PUBLICIDADE
Impacto ambiental é o nome dado a uma modificação causada no meio ambiente devido à ação humana. Toda e qualquer atividade humana causa um impacto no ambiente, que pode ser negativo ou positivo. Os impactos negativos são extremamente conhecidos pela população, sendo exemplos:
-
destruição de habitat;
-
redução do número de indivíduos de espécies silvestres;
-
extinção de espécies.
Os impactos ambientais positivos são menos conhecidos e se relacionam àquelas atividades que trazem melhoria e recuperação ao meio, como projetos de restauração de áreas que foram impactadas negativamente.
Leia também: Sete desastres ecológicos causados pelo homem no mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é um impacto ambiental?
- 2 - Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
- 3 - Todo impacto ambiental é prejudicial?
- 4 - As minhas atividades diárias também provocam impactos ambientais?
O que é um impacto ambiental?
De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 1, de 23 de janeiro de 1986, temos que:
Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II - as atividades sociais e econômicas;
III - a biota;
IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V - a qualidade dos recursos ambientais.
De acordo com a resolução, temos, portanto, que impactos ambientais são as alterações que ocorrem no meio ambiente como resultado das atividades dos seres humanos. A resolução destaca ainda que esses impactos são responsáveis por desencadear mudanças que afetam diferentes níveis, indo desde as condições estéticas daquele ambiente até a saúde e as atividades econômicas de uma população.
Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
Qualquer atividade humana é responsável por desencadear impactos no meio ambiente, entretanto algumas provocam impactos mais profundos e difíceis de serem contornados do que outras. Por isso, algumas atividades potencialmente nocivas para o meio ambiente devem ter seus projetos analisados de maneira cautelosa com o objetivo de se conhecer os problemas que elas podem causar e para determinar se a atividade poderá ou não ser realizada.
A resolução Conama nº 1, de 23 de janeiro de 1986, estabeleceu que atividades que apresentam significativo potencial de degradação ou poluição dependerão da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para que ocorra seu licenciamento. Dentre as atividades que necessitam da elaboração desses documentos, podemos destacar:
-
criação de estradas, ferrovias e aeroportos;
-
construção de barragens para fins hidrelétricos;
-
extração de petróleo e de minérios;
-
criação de aterros sanitários.
Podemos verificar o potencial danoso dessas atividades ao observar, por exemplo, os impactos da construção de uma barragem para fins hidrelétricos A construção da barragem é responsável, por exemplo, por desencadear perda de biodiversidade, deslocamento de animais silvestres para outras áreas, alagamento de áreas florestais e perda de habitat. Os impactos, no entanto, não se resumem aos problemas ambientais, podendo afetar também a população local, que pode ser deslocada para outras regiões devido ao alagamento da região. Antes de se criar uma barragem, portanto, deve-se avaliar se os problemas podem ser maiores ou não que seus benefícios.
Leia também: Impactos do rompimento da barragem em Brumadinho
Todo impacto ambiental é prejudicial?
Normalmente quando falamos em impactos ambientais, focamos nos danos casos ao meio ambiente em decorrência da ação humana. Entretanto, alguns impactos podem ser benéficos. Esse é o caso de obras voltadas para a revitalização, recuperação de áreas degradadas e limpeza de lagos e rios.
Leia também: A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças
As minhas atividades diárias também provocam impactos ambientais?
A resposta para essa pergunta é sim. Nossas atividades, mesmo que pequenas, causam impactos no planeta. O desperdício de água e a não separação do nosso lixo são atitudes comuns que podem contribuir, por exemplo, para o desabastecimento de água e para o aumento da poluição do planeta. Para reduzir nossos impactos negativos, podemos adotar algumas atitudes simples no nosso dia a dia, como:
-
evitar o desperdício de água;
-
reduzir o uso de automóveis;
-
economizar energia elétrica;
-
separar o lixo orgânico do reciclável;
-
não jogar lixo no chão;
-
não comprar animais silvestres;
-
reduzir o consumismo.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia