PUBLICIDADE
Argélia, ou República Democrática e Popular da Argélia, é um país africano localizado na região do Magrebe, no noroeste do continente. Sua capital é a cidade de Argel. O território argelino é banhado pelo Mediterrâneo ao norte, onde se concentra a maior parte dos seus mais de 44 milhões de habitantes.
A maior parte da Argélia é formada pelo deserto do Saara, caracterizado pelo clima extremamente árido e quente. A economia argelina é uma das principais da África, e tem como base a exploração e comercialização de petróleo e gás natural, além da mineração.
Veja também: Egito — outro importante país localizado na África
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Argélia
- 2 - Dados gerais sobre a Argélia
- 3 - Etimologia da Argélia
- 4 - Mapa da Argélia
- 5 - Geografia da Argélia
- 6 - Demografia da Argélia
- 7 - Economia da Argélia
- 8 - História da Argélia
- 9 - Cultura da Argélia
- 10 - Infraestrutura da Argélia
- 11 - Governo da Argélia
- 12 - Curiosidades sobre a Argélia
Resumo sobre Argélia
-
A Argélia é um país do noroeste da África, e tem como capital a cidade de Alger.
-
É o maior país em área do continente, e sua costa é banhada pelo Mediterrâneo.
-
Apresenta clima mediterrâneo no litoral e semiárido e árido no interior, o que ocorre devido à massiva presença do deserto do Saara.
-
O deserto equivale a 80% aproximadamente do território argelino.
-
Tem uma população de 44.617.000 habitantes, que se concentra nas cidades costeiras.
-
Sua economia é baseada na exploração e comercialização de petróleo e gás natural.
-
Dispõe de um dos melhores índices de desenvolvimento do continente.
-
Sua cultura é muito pautada pela religião, predominantemente islâmica.
-
Foi colônia francesa e conquistou a sua independência em 1962.
-
Sua história recente é marcada pelas manifestações da Primavera Árabe.
Dados gerais sobre a Argélia
-
Nome oficial: República Democrática e Popular da Argélia
-
Gentílico: argelino
-
Extensão territorial: 2.381.741 km²
-
Localização: norte da África
-
Capital: Alger
-
Clima:
-
Governo: república presidencialista
-
Divisão administrativa: 58 províncias
-
Idioma: árabe (oficial) e francês
-
Religião: islâmica (oficial)
-
População: 44.617.000 habitantes (ONU, 2021)
-
Densidade demográfica: 18,7 hab./km² (ONU, 2021)
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,748
-
Moeda: Dinar argelino
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 168,2 bilhões (FMI, 2022)
-
PIB per capita: US$ 3670
-
Gini: 0,276
-
Fuso horário: GMT+1
-
Relações exteriores:
Etimologia da Argélia
O nome Argélia (Algeria) é derivado de Argel (ou Algiers), denominação dada à capital do país. A palavra Argel tem origem na expressão árabe al-Jazair, que significa “as ilhas”. A referência são os territórios insulares que ficavam na costa mediterrânea da Argélia, e que se uniram ao continente por volta de 1525.
Mapa da Argélia
Geografia da Argélia
A Argélia é um país localizado no noroeste do continente africano, mais precisamente na região conhecida como Magreb, com capital na cidade de Argel. Trata-se do maior país em extensão territorial da África, com 2,3 milhões de km² de superfície. O território argelino é banhado pelo mar Mediterrâneo ao norte, fazendo divisa com outros sete países:
-
Marrocos e Saara Ocidental, a oeste;
-
Mauritânia, a sudoeste;
-
Líbia, a leste;
-
Tunísia, a leste e nordeste.
Com exceção de uma estreita faixa setentrional, todo o território da Argélia está inserido no deserto do Saara, maior deserto arenoso do mundo e que recobre quase um terço de todo o continente africano.
→ Clima da Argélia
Os climas da Argélia variam do mediterrâneo, no norte, ao árido (ou desértico). As temperaturas são mais amenas na costa, onde os invernos são agradáveis e chuvosos enquanto os verões são mais quentes e secos.
Nas áreas de clima semiárido, os verões são quentes e os invernos muito frios e chuvosos (até 400 mm ao ano), e a amplitude térmica diária é elevada, porém menor do que nas áreas de clima desértico. Esse clima é marcado pela aridez, temperaturas elevadas e amplitude térmica diária alta.
Atua na Argélia o sistema de ventos conhecido como xaroco (ou siroco), caracterizado por correntes quentes e extremamente secas que sopram do deserto em direção ao Mediterrâneo. Esses ventos são responsáveis pelas tempestades de areia.
→ Relevo da Argélia
O relevo argelino é marcado pela presença da cordilheira do Atlas, que fica no extremo-norte e atravessa a região em toda a sua extensão leste-oeste; pelo maciço de Hoggar, no sudeste; e pelos planaltos e depressões que caracterizam o deserto. A elevação média na Argélia é de 800 metros. O ponto culminante do país é o monte Tahat, parte das montanhas de Hoggar, a 2908 metros acima do nível do mar.
→ Vegetação da Argélia
Devido ao clima, a cobertura vegetal da Argélia é formada principalmente por estepes e vegetação do tipo mediterrânea. As florestas são encontradas exclusivamente nas áreas mais elevadas do relevo, e sua área é bastante limitada.
→ Hidrografia da Argélia
A Argélia não é banhada por muitos rios, e, dos existentes, a maioria é temporária em função da baixa disponibilidade hídrica no país. Os principais rios perenes nascem e banham as áreas montanhosas, enquanto nos planaltos desérticos se observa a formação dos uádis (leito seco do rio que se enche durante o período chuvoso) e lagos salobres nas depressões.
O abastecimento de água na Argélia é realizado por meio dos quatro sistemas de aquíferos que se encontram no seu subterrâneo.
Demografia da Argélia
A Argélia é o nono país mais populoso do continente africano. Segundo os dados mais recentes da ONU, a população argelina é de 44.617.000 habitantes. A densidade demográfica no país é de 18,7 hab./km², e a distribuição populacional não ocorre de forma homogênea no território. Isso devido à presença do deserto do Saara, cujo clima, principalmente, é um fator impeditivo para o seu maior povoamento. Assim, a população da Argélia se concentra próximo da costa mediterrânea.
As cidades concentram quase 75% da população argelina, o que torna a Argélia um país urbanizado. Sua capital, Argel, é também a cidade mais populosa do país com, aproximadamente, 2,85 milhões de habitantes. Trata-se da única cidade argelina com mais de um milhão de habitantes. A segunda maior cidade do país é Oran, onde vivem 922 mil pessoas.
Transformações internas na Argélia após a independência da França e conflitos locais e regionais ocasionaram profundas mudanças no perfil demográfico do país, com uma queda significativa da fertilidade e desaceleração do crescimento populacional. A população argelina cresce hoje a uma taxa de 1,41% ao ano. A expectativa de vida no país é de 77,79 anos, a mais elevada da África.
Leia também: Nigéria — o país mais populoso da África
Economia da Argélia
A Argélia apresenta um Produto Interno Bruto (PIB) de 168,2 bilhões de dólares, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos maiores do continente. Grande parte desse valor é derivada da exploração e comercialização de gás natural e petróleo, responsáveis ainda por quase 95% das exportações realizadas pela Argélia. O país detém as terceiras maiores reservas de petróleo e gás natural da Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo (Oapec), além de representar 1% das reservas da Opep.
O principal destino do petróleo e do gás natural argelinos é a Europa, com destaque para:
As exportações se dão também para:
Além da indústria petroquímica, o setor secundário argelino é composto pelas indústrias leves, como alimentícia, elétrica e de mineração. Da pecuária, o principal produto é o leite. A agricultura é praticada em uma área restrita, já que somente 3,1% das terras do país são agricultáveis. Elas são cultivadas com:
-
tâmara;
-
batata;
-
melancia;
-
trigo;
-
cevada;
-
laranja.
História da Argélia
A ocupação do território correspondente à Argélia teve início por volta do ano 10 mil a.C. No decorrer do tempo, diversos povos estrangeiros dominaram aquela região, e a Argélia fez parte de vários impérios no curso de sua história.
Os fenícios estiveram entre os primeiros, seguidos dos cartagineses, que ampliaram a atividade comercial naquela região, mas foram expulsos pelos berberes pela forma como a população local era tratada. Os berberes governaram a região após esse episódio, e somente deixaram o comando da Argélia com a expansão do Império Romano.
O território argelino esteve sob o domínio do Império Romano por quase dois séculos, findando somente com a chegada dos franceses, no ano de 1830, quando teve início a colonização da Argélia. Esse processo fez parte do período histórico conhecido como neocolonialismo.
O neocolonialismo foi caracterizado pelo estabelecimento de colônias ocidentais, notadamente da Europa, em países africanos e asiáticos durante os séculos XIX e XX, como foi o caso da colonização da Argélia pela França. No ano de 1945, um levante popular evidenciou o desejo da população pela independência do seu território, mas foi reprimido por uma reação violenta da administração francesa.
Nove anos mais tarde, em 1954, teve início a Guerra da Argélia, conflito também violento que lutava pela independência do país. Estabeleceram-se nesse mesmo ano os partidos Frente de Liberação Nacional (FLN) e Movimento Nacional Argelino (MNA), que obtiveram vitória após quase uma década de conflitos que resultaram em centenas de milhares de mortes. A independência da Argélia foi conquistada no dia 5 de julho de 1962.
A história recente da Argélia é marcada por uma política desigual e concentrada nas mãos de militares e de uma elite econômica, apesar do sistema democrático em vigência. No ano de 2011, o país esteve no centro da Primavera Árabe, uma onda de manifestações nos países árabes do norte africano e Oriente Médio contra seus respectivos regimes políticos.
A população argelina lutava pela derrubada de Abdelaziz Bouteflika, que estava no poder havia 12 anos. A resposta obtida não foi positiva, já que ele conduziu novas eleições (com uma elevada taxa de abstenção) e saiu vencedor. Sua renúncia ocorreu somente no ano de 2019, quando um novo presidente foi eleito em dezembro desse ano.
Confira nosso podcast: Tudo o que você precisa saber sobre a Primavera Árabe
Cultura da Argélia
A Argélia é um país de tradição árabe, com influências culturais que compreendem também os povos originários do norte da África e ainda da Europa. Quase a totalidade dos moradores do país é oriunda daquela região, sendo, portanto, denominados berberes, apesar de muitos deles não se autodenominarem assim.
Os europeus e outros estrangeiros contabilizam menos de 1% da população argelina. O árabe e as línguas berberes (tamazigues) são os idiomas oficiais do país, e o francês é considerado uma língua franca.
A religião islâmica é a oficial da Argélia, e é muito importante na determinação dos costumes da sua população, que segue respeitosamente todos os ritos. Muitos dos feriados e celebrações são de origem religiosa, e outros celebram ainda a independência (5 de julho) e a revolução (1 de novembro).
Existe na Argélia um ritmo musical próprio, o raï, surgido nos anos 1920. Manifestações como a literatura e a pintura são também amplamente difundidas. Na gastronomia, destacam-se pratos e sobremesas feitas com tâmaras, além de preparos como a shorba baidha, ou sopa branca, e o burek, folheado de carne.
Infraestrutura da Argélia
A Argélia é o país mais desenvolvido da África continental e também aquele que apresenta os maiores padrões de qualidade de vida, com 5,5% da população vivendo abaixo da linha da pobreza.
Um dos principais desafios com relação à infraestrutura é o abastecimento de água. O recurso é retirado dos aquíferos, além do uso da técnica de dessalinização da água do mar Mediterrâneo.
Ao todo, o país dispõe de 10 plantas de dessalinização. Os reservatórios chegam a 5 mil. Uma parcela de 99,2% da população tem acesso à água potável, enquanto 96,7% possuem saneamento básico. A energia elétrica chega a 99,4% das residências, e é gerada de combustíveis fósseis.
A Argélia dispõe de uma densa rede de dutos transportadores de água, petróleo, gás e outros produtos. As rodovias somam pouco mais de 104 mil km, ao passo que o transporte ferroviário é restrito a 3 mil km de ferrovias. O principal aeroporto argelino fica em Dar El Beïda, comuna próxima da capital. Nove portos marítimos se destacam ao longo da costa, dentre eles o de Alger, além dos terminais mercantes.
Governo da Argélia
A Argélia é uma república presidencialista. O chefe do Poder Executivo e chefe de Estado é o presidente da república, eleito diretamente pelos cidadãos argelinos por meio do voto popular para um mandato de cinco anos, com possibilidade de reeleição. O chefe de governo é o primeiro-ministro, apontado ao cargo pelo próprio presidente. O Poder Legislativo na Argélia é de responsabilidade do Parlamento ou Barlaman. Esse órgão é bicameral, composto pelo Conselho da Nação e pela Assembleia Popular Nacional.
Curiosidades sobre a Argélia
-
O feneco, conhecido também como raposa do deserto, é o animal símbolo da Argélia.
-
A maior parte da população de guepardos-saarianos, espécie ameaçada de extinção, vive nos estepes e desertos da Argélia.
-
É chamada de país das cerejas e tâmaras devido à produção e elevada qualidade dos frutos argelinos.
-
O famoso escritor Albert Camus nasceu na Argélia. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia