Topo
pesquisar

Falha de San Andreas

Geografia

A Falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura que marca o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.
PUBLICIDADE

A crosta terrestre é composta por diferentes placas tectônicas que estão em constante movimentação sobre o manto. Esse processo proporciona o encontro entre diferentes placas tectônicas que provocam mudanças físicas na crosta, como, por exemplo, a formação de montanhas.

Na porção ocidental dos Estados Unidos, mais exatamente no estado da Califórnia, ocorre um movimento tangencial entre duas placas tectônicas (a placa norte-americana e a placa do Pacífico), a primeira desliza 14 milímetros por ano em sentido sudeste, já a placa do Pacífico desloca-se 5 milímetros no sentido oposto da primeira. Essa movimentação das placas gerou uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas. O atrito entre essas duas placas gera frequentes terremotos na região, o que torna a Califórnia uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.

A Costa Oeste dos EUA, especialmente a Califórnia, é um dos lugares com a maior atividade sísmica do planeta. A falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura visível de, aproximadamente, 1.300 quilômetros de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico. O deslizamento entre as placas causa grande instabilidade em todo o estado da Califórnia, e foi a principal causa do violento terremoto que abalou a cidade de São Francisco em 1906.

Conforme o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o estado da Califórnia apresenta 99% de chances de ser atingido, nas próximas três décadas, por um terremoto superior a 6.7 graus.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Falha de San Andreas - Estados Unidos
Falha de San Andreas - Estados Unidos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Falha de San Andreas "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/falha-san-andreas.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Considerando que a crosta terrestre está assentada sobre gigantescas placas sólidas e que elas se movimentam sobre o manto de modo lento e em direções distintas, podemos classificar seus movimentos em:

a) Aparente, divergente e convergente.

b) Uniforme, transformante e aparente.

c) Divergente, convergente e transformante.

d) Convergente, divergente e uniforme.

Questão 2

A teoria da movimentação de placas foi proposta pelo alemão Alfred Wegener no inicio do século XX, a partir da observação do formato dos continentes e a dedução de que estes poderiam ter formato no passado um único bloco, teoria confirmada décadas mais tarde. Considerando a movimentação das placas, indique o tipo de movimento que a placa norte-americana realiza em relação a placa do pacífico e africana, respectivamente.

a) Convergente / Transformante

b) Divergente / Convergente

c) Transformante / Convergente

d) Transformante / Divergente

e) Divergente / Transformante

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola