Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geopolítica

A geopolítica corresponde ao estudo das relações de poder entre os territórios e da articulação entre os diferentes Estados nacionais.

Ilustração de uma reunião internacional representando a ideia de geopolítica.
As diferentes estratégias utilizadas pelos Estados nacionais para a atuação no campo internacional fazem parte dos estudos da geopolítica.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Geopolítica é um termo utilizado para designar tanto a prática quanto os estudos das relações e disputas de poder entre Estados e territórios. Esse campo do conhecimento se dedica aos estudos dos conflitos diplomáticos, políticos e territoriais, das crises, da evolução histórica do ordenamento político do espaço mundial, da articulação entre os Estados nacionais e da atuação das organizações internacionais e blocos econômicos.

De grande importância para a análise das relações internacionais e do ordenamento territorial em diversas escalas, a geopolítica permite desenvolver uma visão crítica acerca do passado histórico e principalmente dos acontecimentos atuais.

Confira nosso podcast: A geopolítica do petróleo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre geopolítica

  • Geopolítica é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo das relações de poder entre Estados e territórios, bem como a forma como se organizam no sistema-mundo.

  • A geopolítica aborda temas como os conflitos diplomáticos, disputas territoriais, crises internacionais, questões separatistas e ainda a atuação e importância dos organismos internacionais e blocos econômicos na articulação dos Estados.

  • Johan Rudolf Kjellén (1864-1922), cientista político sueco, foi o primeiro a utilizar o termo “geopolítica” para tratar dos Estados nacionais enquanto agentes atuantes no espaço.

  • Conhecer a geopolítica é muito importante para a compreensão de como evoluiu o ordenamento espacial do mundo sob uma perspectiva política, além de possibilitar o desenvolvimento de uma visão crítica acerca de eventos atuais.

  • É importante saber que geopolítica e Geografia Política, embora semelhantes, apresentam abordagens distintas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é geopolítica?

Entende-se por geopolítica todas as relações de poder que são estabelecidas entre diferentes países e territórios e as dinâmicas espaciais, políticas e econômicas diretamente associadas a elas. Assim, podemos dizer que a prática da geopolítica acontece principalmente mediante as ações e as estratégias engendradas pelo Estado, que corresponde ao organismo político de um determinado país, mas não se limita somente a esse nível de organização territorial. Além disso, frequentemente estudamos a geopolítica pela ótica dos organismos internacionais e supranacionais, dos blocos econômicos e das alianças regionais, por exemplo.

O que a geopolítica estuda?

A geopolítica está diretamente associada à Geografia Política, utilizando muito dos conceitos dessa área da ciência geográfica para construir as suas principais vertentes de estudo. Em linhas gerais, a geopolítica analisa as relações internacionais e as estratégias políticas adotadas pelos diferentes territórios e Estados nacionais na sua atuação diante de situações específicas, como conflitos, crises políticas, econômicas e diplomáticas, ameaças à manutenção de sua soberania interna, questões separatistas e outros temas correlatos.

A conjuntura política do sistema-mundo e a maneira como se dá a articulação dos Estados em períodos históricos distintos são também objetos de estudo da geopolítica. Dentre esses elementos está ainda a atuação dos organismos supranacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), os blocos econômicos regionais, as organizações políticas e financeiras internacionais e as alianças locais e regionais que se formaram ao longo da nossa história.

Origem e história da geopolítica

Retrato do cientista político sueco Johan Rudolf Kjellén.
O sueco Rudolf Kjellén cunhou o termo geopolítica com base nos seus estudos sobre a Geografia Política da Suécia no século XIX.

O interesse pela organização territorial do mundo e pela compreensão das disputas de poder se tornou crescente à medida que os Estados nacionais se estabeleciam pelo mundo. Durante principalmente o século XIX surgiram muitos estudos de caráter estratégico que visavam a analisar a geografia política do continente europeu.

Foi nesse contexto que surgiram importantes contribuições à Geografia Política, como as do geógrafo Friedrich Ratzel (1844-1904), que se tornou uma das principais referências quando se fala em uma definição de território e na compreensão do que é o Estado.

A origem da geopolítica enquanto parte da ciência geográfica e principalmente enquanto conceito estabelecido aconteceu entre o final do século XIX e o início do século XX, quando a palavra foi utilizada pela primeira vez em um estudo publicado pelo cientista político sueco Johan Rudolf Kjellén (1864-1922).

A geopolítica de Kjellén destaca o Estado como principal agente político e articulador, dando a ele uma dimensão espacial. Foram publicadas novas obras e estudos em que Kjellén forneceu explicações detalhadas a respeito do que é e como se delineava a geopolítica sueca, assim como do período em que se inseria. A disciplina foi ganhando cada vez mais importância no campo prático, em especial na Europa em um contexto de disputas por fronteiras territoriais e da Primeira Guerra Mundial.

A geopolítica se tornou mais abrangente e sólida após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo se viu diante da Guerra Fria, que colocou os países em polos ideológicos opostos, havendo uma intensa disputa pela hegemonia política e econômica internacional.

Importância da geopolítica

Enquanto parte do conhecimento geográfico, a geopolítica é de fundamental importância para o entendimento do que é poder e qual a sua relação com os territórios em diversas escalas.

Essa disciplina possibilita também a melhor compreensão acerca da atuação dos Estados nacionais no sistema-mundo e de que forma ocorrem as relações e articulações entre eles. Dessa forma, a importância da geopolítica se estende para a apreensão da conjuntura política internacional e análise crítica de como se organizavam os territórios no passado histórico.

A geopolítica facilita, assim, a interpretação dos dilemas atuais, como conflitos territoriais, étnicos e políticos, guerras comerciais, disputas por hegemonia, tensões diplomáticas entre dois ou mais Estados nacionais, atuação das organizações internacionais em meio a essas questões e diversos outros acontecimentos que se desenrolam em tempo real e o desenvolvimento de uma visão analítica e crítica a respeito do mundo e da atualidade em que estamos inseridos.

Geopolítica no Brasil

O Brasil se insere na geopolítica internacional como um país em desenvolvimento com grande potencialidade para crescimento no cenário político e econômico mundial.

Atualmente, o país apresenta fortes alianças estabelecidas com outras nações pertencentes ao Sul Global, que compreende os países emergentes, como os demais membros do grupo dos Brics e os seus parceiros regionais do Mercosul, bloco constituído pelas economias nacionais sul-americanas. Assim, o país desempenha um importante papel político e econômico na região do Atlântico Sul.

Com relação à constituição de um corpo acadêmico nacional dedicado aos estudos da geopolítica, o professor Wanderley Messias da Costa explica|1| que a sua concretização aconteceu a partir da segunda metade do século XX, mais precisamente a partir da década de 1980.

Antes disso, em sua maioria, a geopolítica brasileira era desempenhada no campo prático e reservada aos meios militares, pensando então em questões de estratégia de proteção das fronteiras e integração do território nacional.|2|

O reordenamento interno do território brasileiro a partir dos anos 1950, com a urbanização acelerada, a industrialização e a modernização da agricultura, levou ao reposicionamento do Brasil na conjuntura política e econômica internacional.

Durante a década de 1980, as transformações na estrutura política interna, com a redemocratização e o fim da ditadura, direcionaram a centralidade da geopolítica para a academia, que se desenvolveu ainda sob a influência de pensadores franceses e alemães.

Geopolítica mundial

A geopolítica mundial passou por transformações muito significativas no decorrer do tempo, em especial se consideramos todos os eventos que decorreram após o final da Segunda Guerra Mundial.

Em meados do século XIX, a geopolítica mundial era desenhada por duas potências principais que disputavam a hegemonia política dos demais Estados nacionais, sendo elas os Estados Unidos, que representava o mundo capitalista, e a União Soviética, que representava as nações socialistas. Esse período é mais conhecido como o da Guerra Fria. Nesse ínterim surgiram importantes organismos internacionais, como a ONU, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ao final da década de 1980 aconteceu a queda do Muro de Berlim, na Alemanha, que simbolizou o fim da divisão do mundo em dois polos e a reconfiguração da geopolítica mundial, agora com os Estados Unidos se consolidando na posição de país hegemônico logo no início dos anos 1990. Desenhava-se o que ficou conhecido como a Nova Ordem Mundial, em contraponto à Velha Ordem Mundial.

Outro fenômeno que caracterizou a nova configuração global diz respeito ao desenvolvimento do capitalismo monopolista (ou financeiro), à expansão das multinacionais e ao advento de uma divisão internacional do trabalho.

A dinamicidade dos processos políticos e econômicos globais condicionaram o surgimento de um contexto geopolítico internacional no período recente. Chegamos em um cenário em que, apenas para citarmos alguns exemplos, os Estados Unidos e a China disputam a hegemonia econômica internacional, ao mesmo tempo em que se intensificam os conflitos territoriais e étnicos na Europa e no Oriente Médio, com destaque para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e os confrontos recorrentes entre Israel e os territórios da Palestina e da Faixa de Gaza.

Saiba mais: Qual é o papel do Brasil na Nova Ordem Mundial?

Geopolítica x Geografia Política

Geopolítica e Geografia Política estão intimamente relacionadas, mas apresentam abordagens distintas:

  • Geografia Política: inserida no escopo da Geografia Humana, corresponde a uma área do conhecimento que se ocupa do estudo dos Estados e de sua dimensão espacial, isto é, dos territórios.

  • Geopolítica: coloca o Estado no centro da ação e se volta à compreensão das relações de poder entre os diferentes Estados, às estratégias e articulações que permeiam essa dinâmica e aos seus desdobramentos em diferentes períodos e conjunturas.

Geopolítica no Enem

A geopolítica é um tema muito importante para a composição do pensamento crítico e analítico dos indivíduos e, por essa razão, ele aparece de forma recorrente nas provas do Enem.

Espera-se que o(a) candidato(a) tenha conhecimento a respeito dos principais conceitos da Geografia Política, que são frequentemente utilizados nos textos e reportagens que abordam questões geopolíticas, como Estado, nação, território e soberania, e da atuação dos organismos e instituições internacionais.

Ao mesmo tempo, demanda-se que o(a) aluno(a) esteja atento aos principais eventos da geopolítica ao longo da história e sobretudo na atualidade. Para isso, é fundamental dedicar um tempo para acompanhar o noticiário em suas mais diversas mídias e seguir os acontecimentos mais relevantes do mundo nas redes sociais.

Dentre os assuntos cobrados e que podem ser esperados em futuros exames estão:

Exercícios resolvidos sobre geopolítica

Questão 1

(Enem)

Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de Segurança

Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).

Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:

A) Extensividade de área territorial.

B) Protagonismo em escala regional.

C) Investimento em tecnologia militar.

D) Desenvolvimento de energia nuclear.

E) Disponibilidade de recursos minerais.

Resolução:

Alternativa B

Todos os países mencionados no texto, que são chamados de G4, representam importantes Estados que exercem influência nas respectivas regiões em que estão inseridos, como é o caso do Brasil na América do Sul, o que seria mais representativo da geopolítica do século XXI.

Questão 1

(Enem)

Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos — e depois com seus herdeiros russos — por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.

PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de S.Paulo, 19 jul. 2014 (adaptado).

O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)

A) busca da neutralidade política.

B) estímulo à competição comercial.

C) subordinação à potência hegemônica.

D) elasticidade das fronteiras geográficas.

E) compartilhamento de pesquisas científicas.

Resolução:

Alternativa C

A relação econômica descrita no trecho da reportagem representa uma forma de subordinação a uma das potências hegemônicas do período da Guerra Fria, que era a União Soviética.

Notas

|1| e |2| COSTA, Wanderley Messias da. A Geopolítica brasileira e sua influência no pensamento estratégico nacional. In: L’Espace Politique (online), 31, 2017-1. Disponível aqui.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Geopolítica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geopolitica.htm. Acesso em 20 de julho de 2024.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O termo geopolítica foi criado no início do século XX e relaciona os aspectos geográficos e políticos do espaço. Contudo, o significado desse termo já era aplicado em diversos estudos da geografia, como os promovidos pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel. O referido pesquisador foi um dos principais estudiosos da geografia política e desenvolveu o conceito de

A) espaço geográfico.

B) espaço vital.

C) regionalismo.

D) nacionalismo.

E) neocolonialismo.

Exercício 2

Uma das teorias geopolíticas mais discutidas no século XX é a chamada teoria de Heartland, desenvolvida por Halford Mackinder. Seu criador defendia

A) o término da supremacia geopolítica estabelecida pelo domínio dos mares.

B) o processo de divisão das fronteiras das antigas colônias europeias.

C) o fim da divisão geopolítica global entre países capitalistas e socialistas.

D) o emprego de armas nucleares em grandes conflitos de nível mundial.

E) o crescimento do aparato bélico das nações mais desenvolvidas do globo.

Artigos Geopolítica


A geopolítica ambiental

A importância de se discutir as questões ambientais
Geografia

A independência de Kosovo

Clique aqui e entenda como ocorreu a independência de Kosovo!
Geografia

A queda de Muamar Kadhafi e as transformações na Líbia

Compreender o processo que derrubou a ditadura de Muamar Kadhafi e as principais repercussões políticas e sociais.
Geografia

As relações atuais estabelecidas entre a África e o Brasil

Conheça as formas de atuação do Brasil em diversos países africanos, analisando de maneira crítica as consequências dessas relações.
Geografia

As Transformações Políticas no Irã e a Revolução Islâmica

Descrever os eventos conhecidos como Revolução Islâmica do Irã em 1979, assim como as principais repercussões geopolíticas desse processo.
Geografia

Assembleia Geral da ONU

Clique e acesse o texto para saber o que é a Assembleia Geral da ONU. Entenda o que é esse órgão e saiba quais são as suas funções.
Geografia

Atos extremos: os atentados na Noruega e a violência provocada pelo vídeo que critica Maomé

Contextualizar os atos extremos que ocorreram na Noruega em 2011 e a violência de radicais islâmicos em 2012.
Geografia

Boko Haram

Clique no link para saber sobre o Boko Haram. Entenda como surgiu, qual a sua ideologia, quais ataques promoveu e como está atualmente.
Geografia

Caminhando entre as tradições e a democracia: comentários acerca das revoltas no Mundo Árabe

Caracterização das revoltas que começaram a ocorrer no ano de 2010 em alguns países do mundo árabe, apresentando o papel das ferramentas da globalização e da população jovem no processo em...
Geografia

Conflito de Darfur

Entenda os principais aspectos relacionados com o Conflito de Darfur, que assola o Sudão.
Geografia

Conflito na Palestina: Revisão dos Principais Acontecimentos

Os eventos mais marcantes relacionados aos desafios da ocupação do território da Palestina, desde a segunda metade do século XIX até os dias atuais.
Geografia

Conflitos entre Israel e Palestina

Acesse e entenda os conflitos entre Israel e Palestina. Veja as causas dessa guerra e compreenda a Questão Palestina.
Geografia

Conflitos étnicos

Compreenda a lógica e as características dos principais conflitos étnicos do mundo.
Geografia

Conflitos na África

Clique aqui e entenda a origem dos conflitos na África. Saiba quais são as causas e as consequências das principais disputas.
Geografia

Conflitos no Leste Europeu

Leia nosso texto e saiba quais são os principais conflitos em curso no Leste Europeu. Entenda as principais causas e consequências das disputas na região.
Geografia

Conflitos pela água no mundo

Confira uma análise geopolítica sobre os conflitos pela água no mundo tanto no cenário atual quanto nas perspectivas para o futuro.
Geografia

Conselho de Segurança da ONU

Entenda o que é o Conselho de Segurança da ONU, como ele é formado, quais são os seus objetivos e as críticas a ele direcionadas.
Geografia

Crise Política na Ucrânia

Uma análise dos protestos e da crise política na Ucrânia, país cuja influência é disputada por Rússia e União Europeia.
Geografia

Do mundo bipolar à multipolaridade

Entenda os principais fatores e as transformações políticas que marcaram a passagem do mundo bipolar à multipolaridade dos dias atuais.
Geografia

Estado

Clique aqui e entenda o que é Estado. Veja a diferença entre Estado e estado. Saiba como é o funcionamento e a composição do Estado moderno.
Geografia

Estado Islâmico: o novo califado extremista

Clique aqui e saiba mais sobre o Estado Islâmico, organização que tem deixado o mundo em alerta e vem remodelando as fronteiras do Oriente Médio.
Geografia

Estado, Nação e Governo

Clique aqui e saiba qual é a diferença entre Estado, nação e governo, conceitos fundamentais para a compreensão de conflitos geopolíticos.
Geografia

Estados Falidos

Entenda o que são os Estados Falidos e quais são os países que mais se enquadram nessa categoria atualmente.
Geografia

Gás Boliviano

A questão do Gás boliviano, a crise entre o Brasil e a Bolívia em relação ao gás boliviano, Petrobrás tenta solucionar a crise com a Bolívia, os principais conflitos gerados do gás boliviano.
Geografia

Geopolítica das Coreias

Entenda quais são os elementos e disputas geopolíticas das Coreias, bem como verdades e mitos sobre o conflito anunciado.
Geografia

Geopolítica do Oriente Médio

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre a Geopolítica do Oriente Médio.
Geografia

Governo Donald Trump

Acesse e veja detalhes a respeito do governo de Donald Trump. Entenda como ele foi eleito, e veja os principais acontecimentos que marcaram esse governo.
Geografia

Guerra Civil Síria

Clique no link para entender a Guerra Civil Síria, conflito que se iniciou em março de 2011. Entenda como começou esse embate e quais forças que lutam nele.
Geografia

Guerra entre Rússia e Ucrânia

Entenda as causas da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Veja os fatos mais marcantes do conflito. Saiba as consequências para os países envolvidos e para o mundo.
Geografia

Guerra Fria

Compreenda os principais aspectos geográficos e políticos referentes à Guerra Fria.
Geografia

Guerra Irã-Iraque

Acesse o link para saber mais detalhes acerca da Guerra Irã-Iraque. Entenda como se iniciou esse conflito e quais foram as suas consequências.
Geografia

Independência do Sudão do Sul

O processo de independência e os problemas sociopolíticos enfrentados pelo Sudão do Sul.
Geografia

Movimentos Separatistas da Espanha: Bascos e Catalães

Aspectos históricos, geográficos e geopolíticos dos movimentos separatistas da Espanha que envolvem bascos e catalães.
Geografia

Mundo bipolar

Você sabe o que foi o mundo bipolar? Não? Clique aqui e fique por dentro!
Geografia

Muro de Israel

Inteire-se sobre a polêmica que envolve os fatos referentes à construção do Muro de Israel, na Cisjordânia.
Geografia

Muros da Irlanda do Norte

Entenda como funcionam os muros da Irlanda do Norte no panorama político local em relação ao Reino Unido.
Geografia

Nações sem Estado

Os principais grupos populacionais sem país próprio.
Geografia

Nova Ordem Mundial

Acesse e entenda o que é a Nova Ordem Mundial. Saiba quais são suas principais características e quais mudanças ela provocou no espaço mundial.
Geografia

O Conflito na Palestina: a Faixa de Gaza, de 1990 aos dias atuais

Conheça os acontecimentos referentes ao conflito na Faixa de Gaza desde os acordos realizados na década de 1990 até os dias atuais.
Geografia

O mundo árabe e o direito das mulheres

O debate sobre direitos das mulheres que não avançou no mundo árabe mesmo após as recentes reviravoltas políticas na região.
Geografia

Por que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022?

Você sabe por que a Rússia invadiu a Ucrânia? Clique aqui, entenda a tensão entre esses dois países e saiba as principais causas e consequências desse conflito.
Geografia

Primavera Árabe

Clique aqui, saiba onde teve início a Primavera Árabe e entenda as causas e as consequências dessa onda de protestos.
Geografia

Principais grupos terroristas da atualidade

Clique aqui, descubra quais são os principais grupos terroristas da atualidade e saiba quando eles foram fundados e onde atuam.
Geografia

Questão curda

Entenda a questão curda e os conflitos geopolíticos em torno da luta pela criação do Curdistão no Oriente Médio.
Geografia

Questão da Crimeia

Afinal, qual é a questão atual da Crimeia? Saiba tudo sobre esse conflito geopolítico que ocorre no Leste Europeu e entenda as raízes do problema e suas consequências.
Geografia

Questão Palestina

Clique aqui e entenda o que é a Questão Palestina. Saiba como essa questão se desenvolve atualmente.
Geografia

Relações entre o Brasil e a África

Analise as similaridades entre a África e o Brasil e conheça elementos que os aproximam.
Geografia

Relações entre Venezuela e Colômbia

Clique aqui e aprofunde seus conhecimentos sobre as relações entre Venezuela e Colômbia. Entenda os conflitos que ocorrem na fronteira entre os países.
Geografia

Retirada das Tropas Estadunidenses do Iraque

Confira aqui os objetivos da invasão e os motivos da retirada das tropas estadunidenses do Iraque!
Geografia

Retrospectiva sobre os Movimentos no Mundo Árabe - Parte I

Analisar as revoltas que ocorreram no mundo árabe ao final de 2010 e apontar as principais transformações que ocorreram nos seguintes países: Tunísia, Jordânia, Iêmen e Egito.
Geografia

Retrospectiva sobre os Movimentos no Mundo Árabe - Parte II

Análise das revoltas que ocorreram no mundo árabe e das principais transformações que ocorreram nos seguintes países: Barein, Argélia, Marrocos, Omã, Líbia, Irã, Arábia Saudita e Síria.
Geografia

Rússia: grupos separatistas no Cáucaso

Compreenda as principais questões geopolíticas ligadas aos movimentos separatistas no Cáucaso.
Geografia

Terceira Guerra Mundial

O que poderia acontecer caso a Terceira Guerra Mundial tivesse início? Acesse nosso texto e entenda. Veja também quais são os países que possuem armas nucleares.
Geografia