Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Poluição

Biologia

Poluição causa sérios problemas à saúde humana e de outros seres vivos. Ela pode ser provocada pela ação humana ou ser desencadeada por fatores naturais.
A poluição atmosférica está relacionada com a morte de várias pessoas todos os anos.
A poluição atmosférica está relacionada com a morte de várias pessoas todos os anos.
PUBLICIDADE

Poluição é um termo com diferentes definições na literatura, entretanto, de maneira geral, podemos considerar como poluição a modificação prejudicial do meio ambiente, modificação essa que afeta diferentes formas de vida, inclusive os seres humanos. A poluição está relacionada, muitas vezes, com a ação humana e suas atividades, entretanto, eventos naturais, como o vulcanismo, podem também provocá-la.

Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual. A poluição pode ser bastante nociva para os seres vivos, incluindo o ser humano, que pode desenvolver problemas de saúde em consequência da degradação ambiental.

Leia mais: Ações antrópicas no meio ambiente

Resumo sobre poluição

  • Poluição é uma degradação do ambiente que causa efeito nocivo ao meio ambiente e aos seres vivos que ali se desenvolvem.

  • A poluição pode ser causada pelo humano, porém também devido a processos naturais.

  • Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual.

  • A poluição pode causar doenças, redução da biodiversidade e mudanças climáticas.

  • Pequenas atitudes, como reduzir o uso de automóveis e reciclar o lixo, são medidas que podem reduzir a poluição ambiental.

  • Educar a população a respeito da importância de se cuidar do meio ambiente é fundamental para que o problema da poluição não seja agravado.

Videoaula sobre poluição

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é poluição?

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. De acordo com essa lei, entende-se por:

III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

c) afetem desfavoravelmente a biota;

d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

A poluição se refere, portanto, a uma modificação ambiental que afeta de maneira desfavorável os seres humanos e também outras formas de vida encontradas naquele local. A poluição é, geralmente, provocada pelo humano e suas atividades. O ser humano provoca poluição ambiental quando suas indústrias, por exemplo, lançam poluentes no ar, quando combustíveis fósseis são queimados, quando realizam queimadas, quando utilizam agrotóxicos na agricultura, entre várias outras situações.

Vale salientar, no entanto, que a poluição nem sempre é desencadeada pela humanidade. Os vulcões, por exemplo, são uma fonte natural de poluição, e, ao entrarem em erupção, são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de gases.

Leia também: Revolução Industrial - entenda como esse processo agravou o problema da poluição no mundo

Tipos de poluição

Existem diferentes tipos de poluição, sendo alguns:

  • Poluição atmosférica: consiste no lançamento de substâncias que afetam a composição do ar. A queima de combustíveis fósseis, por exemplo, pode levar ao lançamento de várias substâncias no ar. Materiais particulados, gás carbônico e dióxido de enxofre são alguns dos poluentes do ar conhecidos.

    A poluição do ar pode desencadear problemas graves ao nosso organismo, aumentando a incidência de problemas como asma, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a OMS, a poluição do ar mata cerca de sete milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.

  • Poluição hídrica: é provocada por substâncias que entram em contato com o ambiente aquático, causando modificações. Lançamento de esgoto sem devido tratamento, derramamento de petróleo e liberação de mercúrio na água são algumas das situações que provocam poluição hídrica.

    A poluição da água pode causar a morte dos organismos que ali vivem, causar doenças em seres humanos que se alimentam desses seres vivos, e provocar até mesmo impactos econômicos, prejudicando a pesca e o turismo, por exemplo.

  • Poluição do solo: afeta a camada superficial da crosta terrestre. Agrotóxicos utilizados na agriculta são um exemplo de substâncias que podem provocar esse tipo de poluição. O descarte inadequado do lixo, como o lixo depositado em lixões, também pode provocar a poluição do solo.

Foto um grande monte de lixo no solo
O descarte inadequado de lixo pode ser responsável pela poluição do solo.
  • Poluição sonora: caracteriza-se pelo excesso de ruídos. Esses ruídos podem ser causados pelo trânsito, máquinas, shows musicais e festas, por exemplo. Esse excesso pode desencadear estresse, dificuldade de concentração, dores de cabeça, dificuldades para dormir e problemas auditivos.

  • Poluição visual: caracteriza-se pelo excesso de comunicação visual em um local. O excesso de placas, de outdoors, banners e propagandas pode provocar poluição visual. Esse tipo de poluição afeta o aspecto visual das cidades, ofuscando, por exemplo, as belezas históricas do local.

    Além disso, pode promover impactos negativos aos seres humanos. Além do desconforto visual causado pelo excesso de informações, a grande quantidade de placas e outdoors, por exemplo, pode ser responsável por acidentes de trânsito devido ao fato de distraírem condutores.

Leia mais: Despoluição dos rios – é possível, porém necessita-se investir em estrutura e campanhas de conscientização

Videoaula sobre poluição do solo

Consequências da poluição

A poluição é responsável por provocar diversos danos aos ecossistemas, provocando alterações que afetam diretamente todos os seres vivos que ali se desenvolvem. Dentre algumas das consequências da poluição, podemos citar:

Foto de um cavalo-marinho nadando com sacolas e canudos de plástico.
A poluição não causa impacto negativo apenas aos seres humanos, sendo responsável por afetar todos os seres vivos de uma região.

Como reduzir a poluição ambiental?

É muito importante a conscientização a respeito dos problemas causados pela poluição. Quando enxergamos como a poluição nos afeta, fica mais fácil compreendermos a necessidade de medidas urgentes para frear esse problema. Atitudes simples do dia a dia podem ser responsáveis por frear a poluição, a qual é responsável pela morte de seres humanos e outros animais todos os anos.

Dentre as medidas que podemos tomar para reduzir a poluição, destacam-se:

  • Reduzir o uso de automóveis;

  • Reciclar, reaproveitar e reutilizar sempre que possível;

  • Repensar nosso hábitos de consumo;

  • Separar o lixo e não descartá-lo em locais impróprios;

  • Não realizar queimadas;

  • Ensinar outras pessoas a respeito de se combater a poluição do meio ambiente.



Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Poluição"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/poluicao.htm. Acesso em 27 de julho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Quando falamos em poluição, referimo-nos às atividades que afetam diretamente o meio ambiente. Ela pode ser desencadeada por vários agentes, tais como esgoto, pesticidas, resíduos sólidos e petróleo. O tipo mais perigoso de poluição é, sem dúvidas, a radioativa, também chamada de nuclear. No Brasil, em 1987, um grave acidente com radioatividade afetou Goiânia, levando quatro pessoas à morte, segundo registros oficiais, e contaminando várias outras. O acidente em Goiânia foi causado pelo:

a) Urânio.

b) Plutônio.

c) Argônio.

d) Césio.

e) Iodo.

Questão 2

A poluição atmosférica causa preocupação em todo o mundo, uma vez que provoca danos ao homem e ao meio ambiente. Ela pode ser desencadeada por fontes fixas, como indústrias, ou fontes móveis, como os veículos automotores. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não indica um poluente atmosférico:

a) óxido de nitrogênio.

b) dióxido de enxofre.

c) gás nitrogênio.

d) partículas em suspensão.

e) monóxido de carbono.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda mais sobre a poluição e seus riscos e entenda a necessidade da criação do Dia de Combate à Poluição.
Saiba mais sobre o Dia da Terra clicando aqui! Descubra quando essa data foi criada, entenda sua importância, e conheça dicas de como preservar o planeta.
Clique aqui e conheça o Dia Mundial sem Carro. Saiba quando ele é comemorado e quais os objetivos de sua criação. Veja também as atividades dessa data.
Entenda melhor o que é chuva ácida, como se forma e como ocorre. Saiba também quais são as principais consequências desse fenômeno para o meio ambiente.
Clique aqui e confira como o desmatamento contribui para a poluição do ar!
Entenda como a despoluição de rios pode ser realizada e veja alguns exemplos.
O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Entenda as causas, consequências e a relação com as conferências ambientais, o efeito estufa e o aquecimento global.
Os oceanos e mares sofrem com a poluição causada pelo homem
Você sabe o que é poluição visual? Clique e entenda!
Saiba mais sobre a poluição da água, problema sério de degradação ambiental.