UOL - O melhor conteúdo
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Domo de Ferro

O Domo de Ferro é um sistema de defesa territorial equipado com radar e que consegue identificar e interceptar artefatos que ameaçam áreas habitadas.

Domo de Ferro, sistema de defesa territorial desenvolvido por Israel.
O Domo de Ferro é um sistema de defesa que identifica e intercepta mísseis lançados contra um território, tendo elevado grau de eficácia. [1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Adicionar aos favoritos
Tempo de leitura estimado : 23 minutos

Domo de Ferro é um sistema de defesa territorial capaz de identificar e interceptar mísseis e foguetes de curto alcance. Esse sistema antimíssil foi desenvolvido por Israel e está em operação no país desde 2011. O Domo de Ferro atua através de um sistema de radar na identificação de ameaças, e o cálculo da posição de sua queda permite o lançamento de mísseis para interceptar os alvos ainda no ar. A tecnologia de radar e parte dos equipamentos que integram o Domo de Ferro foram adquiridos por outros países, como Canadá e Reino Unido.

Os Estados Unidos, que têm destinado de forma recorrente recursos financeiros e tecnológicos para a defesa israelense em meio à guerra contra o Hamas, pode ter o seu próprio Domo de Ferro. O presidente estadunidense ordenou, em 2025, a construção de uma estrutura semelhante à israelense, mas pode enfrentar problemas operacionais para a sua execução.

Leia também: Para que servem as Forças Armadas?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Domo de Ferro

  • O Domo de Ferro é um sistema de defesa territorial contra mísseis, drones e foguetes de curto alcance. Foi desenvolvido por Israel, país onde essa tecnologia está em operação desde 2011.
  • É composto por um sistema de radar, um sistema de controle e as baterias. Esse último equipamento é responsável pelo lançamento de mísseis que interceptam ameaças externas.
  • O sistema de radar do Domo de Ferro identifica a ameaça externa e acompanha a sua trajetória, enquanto o sistema de controle calcula onde acontecerá o impacto do objeto.
  • Caso o míssil ou foguete identificado pelo radar ameace uma área habitada, mísseis são lançados pela bateria para interceptar os artefatos. Isso é feito mediante uma explosão que neutraliza os objetos ainda no ar.
  • O alcance do sistema do Domo de Ferro varia entre 4 e 70 quilômetros, sendo a sua eficácia de 90%. Esses são dados da empresa fabricante, a Rafael Advanced Defense Systems Ltd.
  • Alguns países demonstraram interesse na aquisição do Domo de Ferro, como o Azerbaijão. Outros adquiriram parte de seus equipamentos ou tecnologia de radar, como foi o caso do Canadá e do Reino Unido. Os EUA adquiriram baterias de Israel.
  • Desde o início das operações do Domo de Ferro, entretanto, e sobretudo após o início da atual guerra entre Israel e Hamas, os EUA têm contribuído financeiramente com a defesa territorial israelense e para a manutenção do domo.
  • Em janeiro de 2025, o então presidente dos EUA Donald Trump decretou a construção de um sistema de defesa antimíssil semelhante ao Domo de Ferro no território estadunidense. A ordem, entretanto, apresenta entraves, como o alto custo de execução.

O que é o Domo de Ferro?

O Domo de Ferro é um sistema de defesa territorial que tem como objetivo a interceptação de mísseis, drones, foguetes de curto alcance e morteiros (ou bombas de morteiro). Esse equipamento funciona como um escudo que consegue, ao mesmo tempo, identificar e deter projéteis e dispositivos que ameaçam a integridade de um território com alto grau de eficácia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona o Domo de Ferro?

O Domo de Ferro funciona como um escudo contra ameaças externas, sobretudo mísseis, baseado no monitoramento ininterrupto do espaço aéreo da área em que ele foi instalado. Esse sistema de defesa possui radares que são capazes de detectar a aproximação de mísseis e demais artefatos, assim como rastrear a sua trajetória e calcular o local em que eles irão cair: em terra ou na água, em áreas densamente povoadas ou pouco povoadas, sobre a infraestrutura urbana, etc. Isso permite a execução do protocolo de defesa condizente.

Caso seja identificado que o objeto externo irá cair em uma área habitada, o sistema realiza o lançamento de mísseis para destruir o artefato enquanto ele ainda está no ar por meio de uma explosão. Todavia, se a trajetória calculada se encerra em um campo aberto sem nenhuma infraestrutura ou população, o sistema de mísseis não é acionado e a ameaça, ignorada, por assim dizer.

Domo de Ferro interceptando mísseis e outros artefatos no ar, impedindo-os de cair em áreas habitadas.
O Domo de Ferro intercepta mísseis e outros artefatos no ar, impedindo-os de cair em áreas habitadas.

A unidade de disparo de mísseis (ou baterias) que integra o Domo de Ferro tem alcance para neutralizar artefatos que estão a uma distância entre 4 e 70 quilômetros de sua localização, e cada míssil lançado consegue cobrir uma área de 150 km². |1| Além disso, o Domo de Ferro consegue neutralizar mais de um míssil ou foguete ao mesmo tempo. |2|

Ainda assim, para que haja um resultado satisfatório na defesa de áreas de grandes dimensões, como países, o sistema de defesa é formado por um conjunto de unidades móveis que ficam espalhados por todo o território de maneira estratégica. Cada uma dessas unidades detém entre três e quatro baterias equipadas com 20 mísseis que serão usados para interceptar ameaças externas. De acordo com uma de suas fabricantes, a eficácia do Domo de Ferro é de 90%.

Quais países têm Domo de Ferro?

Israel é, atualmente, o único país que tem o Domo de Ferro ativo como sistema de defesa territorial antimíssil. Muitos outros países, entretanto, adquiriram alguns componentes que integram a estrutura do Domo de Ferro, ou ainda sinalizaram uma futura aquisição. No segundo caso, temos como exemplo o Azerbaijão, que demonstrou forte interesse em comprar a tecnologia de defesa em 2016, e também a Índia, a Hungria, a Romênia e o Chipre.

Dos componentes do Domo de Ferro, o radar é aquele que apresenta maior inserção em mercados internacionais. Alguns fizeram a aquisição do sistema completo de rastreamento, enquanto outros adquiriram a tecnologia de radar empregada na construção do Domo de Ferro e de outros sistemas de defesa desenvolvidos por Israel. Confira, a seguir, quais países fizeram a aquisição parcial do Domo de Ferro.

  • Sistema de radar: Canadá, Finlândia, Tchéquia, Eslováquia.
  • Tecnologia do sistema de radar: Reino Unido.

Veremos adiante o caso dos Estados Unidos. Por ora, cabe destacar que o país importou duas baterias (unidades de lançamento de míssil) no ano de 2019.

Quem criou o Domo de Ferro?

Domo de Ferro sendo usado para interceptar ataques aéreos.
O Domo de Ferro foi criado por Israel em 2007 e tem sido usado na guerra estabelecida contra o Hamas para a interceptação de ataques aéreos.

O Domo de Ferro foi criado pela empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems Ltd., responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de defesa militar, e a Israel Aerospace Industries (IAI).

O sistema de defesa que hoje é amplamente usada em Israel começou a ser desenvolvido no ano de 2007, motivado por fatores como a guerra do Líbano, que, em 2006, resultou em uma série de ataques com mísseis promovidos pelo Hezbollah ao território israelense, e a ascensão do Hamas ao poder político na Faixa de Gaza também em 2006. Ambos os eventos acirraram os conflitos locais e demandaram a intensificação da defesa territorial e, por conseguinte, o maior dispêndio de investimentos com o setor de segurança.

Os testes do Domo de Ferro foram realizados em 2010, e em 2011 esse sistema foi utilizado pela primeira vez. Hoje, mais de uma década depois do início do uso dessa tecnologia, existem 10 baterias espalhadas pelo território de Israel.

Sistemas antimísseis

Os sistemas antimísseis são equipamentos muito utilizados para a proteção da integridade territorial de países e regiões em todo o planeta, embora haja elevada concentração em áreas localizadas no Hemisfério Norte. Tais sistemas contam com a integração de diferentes tecnologias (comunicação, armamentística, geolocalização, etc.) para a neutralização de ataques feitos com artefatos de curto, médio e longo alcance, e podem ser usados tanto em terra quanto em alto-mar.

→ C-Dome

C-Dome, o sistema de defesa descrito como a versão marítima do Domo de Ferro.
C-Dome. [2]

C-Dome é o sistema de defesa descrito como a versão marítima do Domo de Ferro, tendo sido desenvolvido pelas mesmas empresas israelenses. É instalado a bordo de navios, onde faz a integração com seus sistemas de radar. Protege tanto as embarcações de combate quanto ameaças que são direcionadas para a zona costeira.

→ Iron Beam (Viga de Ferro)

Iron Beam (Viga de Ferro), sistema antimíssil de neutralização de artefatos com o uso de laser semelhante ao Domo de Ferro.
Iron Beam (Viga de Ferro). [3]

Dos mesmos desenvolvedores do Domo de Ferro, o Iron Beam (Viga de Ferro) é um sistema que neutraliza mísseis, foguetes e outros artefatos de curto alcance. O processo é feito por meio da emissão de raios laser que chegam a 100 kW, com a detecção de alvos realizada por radares. O Iron Beam foi anunciado em outubro de 2024, e a estimativa é a de que entre em operação em outubro de 2025.

→ David’s Sling (Estilingue de Davi)

David’s Sling (Estilingue de Davi), sistema de defesa antimíssil semelhante ao Domo de Ferro.
David’s Sling (Estilingue de Davi). [4]

David’s Sling (Estilingue de Davi) é o sistema que neutraliza artefatos como mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e foguetes de médio e longo alcance por meio da colisão, alcançando objetos que estão a uma distância de até 300 quilômetros. Foi desenvolvido pela mesma empresa que criou o Domo de Ferro, estando operante em Israel desde 2017.

→ Arrow (Seta)

Arrow (Seta), sistema de defesa antimíssil semelhante ao Domo de Ferro.
Arrow (Seta). [5]

Arrow (Seta) é o sistema que neutraliza mísseis balísticos de médio e curto alcance quando eles estão em camadas superiores da atmosfera, tendo um alcance de 50 quilômetros de altura (a partir da superfície da Terra). Os modelos Arrow 2 e Arrow 3 conseguem atingir alvos que estão a grandes distâncias, entre 500 e 1000 quilômetros e 2.400 quilômetros, respectivamente. Desenvolvido pela estatal IAI em conjunto com a Boeing, uma empresa estadunidense.

→ Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (Thaad)

Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (THAAD), sistema de defesa antimíssil semelhante ao Domo de Ferro.
Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (Thaad).

Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (Thaad) é o sistema que tem a capacidade de neutralizar mísseis de curto, médio e longo alcance, incluindo mísseis balísticos intercontinentais que alcançam áreas fora da atmosfera terrestre. A destruição é feita por meio da colisão. O Thaad foi desenvolvido pelos Estados Unidos, e está em uso atualmente em Israel, nos Emirados Árabes, na Coreia do Sul, na Romênia e também em território estadunidense.

→ Patriot (Patriota)

Patriot (Patriota), sistema de defesa antimíssil semelhante ao Domo de Ferro.
Patriot (Patriota).

Patriot (Patriota) é o sistema desenvolvido pelos Estados Unidos na década de 1960, e que se utiliza de radares e baterias de mísseis para detectar, rastrear e neutralizar mísseis e foguetes com alcance de 160 quilômetros. Trata-se de um sistema móvel amplamente utilizado em conflitos em todo o mundo, como nas guerras do Golfo e do Iraque. Começou a operar em 1984, e atualmente está em uso no Iraque e na Ucrânia.

EUA e o Domo de Ferro

O Domo de Ferro é uma tecnologia israelense em operação desde 2011, que foi quando os Estados Unidos começaram a destinar investimentos para Israel de modo a contribuir para a manutenção desse sistema de defesa. Em um período de uma década, mais precisamente entre 2011 e 2021, os Estados Unidos injetaram US$ 1,6 bilhão na economia de Israel que foram direcionados ao Domo de Ferro. Segundo a BBC, somente em 2021 os EUA enviaram US$ 500 milhões para o aprimoramento da defesa antimíssil israelense, o que inclui o projeto em questão.

Com o conflito estabelecido entre Israel e o Hamas, grupo paramilitar que governa a Faixa de Gaza, desde 7 de outubro de 2023, os EUA têm enviado continuamente subsídios financeiros para o reforço da defesa do território israelense. Estima-se que, em um ano de guerra, o país enviou quase US$ 18 bilhões em auxílio para Israel, e esse montante tem aumentado substancialmente desde então. Inclusive, como vimos, a tecnologia dos EUA também está sendo usada na defesa antimíssil de Israel através do sitema Thaan, que tem operado em conjunto com o Domo de Ferro.

Anteriormente, havíamos adiantado a informação de que os EUA adquiriram baterias israelenses para a composição de seu aparato militar. As baterias são os componentes do Domo de Ferro que lançam os mísseis para a destruição do aparato invasor. Em 27 de janeiro de 2025, entretanto, o então presidente reeleito Donald Trump assinou um decreto que ordenava a construção de um sistema de defesa antimíssil semelhante ao Domo de Ferro de Israel. Para a sua concretização, o Ministério da Defesa estadunidense tem 60 dias para apresentar o projeto de execução.

A justificativa para tal decreto é que, segundo Trump, os EUA vivem sob uma ameaça catastrófica de ataques com mísseis balísticos e supersônicos. Apesar disso, muitos especialistas em segurança pública colocam em dúvida a estratégia do presidente estadunidense, apontando problemas técnicos e operacionais. Um deles está ligado à área territorial a ser defendida, que é 400 vezes maior do que Israel. Os sistemas antimísseis como o Domo de Ferro são mais eficientes em superfícies menores, e a continuidade do projeto nos EUA demandaria gastos muito além do orçamento nacional.

Acesse também: Corrida armamentista — processo em que diferentes potências competem entre si pelo maior poder militar

Domo de Ferro no Brasil

O Brasil não possui um sistema equivalente ao Domo de Ferro. A defesa aérea do território brasileiro é feita pelo Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), controlado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que faz uso de um conjunto de radares, satélites e equipamentos terrestres para a identificação e a neutralização de possíveis ameaças ao espaço aéreo do Brasil e a suas terras.

Recentemente, no ano de 2021, a Embraer apresentou um novo radar para auxiliar nesse processo, sobretudo sobre a Amazônia, que é o radar Saber M200 Vigilante. Esse equipamento foi desenvolvido em conjunto com o Exército Brasileiro, e tem como objetivo a vigilância de média a baixa altura.

Radar SABER M200 Vigilante, o mais próximo que existe no Brasil de um sistema como o Domo de Ferro.
O radar Saber M200 Vigilante, desenvolvido pela Embraer em parceria com o Exército Brasileiro, vai auxiliar na defesa do espaço aéreo do país. [6]

Em 2024, o Exército Brasileiro assinou um contrato com a Embraer, citada para a aquisição de uma unidade do radar em sua configuração de fábrica. Naquele mesmo ano, o Ministério da Defesa criou o Grupo de Trabalho, que tem como objetivo elaborar os Conceitos de Operações dos Sistemas de Artilharia Antiaérea de Grande Altura e Longo Alcance e de Média Altura e Médio Alcance, o que reforça a preocupação do Brasil para com o desenvolvimento do seu sistema de defesa aérea.

Notas

|1| REDAÇÃO. Estilingue de Davi, Seta: como funcionam os sistemas de defesa de Israel. UOL Notícias, 03 out. 2024. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/10/03/quais-sao-os-sistemas-de-defesa-de-israel-e-como-eles-funcionam.htm.

|2| REDAÇÃO. Entenda como funciona o Domo de Ferro, sistema de defesa aérea de Israel. O Globo, 13 abr. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/04/13/entenda-como-funciona-o-domo-de-ferro-sistema-de-defesa-aerea-de-israel.ghtml.

Créditos de imagem

[1] Gal_Rotem / Shutterstock

[2] AllyE / Shutterstock

[3] Rafael Advanced Defense Systems / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] Força Aérea Israelense / Unidade de Porta-vozes das IDF / Wikimedia Israel / Wikimedia Commons (reprodução)

[5] Gellerj / Wikimedia Commons (reprodução)

[6] Sargento Ageu Souza / Exército Brasileiro / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

AFP. Trump ordena construção de escudo antimísseis 'Domo de Ferro'. UOL Notícias, 27 jan. 2025. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2025/01/27/trump-diz-que-ordenara-construcao-de-escudo-antimisseis-domo-de-ferro.htm.

BBC. What are Israel’s Iron Dome, David’s Sling, Arrow and Thaad missile defences? BBC, 16 out. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-20385306.

BIGG, Matthew Mpoke. Trump Orders an ‘Iron Dome’-Style Defense System. Experts Are Skeptical. The New York Times, 28 jan. 2025. Disponível em: https://www.nytimes.com/2025/01/28/us/politics/trump-iron-dome-defense-system-feasibility.html.

CECOMSAER. Veja como a FAB atua na defesa e controle do espaço aéreo da Amazônia. Força Aérea Brasileira, 05 ago. 2022. Disponível em: https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/39552/AMAZ%C3%94NIA%20-%20Veja%20como%20a%20FAB%20atua%20na%20defesa%20e%20controle%20do%20espa%C3%A7o%20a%C3%A9reo%20da%20Amaz%C3%B4nia.

EMBRAER. Embraer e Exército Brasileiro apresentam o radar nacional SABER M200 VIGILANTE de alerta aéreo antecipado. Embraer, 10 dez. 2021. Disponível em: https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1206967-embraer-e-exercito-brasileiro-apresentam-o-radar-nacional-saber-m200-vigilante-de-alerta-aereo-antecipado.

EMBRAER. Embraer assina contrato com o Exército Brasileiro para uma unidade do radar SABER M200 Vigilante. Embraer, 04 dez. 2024. Disponível em: https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207491-embraer-assina-contrato-com-o-exercito-brasileiro-para-uma-unidade-do-radar-saber-m200-vigilante.

HORTON, Jake. Israel-Gaza: How much money does Israel get from the US? BBC, 24 mai. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/news/57170576.

LEVY, José; MARTINEZ, Michael. Domo de Ferro: é assim que funciona o sistema antimísseis do exército de Israel. CNN, 15 mai. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/domo-de-ferro-e-assim-que-funciona-o-sistema-antimisseis-do-exercito-israel/.

LOPES, André. Domo de Ferro: como funciona o escudo antimíssil israelense. Exame, 01 out. 2024. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/domo-de-ferro-como-funciona-o-escudo-antimissil-israelense/.

MORDOWANEC, Nick. Map Shows Which Countries Have Iron Dome Systems. Newsweek, 12 out. 2023. Disponível em: https://www.newsweek.com/map-iron-dome-systems-1833552.

Rafael. Disponível em: https://www.rafael.co.il/.

REDAÇÃO. Entenda como funciona o Domo de Ferro, sistema de defesa aérea de Israel. O Globo, 13 abr. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/04/13/entenda-como-funciona-o-domo-de-ferro-sistema-de-defesa-aerea-de-israel.ghtml.

REUTERS. EUA anunciam que avançado sistema antimísseis THAAD foi instalado em Israel. CNN, 21 out. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-anunciam-que-avancado-sistema-antimisseis-thaad-foi-instalado-em-israel/.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Domo de Ferro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/domo-de-ferro.htm. Acesso em 19 de fevereiro de 2025.

De estudante para estudante