Topo
pesquisar

Organização das Nações Unidas (ONU)

Geografia

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional cujo objetivo é buscar a paz e o desenvolvimento mundial por meio da cooperação entre os países.
A Organização das Nações Unidas representa os esforços mundiais na busca pela paz entre as nações.
A Organização das Nações Unidas representa os esforços mundiais na busca pela paz entre as nações.
PUBLICIDADE

A Organização das Nações Unidas (ONU) corresponde a uma organização internacional a qual reúne países voluntariamente com a intenção de promover a paz, a cooperação e o desenvolvimento mundial.

História

A Organização das Nações Unidas foi criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, em 1945, no dia 24 de outubro, por meio do documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas.

A motivação para a sua criação está relacionada com os conflitos internacionais que destruíram diversos territórios e vitimaram milhares de pessoas, trazendo, assim, à tona a necessidade de buscar a paz entre as nações.

Leia também: A Segunda Guerra Mundial acabou em maio de 1945?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antes da existência da ONU, havia uma outra organização intergovernamental conhecida como Liga das Nações, criada com o objetivo de uma proposta de paz negociada pelos países vitoriosos na Primeira Guerra Mundial. Contudo, com a ocorrência da Segunda Guerra Mundial, essa organização foi considerada um fracasso, por não ter conseguido evitar uma nova guerra.

A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.

A sede encontra-se nos Estados Unidos, em Nove Iorque, sendo considerada um território internacional. No entanto, há outras sedes em demais localidades do mundo, como na Suíça, Áustria, Beirute, Santiago, entre outras. A ONU possui uma bandeira própria, bem como correios e selos postais. Os idiomas oficiais que permitem que todos os membros possam estabelecer comunicação são seis: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

Saiba mais: A Segunda Guerra Mundial e os acordos de paz

É composta por seis órgãos principais, segundo a Carta. São eles:

  • Assembleia Geral: Constitui a principal assembleia deliberativa da organização, composta por todos os Estados-membros, dirigida por um presidente eleito entre os países.

  • Conselho de Segurança: Órgão responsável por garantir a paz e a segurança entre os Estados-membros. Composto por 15 Estados-membros. Cinco deles são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) e dez membros temporários eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos. É o único órgão da ONU com poder decisório, sendo, portanto, um dever, o respeito às decisões tomadas por ele.

  • Conselho Econômico e Social: Órgão responsável por auxiliar a Assembleia Geral no que tange à cooperação socioeconômica e o desenvolvimento internacional. Composto por 54 membros eleitos pela Assembleia Geral a cada três anos.

  • Conselho de tutela: Composto por 5 membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. Suas atividades foram suspensas e reúnem-se apenas quando há situações que exijam a sua atuação.

  • Corte Internacional de Justiça: Também conhecida como Tribunal Internacional de Justiça, é considerada como o principal órgão judicial da organização, cujo objetivo é julgar os que cometem crimes graves do direito internacional, como guerras e genocídio. Composto por 15 membros eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança, cumprindo mandato de nove anos.

  • Secretariado: Órgão responsável por fornecer estudos e informações necessárias para que a organização consiga realizar suas reuniões, bem como dirigir os demais órgãos. O secretário-geral é o principal cargo da organização.

Objetivos

A cooperação internacional na busca pela paz entre os povos é um dos principais objetivos da ONU.
A cooperação internacional na busca pela paz entre os povos é um dos principais objetivos da ONU.

Por meio da Carta das Nações Unidas, a organização prevê suas metas e missões. Esse documento retrata as expectativas e propósitos da organização para com os povos e governos. Confira um trecho da Carta que exprime bem a missão da ONU perante a cooperação internacional:

Nós os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guera, que por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla. E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais (...)”

Segundo a ONU|1|, os principais propósitos da organização são:

  • Manter a paz e a segurança internacionais;

  • Desenvolver relações amistosas entre as nações;

  • Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;

  • Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

Leia mais: 1º de janeiro – Dia Mundial da Paz

A organização também é regida por princípios|2| que permeiam a ação dos Estados-membros, por exemplo:

  • Princípio da igualdade soberana de todos os seus membros;

  • Os membros são obrigados a cumprir de boa-fé os compromissos da Carta;

  • Os membros devem resolver seus conflitos internacionais pacificamente, sem ameaçar a paz, a segurança e a justiça internacionais;

  • Todos os membros deverão assistir às Nações Unidas em qualquer medida tomada por ela, em conformidade aos preceitos da Carta.

Além dos seis principais órgãos, a organização é composta também por instituições e agências especializadas, principalmente, em questões humanitárias. Algumas são bastante conhecidas no mundo todo, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ONU é composta, atualmente, por 193 Estados-membros.
A ONU é composta, atualmente, por 193 Estados-membros.

Países

No período de fundação da organização, a ONU contava com 51 Estados-membros. Atualmente, a ONU é composta por 193 Estados-membros. Esses não possuem obrigatoriedade em compô-la, aderindo-a, então, voluntariamente. Os países definem as políticas, as ações a serem tomadas em cada situação, assim como financiam a organização.

Em inglês

Em inglês, a ONU é chamada de United Nations, cuja sigla é UN.

Site

  • Para acessar a página da Organização das Nações Unidas no Brasil, clique aqui.

  • Para acessar a página da United Nations, clique aqui.

NOTA
|1| e |2| - Propósitos e princípios da ONU. Para acessar, clique aqui.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Organização das Nações Unidas (ONU)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/onu.htm. Acesso em 26 de junho de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Tirinha da Mafalda em crítica à ONU
Tirinha da Mafalda em crítica à ONU

A tirinha acima considera que a Organização das Nações Unidas:

a) não possui um amplo reconhecimento diplomático internacional.

b) é ineficiente em seu objetivo de conter conflitos internacionais.

c) possui um baixo poder de convencimento sobre as decisões do Vaticano.

d) apresenta uma baixa visibilidade para proferir discursos de paz.

e) é a principal responsável pela ausência de uma paz mundial.

Questão 2

“As Nações Unidas, sendo uma organização internacional de caráter universalista, com um número muito grande de estados-membros, tenta equilibrar na sua estrutura o peso das grandes potências com o princípio da maioria. Por esse motivo, sua estrutura é chamada de bicéfala, contendo duas câmaras principais com poderes distintos”.

SILVEIRA, C. E. Âmbito Jurídico. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br>. Acesso em: 19 jun. 2015.

As duas câmaras principais mencionadas pelo texto são:

a) o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral

b) o Secretariado das Nações Unidas e a Instância dos Países-membros

c) a Corte Internacional de Justiça e o Conselho de Segurança

d) a Assembleia Geral e o Conselho Econômico Social

e) o Banco Mundial e o Secretariado das Nações Unidas

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola