Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Os movimentos das águas dos mares e oceanos

Geografia

Dentre os principais movimentos dos mares e oceanos destacam-se as ondas, as marés e as correntes marítimas.
As ondas são características das águas marinhas
As ondas são características das águas marinhas
PUBLICIDADE

Grande parte do planeta Terra é composta por águas, com superioridade para as águas oceânicas. Os oceanos são gigantescas massas de água salgada que não permanecem paralisadas, pelo contrário, movimentam o tempo todo. Dentre os diversos movimentos, os de maior destaque são as ondas, as marés e as correntes marítimas.

As ondas são formadas a partir da influência eólica (vento), que sopra sobre a superfície das águas oceânicas, forçando o movimento. No momento em que as ondas se aproximam do litoral, a profundidade tende a diminuir, desse modo, elas se dobram e quebram em áreas de praias ou rochedos. As maiores ondas ocorrem em regiões de mar aberto, neste quesito o lugar que apresenta as mais elevadas do mundo é no Havaí, onde elas chegam a superar os 10 metros de altura.

Outro movimento conhecido dos oceanos são as marés. As mesmas sucedem todos os dias, as marés correspondem ao vai e vem das águas em relação ao litoral. O fenômeno em questão surge a partir da influência dos astros, Sol e Lua, que provocam uma força de atração sobre a Terra. Quando as águas se encontram em um nível mais elevado em relação ao litoral, chamamos de maré alta e quando o mesmo diminui, denominamos de maré baixa. A dinâmica de avançar e recuar das águas ocorre periodicamente a cada seis horas. Quando as águas se encontram em um nível mais elevado, o fenômeno é chamado de cheia ou fluxo. Já, quando se dá a diminuição do nível das águas, é denominado de refluxo ou vazante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Os movimentos das águas dos mares e oceanos "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-movimentos-das-aguas-dos-mares-oceanos.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Sabia que correntes marítimas podem condicionar o aparecimento de paisagens como os desertos? Clique e leia mais sobre a formação e atuação das correntes marítimas.
Entenda a influência das correntes marítimas no clima, fato que é responsável pela existência de florestas e desertos!
O sobe e desce das marés têm relação direta com o nosso satélite natural. Entenda como a lua influencia o movimento das águas do nosso planeta.
Conheça o oceano Atlântico, segundo maior oceano que recobre a superfície do planeta. Leia sobre a sua geografia e entenda a sua importância econômica e ambiental.
Aprenda sobre o Oceano Glacial Ártico, o menor oceano terrestre. Conheça sua geografia e importância, bem como entenda os problemas ambientais que acometem a região.
Leia sobre o oceano Pacífico, conjunto de águas que cobre um terço do planeta! Entenda a sua importância e seus principais problemas ambientais.
Descubra alguns fatos a respeito do oceano Índico, terceiro maior do mundo. Saiba quais territórios são banhados por ele, e entenda os problemas ambientais que enfrenta.
A classificação dos oceanos e mares.