A floresta temperada é um tipo de floresta que se desenvolve em áreas de média latitude do planeta Terra, onde predominam o clima temperado ou subtropical. Essa ocorrência climática é marcada por temperaturas amenas e boa distinção das estações do ano, com chuvas bem distribuídas.
Por conta de variações regionais tanto no clima quanto no solo, identifica-se a formação de florestas temperadas decíduas, coníferas sempre-verdes ou mistas. Sua flora conta com plantas como carvalhos, bordo e albetos, além de animais como esquilos, ursos, lobos e corujas, que formam a sua fauna.
As florestas temperadas são essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico local e para a garantia da biodiversidade mundial. Elas apresentam papel socieconômico fundamental nos territórios em que estão localizadas, sendo importantes para comunidades tradicionais, para a obtenção de recursos naturais e, ainda, para atividades econômicas diversas, como aquelas relacionadas ao ecoturismo.
Leia também: O que são florestas equatoriais?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre floresta temperada
- 2 - Características da floresta temperada
- 3 - Tipos de floresta temperada
- 4 - Localização das florestas temperadas
- 5 - Floresta temperada no Brasil
- 6 - Importância da floresta temperada
- 7 - Exercícios resolvidos sobre floresta temperada
Resumo sobre floresta temperada
-
A floresta temperada é um tipo de floresta que se desenvolve no clima temperado, tipo de clima ameno com a presença das quatro estações do ano e precipitações entre 500 e 1500 mm anuais em média.
-
Localiza-se em áreas de média latitude, distribuindo-se principalmente pela América do Norte e Europa. É encontrada também em trechos da América do Sul, da Ásia, da África e da Oceania.
-
Sua flora é formada tanto por árvores decíduas, que perdem as folhas durante a estação mais seca do ano, quanto por árvores sempre-verdes, como as coníferas. Depende do tipo de floresta temperada que observamos.
-
A fauna da floresta temperada tem animais como alces, esquilos, ursos, corujas e raposas. Existem, ainda, muitas espécies locais, como os vombates, os pandas e o urso-cinzento.
-
Desenvolve-se tanto em áreas montanhosas com solos rasos quanto em planaltos e planícies de solo com profundidade mediana e boa fertilidade química.
-
As florestas temperadas podem ser de três tipos: decíduas, coníferas (ou sempre-verdes) e mistas, que misturam os dois tipos anteriores.
-
Florestas temperadas têm importância para a manutenção do equilíbrio ecológico e da biodiversidade, além de serem fonte de recursos naturais e de receitas para os territórios por meio de atividades como o ecoturismo.
Características da floresta temperada
As florestas temperadas são formações características das regiões de média latitude do planeta Terra. Elas diferem de outros tipos de floresta, como a tropical, por não apresentarem um dossel muito denso e, por essa razão, descontínuo. Conheça, a seguir, outras características em comum das florestas temperadas.
→ Clima da floresta temperada
O clima temperado é aquele em que esse tipo de floresta se desenvolve. Esse clima tem como uma de suas principais características a alternância entre as estações do ano, que é perceptível, e a ocorrência de temperaturas amenas durante a maior parte do tempo. As médias térmicas podem variar entre 10 °C e 18 °C, a depender da localidade. O clima temperado se distingue entre continental e oceânico, e a principal diferença entre eles é o aporte de umidade.
Climas temperados continentais apresentam maior amplitude térmica e menor umidade. As temperaturas podem se aproximar de 0° nos meses mais frios do ano, e subir para 30° durante os meses correspondentes ao verão. No inverno, pode haver até mesmo o registro de temperaturas negativas com precipitação na forma de neve. Em geral, o volume de precipitação nessa variação do clima temperado não supera 1000 mm ao ano.
Já os climas temperados oceânicos, por causa da sua proximidade com a água, têm menor amplitude térmica anual. Os verões são amenos, com média de 18 °C, enquanto os invernos são menos rigorosos do que na variação continental. A precipitação anual pode variar entre 1500 e 2000 mm.
→ Flora da floresta temperada

A flora de algumas das principais florestas temperadas do mundo é formada por árvores decíduas e de folhas largas. Esse tipo de árvore tem como principal característica a perda de suas folhas durante a estação mais seca do ano, o que é um recurso de sobrevivência da planta.
Antes das folhas caírem, entretanto, elas passam por um processo de mudança de coloração durante o outono, justamente a estação entre o verão (alta umidade) e o inverno (baixa umidade). Nesse período, elas adquirem cores entre o amarelo e o laranja-escuro, formando uma paisagem típica das florestas temperadas.
Por existirem diferentes tipos de floresta temperada, algumas delas têm árvores que não perdem suas folhas durante o ano, as coníferas. Nesse caso, temos as árvores sempre-verdes, classificação na qual as árvores têm folhas finas em formato de agulha com adaptações para climas mais frios.
Entre as árvores e plantas que formam a flora das florestas temperadas, estão:
carvalho |
abeto |
pinheiro |
ulmeiro |
bordo |
espruce |
→ Fauna da floresta temperada

A fauna das florestas temperadas é distinta quando analisamos as formações florestais do mundo. Ela é composta por todos os tipos de animais (mamíferos, aves, roedores, répteis, insetos), os quais têm adaptações para as alterações no tempo atmosférico que acontecem nesse tipo de habitat.
Na tabela a seguir, conheça alguns animais da fauna das florestas temperadas, mas note: nem todos eles estão presentes nas florestas temperadas de todo o mundo. Parte deles acontece somente localmente, como é o caso de alguns dos mamíferos de maior porte.
urso-cinzento |
alce |
lobo |
lince |
pintarroxo |
panda |
borboleta-monarca |
coruja |
salamandra |
guaxinim |
raposa |
esquilo |
mariposa |
gaio-azul |
sapo |
coiote |
vombate |
camaleão |
→ Relevo da floresta temperada
As florestas temperadas são comuns de se formarem sobre áreas montanhosas, como é observado principalmente na América do Norte. No entanto, existem aquelas que se desenvolvem sobre terrenos planálticos ou suavemente ondulados, em especial quando estão localizadas na zona costeira dos continentes.
→ Solo da floresta temperada
Devido ao relevo das áreas em que ocorrem, as florestas temperadas podem crescer sobre solos de baixa profundidade típico de declives acentuados, como é o caso dos cambissolos. Identifica-se, ainda, florestas temperadas com solos ricos em sílica e argila, com profundidade mediana e bom índice de fertilidade.
→ Hidrografia da floresta temperada
As florestas temperadas têm climas com estações do ano alternadas e pluviosidade bem distribuída ao longo do ano. O volume de chuvas depende da sua localização, mas é o suficiente para a recarga dos mananciais que são fundamentais para a manutenção de sua vegetação.
Rios perenes, lagos e grandes aquíferos são os tipos de corpos hídricos mais comuns de serem encontrados nas proximidades das florestas temperadas. Algumas delas, como veremos adiante, são banhadas pelos oceanos, provedores de umidade e importantes para a regulação térmica.
Tipos de floresta temperada
As florestas temperadas podem ser classificadas em três tipos:
-
Florestas temperadas decíduas: são aquelas cujas árvores perdem as folhas durante a estação seca do ano, ou quando há redução da pluviosidade. Essas árvores são chamadas de caducifólias, presentes em áreas de altitude modesta a baixa.
-
Florestas temperadas de coníferas (ou sempre-verdes): são aquelas cujas árvores não perdem as folhas durante o ano. Elas são adaptadas para áreas de elevada altitude e de baixas temperaturas, sendo representadas por árvores como os pinheiros e abetos.
-
Florestas temperadas mistas: são aquelas que apresentam árvores caducifólias e sempre-verdes. Um de seus aspectos principais é a biodiversidade que abriga, e são típicas de áreas de clima temperado oceânico.
Localização das florestas temperadas
As florestas temperadas estão localizadas em regiões de média latitude do planeta Terra, aquelas situadas entre os trópicos e os círculos polares. Essa região recebe o nome de zona temperada, e é onde ocorrem os climas amenos. Esse tipo de vegetação se distribui pelos seguintes territórios:
-
Costas Oeste e Leste da América do Norte;
-
Sudoeste da América do Sul;
-
Noroeste e parte do Norte da África;
-
Europa;
-
Leste da Ásia e parte da sua região ocidental;
-
Sul e Sudeste da Oceania.
Floresta temperada no Brasil
O Brasil não tem uma floresta temperada como aquelas descritas anteriormente. Entretanto, é comum encontrarmos na literatura a Mata de Araucária sendo descrita como um tipo de floresta temperada. Lembremos que essa formação vegetal brasileira está presente na região Sul do país, onde o clima predominante é o subtropical. Ela, entretanto, faz parte da Mata Atlântica, e é classificada como uma floresta ombrófila mista.
Importância da floresta temperada
As florestas temperadas são ecossistemas complexos e repletos de biodiversidade, e recobrem quase um quarto da superfície terrestre. Elas são importantes para a manutenção das diferentes formas de vida animal e vegetal encontradas, sobretudo, no Hemisfério Norte do planeta Terra, bem como espécies endêmicas que só acontecem em áreas do Hemisfério Sul.
As florestas temperadas são fundamentais, também, para os povos tradicionais das regiões em que se desenvolvem, destacando aqui áreas na América do Norte e na Oceania. Delas se obtém recursos naturais fundamentais para a sobrevivência, bem como matérias-primas que são usadas em outros setores da economia. Além disso, o ecoturismo em áreas de floresta tem crescido significativamente e representa uma fonte de receita importante para os territórios.
Acesse também: O que são florestas tropicais?
Exercícios resolvidos sobre floresta temperada
Questão 1
Observe o mapa da imagem a seguir:

As áreas coloridas em verde representam qual tipo de vegetação?
A) Floresta tropical
B) Floresta temperada
C) Floresta equatorial
D) Taiga
E) Tundra
Resolução:
Alternativa B.
As áreas em destaque estão localizadas na zona temperada do planeta Terra e são recobertas pelas florestas temperadas.
Questão 2
As florestas temperadas são ecossistemas complexos característicos de médias latitudes, sendo muito comuns na América do Norte e na Europa. As particularidades climáticas dessas regiões, em conjunto com a variabilidade de solos, condicionam o desenvolvimento de dois tipos de floresta temperada: decídua e de coníferas. Sobre essas florestas, assinale a alternativa correta:
A) A floresta de coníferas tem adaptações para altas temperaturas.
B) Ambas têm o dossel fechado em função da densidade de vegetação.
C) A floresta decídua é caracterizada pela perda das folhas durante o período de estiagem.
D) A floresta de coníferas está presente somente em regiões litorâneas por causa da umidade.
E) Os solos sobre os quais a floresta decídua se desenvolve são profundos e bem desenvolvidos.
Resolução:
Alternativa C.
As florestas temperadas decíduas perdem as suas folhas durante a estação do ano em que as chuvas são mais escassas, diferentemente da floresta de coníferas.
Fontes
ADAMS, Mary Beth; KELLY, Charlene; KABRICK, John; SCHULER, Jamie. Temperate forests and soils [Chapter 6]. In: BUSSE, Matt; GIARDINA, Christian P.; M, Dave M.; PAGE, Dumroese; Deborah S. Global change and forest soils: Cultivating stewardship of a finite natural resource. Developments in Soil Science, Vol. 36. 2019. Elsevier. p. 83-108. Disponível em: https://research.fs.usda.gov/treesearch/60393.
HANCOCK, Lorin. What's a boreal forest? And the three other types of forests around the world. WWF, 21 mar. 2019. Disponível em: https://www.worldwildlife.org/stories/what-s-a-boreal-forest-and-the-three-other-types-of-forests-around-the-world.
HURT, Avery. Temperate Forest Habitat. National Geographic Kids, [s.d.]. Disponível em: https://kids.nationalgeographic.com/nature/habitats/article/temperate-forest.
NASA. Temperate Deciduous Forest. NASA Earth Observatory, [s.d.]. Disponível em: https://earthobservatory.nasa.gov/biome/biotemperate.php.