Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Recursos naturais

Recursos naturais são todos os elementos provenientes da natureza que são essenciais para a subsistência dos seres humanos e para o desenvolvimento socioeconômico.

Imagem mostrando diferentes recursos naturais.
Os recursos naturais são todos os elementos do meio ambiente utilizados pelos seres humanos para suprirem as suas necessidades.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Recursos naturais são todos os elementos da natureza utilizados pelos seres humanos para a sua subsistência e para seu desenvolvimento socioeconômico. Podem ser classificados em renováveis e não renováveis de acordo com a sua capacidade de reposição na natureza. São provenientes da biosfera, da hidrosfera, da litosfera e da atmosfera.

A exploração dos recursos naturais, como é feita no Brasil, é fundamental para o suprimento das necessidades dos seres humanos e para a oferta de serviços e de bens para a sociedade. Entretanto, a superexploração da natureza se tornou um problema ambiental grave que ameaça a manutenção das reservas naturais de recursos não renováveis.

Leia também: Recursos minerais — detalhes sobre um dos tipos de recursos naturais

Tópicos deste artigo

Resumo sobre recursos naturais

  • Recursos naturais são elementos da natureza usados pelos seres humanos para suprirem as suas necessidades pessoais e econômicas.
  • Originam-se em processos da natureza. Muitos dos recursos usados hoje surgiram há milhões de anos, no passado geológico.
  • Estão presentes em todas as esferas da estrutura terrestre: biosfera, hidrosfera, litosfera e atmosfera.
  • São classificados, de acordo com a sua capacidade de reposição na natureza, em dois tipos: renováveis e não renováveis.
  • Os recursos naturais renováveis têm suas reservas restabelecidas pelos próprios ciclos naturais, o que faz com que sejam recursos abundantes.
  • Os recursos naturais não renováveis têm suas reservas não restabelecidas rapidamente, mas sim dentro de uma escala de tempo geológico, portanto, eles são limitados.
  • Podemos classificar os recursos naturais em: biológicos, minerais, hídricos e energéticos.
  • O Brasil é um dos maiores detentores de recursos naturais, especialmente em se tratando de recursos biológicos e hídricos. Mais de 12% de toda a água doce do mundo se encontram no território brasileiro, que abriga, também, a maior biodiversidade do planeta.
  • A exploração dos recursos naturais é essencial para a subsistência humana e para o desenvolvimento socioeconômico. No entanto, a superexploração da natureza causa a degradação do meio ambiente e ameaça a manutenção dos recursos naturais não renováveis.

O que são recursos naturais?

Recursos naturais são os elementos da natureza utilizados pelos seres humanos para suprirem suas necessidades pessoais ou econômicas. Eles atendem às demandas antrópicas de diversas maneiras, servindo como alimento, combustível ou, ainda, como matéria-prima para a fabricação de mercadorias e de ferramentas, além de serem fundamentais para a geração de eletricidade.

Apesar da sua ocorrência no meio ambiente, os recursos naturais não se encontram distribuídos de maneira homogênea pelo planeta Terra. Ainda que existam muitos países que concentram elevados volumes de recursos naturais, muitos outros necessitam recorrer a outros territórios para a sua obtenção. Por essa razão, os recursos naturais são, também, elementos centrais na geopolítica internacional, haja vista o exemplo do petróleo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem dos recursos naturais

Os recursos naturais têm origem dos processos inerentes à natureza, os ciclos biogeoquímicos. Uma parte significativa dos recursos naturais utilizados hoje em dia pela humanidade começou a se desenvolver há milhões de anos, muito antes do surgimento dos seres humanos e de outras espécies animais conhecidas. Aliás, muitos dos recursos naturais que são essenciais para a nossa sobrevivência surgiram em um passado muito antigo na escala de tempo geológico.

Da atmosfera até as camadas mais profundas no nosso planeta, podemos encontrar os recursos naturais em todas as esferas que compõem a estrutura da Terra, a saber:

Classificação dos recursos naturais

Apesar dos recursos naturais estarem no meio ambiente, eles detêm capacidades de recuperação distintas. Isso significa que determinados recursos naturais são restabelecidos pela natureza de tempos em tempos, ao passo que existem outros cujas reservas são finitas, isto é, limitadas. Levando isso em consideração, podemos classificar os recursos naturais em dois tipos: renováveis e não renováveis.

→ Recursos naturais renováveis

Exemplos de recursos naturais renováveis.
Os recursos naturais renováveis, além de realizarem sua própria reposição, não prejudicam o meio ambiente.

Recursos naturais renováveis são os recursos naturais cujas reservas são repostas pelos próprios ciclos naturais. Eles estão disponíveis na natureza em abundância, e seus estoques não se esgotam. Ainda assim, recomenda-se o uso racional deles. São principalmente aqueles oriundos da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera, como: água, vento, luz solar, calor interno do planeta Terra, solo, animais, e plantas.

→ Recursos naturais não renováveis

Exemplos de recursos naturais não renováveis.
O petróleo e o carvão mineral são exemplos de recursos naturais não renováveis.

Recursos naturais não renováveis são os recursos naturais cujas reservas não se renovam naturalmente dentro da escala de tempo cronológico. A reposição desse tipo de recurso acontece apenas em uma escala de tempo geológico, o que não garante sua reutilização pelos seres humanos.

Portanto, entende-se que os recursos não renováveis são limitados e devem ser utilizados de maneira racional para que eles possam ser aproveitados tanto pelas gerações atuais quanto pelas futuras. Os combustíveis fósseis, originados da decomposição de matéria orgânica em subsuperfície, são os principais exemplos desse tipo de recurso natural.

Tipos de recursos naturais

Os recursos naturais são classificados, de acordo com o seu material de composição e a sua origem, em quatro diferentes categorias, as quais descreveremos a seguir.

→ Recursos naturais biológicos

São provenientes diretamente da fauna e da flora, o que inclui desde o material genético coletado dos animais e das plantas até parte de organismos e organismos vivos que apresentam utilidade para os seres humanos na geração de energia e na obtenção de matérias-primas e alimentos. Os recursos naturais biológicos são coletados por meio de atividades como a agropecuária, a caça, a pesca, a silvicultura e outras do setor primário da economia.

→ Recursos naturais minerais

São todos os materiais inorgânicos — as rochas e os minérios — presentes na litosfera terrestre e que são úteis para diversas atividades econômicas desenvolvidas no mundo. Os recursos minerais desempenham papel central em uma série de disputas econômicas e geopolíticas pelo domínio de mercados em escala internacional e pelo controle de territórios que apresentam vastas reservas e jazidas minerais. Sua obtenção se dá através da mineração.

→ Recursos naturais hídricos

São todos os conjuntos de água presentes na superfície e na subsuperfície terrestre. Considera-se como recurso natural hídrico desde os lagos de água doce até os extensos aquíferos existentes no subsolo, desde que sirvam como fonte para os seres humanos obterem água para o consumo próprio, para a geração de energia ou para a incorporação em processos agrícolas e industriais. A exploração dos recursos hídricos é feita por meio da coleta direta, da perfuração de poços artesianos, ou, ainda, mediante a construção de infraestruturas em meio aos corpos hídricos para o seu aproveitamento, a exemplo das hidrelétricas e das usinas maremotrizes.

→ Recursos naturais energéticos

São todos os recursos naturais dos quais é possível gerar energia, seja elétrica, seja cinética. As demais categorias de recurso anteriormente descritas podem fazer parte dos recursos energéticos, como é o caso de elementos como a água, o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, a cana-de-açúcar, a biomassa etc.

Veja também: Quais são as principais fontes de energia?

Recursos naturais no Brasil

Floresta Amazônica e rio Amazonas (bioma Amazônia), uma alusão aos recursos naturais biológicos e hídricos.
O Brasil é um país rico em recursos naturais, especialmente biológicos e hídricos.

O Brasil é um dos países com maior riqueza e diversidade de recursos naturais existente em todo o mundo, e faz o aproveitamento de boa parte desses recursos para a manutenção de sua população e para a sustentação de sua economia nacional. A água figura entre os recursos naturais presentes em maior volume no território brasileiro.

Sabe-se que o país é detentor de aproximadamente 12% de todas as reservas de água doce do planeta, estando a maior parte de suas águas concentrada na Região Hidrográfica Amazônica. É nessa área que se encontram mais de 60% dos recursos hídricos brasileiros, os quais se distribuem via amplos cursos d’água, como o rio Amazonas, e também via aquíferos, como o aquífero Alter do Chão.

Por conta da disponibilidade, a água é a principal fonte de geração de energia elétrica no país: a matriz elétrica do Brasil é formada por quase 57% de hidrelétricas, o que significa que mais de metade de toda a eletricidade gerada no país é proveniente de recursos hídricos.

Os recursos minerais também estão presentes em abundância no território nacional, e isso abrange, também, a plataforma continental brasileira. As reservas minerais do Brasil são formadas tanto por minerais metálicos, como ferro, manganês, ouro, cobre, níquel e nióbio, quanto por minerais não metálicos, a exemplo do calcário, da pedra brita, da areia e do cascalho. As principais reservas minerais do Brasil estão localizadas em Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero), no Pará (Serra dos Carajás) e no Mato Grosso do Sul (Maciço do Urucum).

É inegável a grandeza da biodiversidade brasileira, com a presença da Floresta Amazônica, e a relevância de atividades agrícolas e pastoris na economia nacional, destacando-se a agropecuária. Isso coloca o país entre os maiores detentores de recursos biológicos do mundo.

Ao mesmo tempo que a abundância em recursos naturais faz com que o Brasil tenha destaque internacional, especialmente como um grande exportador de minérios, de recursos energéticos e de recursos biológicos, a sua exploração intensiva tem causado danos ao meio ambiente e agravado problemas ambientais, como o desmatamento, as queimadas, a poluição hídrica e a degradação do solo.

Exploração dos recursos naturais

A exploração dos recursos naturais é uma atividade de subsistência que se iniciou há milhares de anos, uma vez que os seres humanos precisavam realizar a caça, a pesca e o plantio para se alimentarem. Pouco mudou no fato de recorrermos à natureza para a obtenção dos nossos alimentos básicos.

No entanto, o desenvolvimento de um sistema econômico e o gradual avanço da indústria fizeram com que os recursos naturais se transformassem em matérias-primas, utilizadas para a fabricação de outras matérias-primas, de bens intermediários e de bens finais para o consumo dos seres humanos. A geração de eletricidade é, igualmente, uma forma de explorar os recursos naturais e utilizá-los em benefício da sociedade e dos agentes econômicos.

O modo de vida que temos hoje em dia e a maneira como o sistema capitalista funciona, com a dependência de uma matriz energética não renovável, levaram à transformação da exploração de recursos naturais na superexploração da natureza. O segundo caso constitui um problema ambiental que se agravou principalmente a partir da segunda metade do século XX, incitando discussões acerca da finitude de importantes recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pelo seu uso não racional, especialmente por parte das economias desenvolvidas.

Por essa razão, é urgente que a exploração de recursos naturais seja feita por meio de práticas sustentáveis, que garantam o seu aproveitamento atual e a existência desses mesmos recursos para as gerações futuras.

Importância dos recursos naturais

Os recursos naturais são fundamentais para a sobrevivência dos seres humanos. São eles que nos servem de alimento, e é por meio deles que conseguimos nos nutrir e nos hidratar para a manutenção das funções básicas do nosso organismo.

Há aqueles recursos naturais que são importantes para o desenvolvimento das atividades econômicas dos territórios em diversas escalas, constituindo a base de todos os segmentos da economia e auxiliando na oferta de uma série de serviços e de bens para a sociedade.

A geopolítica se faz, também, com base nos recursos naturais. Muitos deles são o centro de negociações entre territórios, ou, ainda, são o pivô de alianças e parcerias comerciais e estratégias entre economias nacionais.

Fontes

IBRAM – Mineração do Brasil. Disponível em: https://ibram.org.br/.

JADE, Líria. Onde está a água do Brasil? EBC, [2018]. Disponível em: https://www.ebc.com.br/especiais-agua/agua-no-brasil/.

MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, SP: Editora Ática, 2004. 47ª edição, 3ª reimp. 455p.

TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Recursos naturais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-recursos-naturais.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que podem renovar-se naturalmente mesmo após terem sido utilizados nas atividades humanas. Isso não significa, porém, que eles durem para sempre, pois o uso predatório de tais recursos pode levá-los à extinção.

Assinale a alternativa que indica uma medida de preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis.

a) Ampliação das áreas de cultivo do solo.

b) Implantação de sistemas de irrigação sem controle.

c) Uso de agrotóxicos e fertilizantes com muita intensidade nas lavouras.

d) Diminuição do consumo e reaproveitamento dos materiais recicláveis.

e) Expansão das áreas de ocupação humana sobre ambientes naturais.

Exercício 2

Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial.

Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:

a) madeira e algodão

b) água e petróleo

c) látex e carvão mineral

d) ouro e diamante

e) solo e florestas