PUBLICIDADE
Grande parte do planeta Terra é composta por águas, com superioridade para as águas oceânicas. Os oceanos são gigantescas massas de água salgada que não permanecem paralisadas, pelo contrário, movimentam o tempo todo. Dentre os diversos movimentos, os de maior destaque são as ondas, as marés e as correntes marítimas.
As ondas são formadas a partir da influência eólica (vento), que sopra sobre a superfície das águas oceânicas, forçando o movimento. No momento em que as ondas se aproximam do litoral, a profundidade tende a diminuir, desse modo, elas se dobram e quebram em áreas de praias ou rochedos. As maiores ondas ocorrem em regiões de mar aberto, neste quesito o lugar que apresenta as mais elevadas do mundo é no Havaí, onde elas chegam a superar os 10 metros de altura.
Outro movimento conhecido dos oceanos são as marés. As mesmas sucedem todos os dias, as marés correspondem ao vai e vem das águas em relação ao litoral. O fenômeno em questão surge a partir da influência dos astros, Sol e Lua, que provocam uma força de atração sobre a Terra. Quando as águas se encontram em um nível mais elevado em relação ao litoral, chamamos de maré alta e quando o mesmo diminui, denominamos de maré baixa. A dinâmica de avançar e recuar das águas ocorre periodicamente a cada seis horas. Quando as águas se encontram em um nível mais elevado, o fenômeno é chamado de cheia ou fluxo. Já, quando se dá a diminuição do nível das águas, é denominado de refluxo ou vazante.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia