Situado na ilha de Timor, no continente asiático, o território montanhoso do Timor-Leste só possui fronteira terrestre com a Indonésia. Ex-colônia portuguesa, o país é o único da Ásia que tem o português como idioma oficial, apesar de ser falado por apenas 10% da população nacional. Com isso, a nação é uma das integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O Timor-Leste se tornou independente em 2002, sendo um dos mais novos países do mundo. Essa conquista ocorreu após vários anos de lutas contra os colonizadores. Os portugueses foram os primeiros a ocupar o território, em 1859, realizando a exploração de madeiras nobres, fato que provocou a destruição da mata local. Entre os anos de 1975 a 1999, a Indonésia invadiu o Timor Leste, iniciando uma onda de terror naquele país. O ensino do idioma local, o tetum, foi proibido, execuções em massa foram realizadas e ocorreu a destruição da infraestutura.

Atuação de milícias no Timor-Leste
Todos esses anos em conflito prejudicaram o desenvolvimento econômico do país, que possui um dos menores Produtos Interno Bruto (PIB) do mundo. A maioria da população trabalha com atividades rurais (80%), sobretudo nas plantações de café. A nação vive a expectativa de alavancar a economia com a exploração de petróleo e gás natural no mar de Timo. Desde a conquista da independência, o Timor-Leste depende de ajuda internacional.
Com média de 0,502, o país possui médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A maioria dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia; o índice de analfabetismo é de 50% e a taxa de mortalidade infantil é de 63 óbitos a cada mil nascidos vivos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasão de Armas
Dados do Timor-Leste :
Extensão territorial: 14.874 km².
Localização: Ásia.
Capital: Dili.
Clima: Equatorial.
Governo: República parlamentarista.
Divisão administrativa: 13 distritos.
Idiomas: Português e tetúm.
Religiões: Cristianismo 84,2% (católicos 80,6, outros 3,6%), islamismo 3,2%, crenças tradicionais 11,1%, outras 1,5%.
População: 1.133.594 habitantes. (Homens: 577.044; Mulheres: 556.550).
Densidade demográfica: 76,2 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 3,3%.
População residente em área urbana: 27,69%.
População residente em área rural: 72,31%.
Esperança de vida ao nascer: 60,2 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 62%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 41%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,502.
Moeda: Dólar americano.
Produto Interno Bruto (PIB): 498 milhões de dólares.
PIB per capita: 393 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Países - Geografia - Brasil Escola