Impactos ambientais

Química

PUBLICIDADE

Impacto ambiental é o nome dado a uma modificação causada no meio ambiente devido à ação humana. Toda e qualquer atividade humana causa um impacto no ambiente, que pode ser negativo ou positivo. Os impactos negativos são extremamente conhecidos pela população, sendo exemplos:

  • poluição;

  • destruição de habitat;

  • redução do número de indivíduos de espécies silvestres;

  • extinção de espécies.

Os impactos ambientais positivos são menos conhecidos e se relacionam àquelas atividades que trazem melhoria e recuperação ao meio, como projetos de restauração de áreas que foram impactadas negativamente.

Leia também: Sete desastres ecológicos causados pelo homem no mundo

O que é um impacto ambiental?

De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 1, de 23 de janeiro de 1986, temos que:

Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

II - as atividades sociais e econômicas;

III - a biota;

IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

V - a qualidade dos recursos ambientais.

 As atividades humanas geram modificações no ambiente, sendo muitas delas maléficas.
As atividades humanas geram modificações no ambiente, sendo muitas delas maléficas.

De acordo com a resolução, temos, portanto, que impactos ambientais são as alterações que ocorrem no meio ambiente como resultado das atividades dos seres humanos. A resolução destaca ainda que esses impactos são responsáveis por desencadear mudanças que afetam diferentes níveis, indo desde as condições estéticas daquele ambiente até a saúde e as atividades econômicas de uma população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Qualquer atividade humana é responsável por desencadear impactos no meio ambiente, entretanto algumas provocam impactos mais profundos e difíceis de serem contornados do que outras. Por isso, algumas atividades potencialmente nocivas para o meio ambiente devem ter seus projetos analisados de maneira cautelosa com o objetivo de se conhecer os problemas que elas podem causar e para determinar se a atividade poderá ou não ser realizada.

O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho foi responsável por desencadear impactos ambientais negativos severos.
O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho foi responsável por desencadear impactos ambientais negativos severos.

A resolução Conama nº 1, de 23 de janeiro de 1986, estabeleceu que atividades que apresentam significativo potencial de degradação ou poluição dependerão da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para que ocorra seu licenciamento. Dentre as atividades que necessitam da elaboração desses documentos, podemos destacar:

  • criação de estradas, ferrovias e aeroportos;

  • construção de barragens para fins hidrelétricos;

  • extração de petróleo e de minérios;

  • criação de aterros sanitários.

Podemos verificar o potencial danoso dessas atividades ao observar, por exemplo, os impactos da construção de uma barragem para fins hidrelétricos A construção da barragem é responsável, por exemplo, por desencadear perda de biodiversidade, deslocamento de animais silvestres para outras áreas, alagamento de áreas florestais e perda de habitat. Os impactos, no entanto, não se resumem aos problemas ambientais, podendo afetar também a população local, que pode ser deslocada para outras regiões devido ao alagamento da região. Antes de se criar uma barragem, portanto, deve-se avaliar se os problemas podem ser maiores ou não que seus benefícios.

Leia também: Impactos do rompimento da barragem em Brumadinho

Todo impacto ambiental é prejudicial?

Normalmente quando falamos em impactos ambientais, focamos nos danos casos ao meio ambiente em decorrência da ação humana. Entretanto, alguns impactos podem ser benéficos. Esse é o caso de obras voltadas para a revitalização, recuperação de áreas degradadas e limpeza de lagos e rios.

Leia também: A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças

As minhas atividades diárias também provocam impactos ambientais?

 Ao descartarmos inadequadamente nosso lixo, estamos impactando negativamente nosso planeta.
Ao descartarmos inadequadamente nosso lixo, estamos impactando negativamente nosso planeta.

A resposta para essa pergunta é sim. Nossas atividades, mesmo que pequenas, causam impactos no planeta. O desperdício de água e a não separação do nosso lixo são atitudes comuns que podem contribuir, por exemplo, para o desabastecimento de água e para o aumento da poluição do planeta. Para reduzir nossos impactos negativos, podemos adotar algumas atitudes simples no nosso dia a dia, como:

  • evitar o desperdício de água;

  • reduzir o uso de automóveis;

  • economizar energia elétrica;

  • separar o lixo orgânico do reciclável;

  • não jogar lixo no chão;

  • não comprar animais silvestres;

  • reduzir o consumismo.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Impactos ambientais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/impactos-ambientais.htm. Acesso em 25 de novembro de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(Mackenzie-SP) Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.

O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo, em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.

Esses efeitos podem ser causados por

I. liberação desenfreada de gases-estufa;

II. destruição da camada de ozônio;

III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas;

IV. desmatamento e queimadas.

É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em:

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

e) II e IV, apenas.

Questão 2

(UEFS) Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo.

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir

a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.

Mais Questões