PUBLICIDADE
O atual território do Iêmen é consequência da unificação, em 22 de maio de 1990, da República Árabe do Iêmen (nação de forte tradição islâmica, que ocupava a porção norte do território) com a República Democrática do Iêmen, ao sul e pró-capitalista. O Iêmen está localizado no Oriente Médio e limita-se com a Arábia Saudita (ao norte), Omã (a leste), estreito de Bab el Manded, que o separa de Djibouti (ao sul), além de ser banhado pelo mar Vermelho (a oeste) e pelo Oceano Índico (ao sul).
Seu território é montanhoso e apresenta as terras mais férteis da península Arábica, pois no país existem numerosas fontes de água. Essas características físicas favorecem o desenvolvimento da agricultura.
A economia do Iêmen tem no petróleo sua principal atividade. Esse produto é responsável por mais de 90% do valor das exportações, no entanto, as reservas nacionais de petróleo são modestas, em comparação com as de outros países da região. A agricultura é outro elemento importante para a economia local. As terras férteis, a grande disponibilidade de água e as chuvas regulares proporcionam condições favoráveis para o cultivo de cereais, café, algodão e frutas.
O país apresenta vários problemas socioeconômicos. Quase metade da população vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de 1 dólar por dia. O desemprego é outro fator agravante, atualmente ele atinge 25% da força de trabalho nacional. Esse problema se agravou em 1990, quando cerca de 850 mil iemenitas que trabalhavam na Arábia Saudita foram expulsos do país, em represália à posição do governo do Iêmen, que não condenou a invasão do Kuweit pelo Iraque.
O saneamento ambiental é proporcionado para uma quantidade reduzida de habitações, fato que reflete na taxa de mortalidade infantil – 56 óbitos a cada mil crianças nascidas vivas. A subnutrição atinge 32% da população e o analfabetismo 41%.
Brasão de Armas do Iêmen
Dados do Iêmen:
Extensão territorial: 527.968 km².
Localização: Oriente Médio.
Capital: Sana.
Clima: Árido tropical (ao norte) e tropical (ao sul).
Governo: República com forma mista de governo.
Divisão administrativa: 19 governadorias.
Idioma: Árabe (oficial).
Religião: Islamismo 99%, outras 0,9%, sem religião 0,1%.
População: 23.580.220 habitantes. (Homens: 11.922.786; Mulheres: 11.657.434).
Composição Étnica: Árabes iemenitas 80%, outros árabes, africanos e sul-asiáticos 20%.
Densidade demográfica: 44,6 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,86%.
População residente em área urbana: 31,21%.
População residente em área rural: 68,79%.
População subnutrida: 32%.
Esperança de vida ao nascer: 62 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 66%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 46%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,439 (baixo).
Moeda: Rial iemenita.
Produto Interno Bruto (PIB): 26,6 bilhões de dólares.
PIB per capita: 950 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola