Topo
pesquisar

Mar Morto

Geografia

O Mar Morto encontra-se no Oriente Médio e é o único mar que não possui ligação com o oceano.
Mulher divertindo-se nas águas do Mar Morto, nas quais não é possível afundar. ¹
Mulher divertindo-se nas águas do Mar Morto, nas quais não é possível afundar. ¹
PUBLICIDADE

O Mar Morto é um mar de água extremamente salgada localizado no Oriente Médio, mais precisamente na divisa dos territórios de Israel, Palestina e Jordânia. Recebe esse nome porque não apresenta condições para a manutenção da vida, em virtude do elevado grau de salinidade. É a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400m abaixo do nível dos oceanos.

O nível de sal nas águas do Mar Morto encontra-se próximo aos 35%, sendo muito superior à média dos outros mares e oceanos, que costumam ter um grau de salinidade em torno de 5%. Isso ocorre porque ele é um mar fechado, ou seja, cercado de terra por todos os lados, de forma que sua única fonte de abastecimento é o Rio Jordão. Como a região é muito quente, a água evapora-se muito rápido, mas os minerais não, o que contribui para a elevada quantidade de sal.

O mar morto é conhecido por ser um rio onde não é possível afundar. Também em função da sua quantidade de sal, o seu corpo d’água é muito denso, muito mais do que o corpo de qualquer ser vivo. A grande quantidade de minerais também contribui para os seus benefícios medicinais, o que aumenta o número de turistas que se banham no mar à procura de melhorar esteticamente a pele ou até de se curarem de doenças dermatológicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ser um mar fechado, sem contato com o Oceano, o Mar Morto vem sofrendo uma diminuição dos seus níveis de água. Antigamente, a quantidade do volume de água depositado pelo Rio Jordão era praticamente a mesma quantidade de água que evaporava. Entretanto, com a exploração do Jordão – o principal rio de uma região que se caracteriza pela falta d’água –, a quantidade de água depositada tornou-se consideravelmente menor que a quantidade que evapora. Com isso, o mar vem sofrendo gradativamente com a diminuição de seu volume.

Ainda não há consenso sobre o futuro do mar morto. Alguns estudiosos afirmam que, caso a exploração sobre o Jordão não diminua, o Mar Morto irá secar. Outros afirmam que a tendência é que o seu volume estabilize-se com o tempo. De toda forma, existem projetos que pretendem interligá-lo ao Mar Vermelho, o que também vem gerando repercussão, pois isso poderia transformar radicalmente o ambiente de ambos os mares.

_______________________________________

¹ Créditos da imagem: ChameleonsEye e Shutterstock


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Mar Morto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mar-morto.htm. Acesso em 21 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola