes.

II) A taiga é uma vegetação adaptada ao rigor dos climas frios, com verões curtos e invernos prolongados, sendo muito exposta à neve durante grande parte do ano.

III) É possível encontrar as formações vegetais da taiga na porção norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V

b) V, V, F

c) F, V, F

d) V, V, F

e) F, F, F

Questão 2

A vegetação da taiga, influenciada diretamente pelo clima, é relativamente homogênea, sendo composta por árvores de grande porte com troncos retos e copas na forma de cones. As principais espécies são:

a) maruleiras, peúvas e ipês.

b) manacás, palmeiras e maruleiras.

c) acácias, palmeiras e baobás.

d) oliveiras, acácias e manacás.

e) cipreste, pinheiro e o abeto.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Você sabe quais são os principais biomas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!
Características gerais da Tundra, bioma localizado em algumas das regiões mais frias do planeta.