close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mar Morto

O Mar Morto encontra-se no Oriente Médio e é o único mar que não possui ligação com o oceano.

Mulher divertindo-se nas águas do Mar Morto, nas quais não é possível afundar. ¹
Mulher divertindo-se nas águas do Mar Morto, nas quais não é possível afundar. ¹
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Mar Morto é um mar de água extremamente salgada localizado no Oriente Médio, mais precisamente na divisa dos territórios de Israel, Palestina e Jordânia. Recebe esse nome porque não apresenta condições para a manutenção da vida, em virtude do elevado grau de salinidade. É a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400m abaixo do nível dos oceanos.

O nível de sal nas águas do Mar Morto encontra-se próximo aos 35%, sendo muito superior à média dos outros mares e oceanos, que costumam ter um grau de salinidade em torno de 5%. Isso ocorre porque ele é um mar fechado, ou seja, cercado de terra por todos os lados, de forma que sua única fonte de abastecimento é o Rio Jordão. Como a região é muito quente, a água evapora-se muito rápido, mas os minerais não, o que contribui para a elevada quantidade de sal.

O mar morto é conhecido por ser um rio onde não é possível afundar. Também em função da sua quantidade de sal, o seu corpo d’água é muito denso, muito mais do que o corpo de qualquer ser vivo. A grande quantidade de minerais também contribui para os seus benefícios medicinais, o que aumenta o número de turistas que se banham no mar à procura de melhorar esteticamente a pele ou até de se curarem de doenças dermatológicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ser um mar fechado, sem contato com o Oceano, o Mar Morto vem sofrendo uma diminuição dos seus níveis de água. Antigamente, a quantidade do volume de água depositado pelo Rio Jordão era praticamente a mesma quantidade de água que evaporava. Entretanto, com a exploração do Jordão – o principal rio de uma região que se caracteriza pela falta d’água –, a quantidade de água depositada tornou-se consideravelmente menor que a quantidade que evapora. Com isso, o mar vem sofrendo gradativamente com a diminuição de seu volume.

Ainda não há consenso sobre o futuro do mar morto. Alguns estudiosos afirmam que, caso a exploração sobre o Jordão não diminua, o Mar Morto irá secar. Outros afirmam que a tendência é que o seu volume estabilize-se com o tempo. De toda forma, existem projetos que pretendem interligá-lo ao Mar Vermelho, o que também vem gerando repercussão, pois isso poderia transformar radicalmente o ambiente de ambos os mares.

_______________________________________

¹ Créditos da imagem: ChameleonsEye e Shutterstock


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Mar Morto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mar-morto.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Verdadeiro ou Falso?

Mapas são representações gráficas em escala reduzida da superfície terrestre ou de parte dela sobre um plano podem ainda representar especialmente determinadas informações gráficas, compondo, assim, os mapas temáticos

Por Anna Clara
Responder
Ver respostas

como era a situaçao da cidade de berlin durantguerra e o periodo da guerra  fria

Por davi Abner
Responder
Ver respostas

Estude agora


Função crescente e decrescente

Nesta aula veremos a definição matemática de função crescente, decrescente e constante. Também resolveremos um...

Pré-Enem | Pilhas

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...