close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Transporte ferroviário

O transporte ferroviário, que ocorre por vias férreas, é um dos meios de locomoção mais antigos.

Um dos primeiros meios de transportes em massa.
Um dos primeiros meios de transportes em massa.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Transporte ferroviário é um tipo de deslocamento que ocorre por meio de vias férreas, transportando, dentre outros, pessoas e cargas. Esse meio de transporte é um dos mais antigos, seu surgimento está ligado diretamente com a Primeira Revolução Industrial, acontecimento histórico que sucedeu na Europa no final do século XVIII e início do século XIX.

Essa revolução ficou marcada por duas importantes inovações tecnológicas, a invenção da máquina têxtil e a locomotiva, ambas movidas a vapor. A locomotiva revolucionou o jeito de transportar matérias-primas e mercadorias, por ser capaz de carregar um elevado número de toneladas ao mesmo tempo.

As primeiras locomotivas eram lentas (cerca de 70 km/h), hoje os modernos trens alcançam velocidades representativas, podem atingir até 250 km/h. Até o começo do século XX o trem era o transporte mais veloz.

O transporte ferroviário tem seu uso difundido em todos os continentes, no entanto, vem perdendo espaço gradativamente. Seu uso é recomendado para transporte de cargas pesadas, como minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas, fertilizantes e etc.

As principais deficiências do transporte ferroviário estão na incapacidade de percorrer superfícies acidentadas e o fato de não poder conduzir mercadorias até os centros consumidores, isso porque segue sempre um caminho definido (trilhos).

Apesar de transportar um elevado volume de cargas por longas distâncias, o transporte ferroviário tem um alto custo na construção e manutenção das vias férreas.

Dentre os países que mais utilizam as ferrovias estão os Estados Unidos e a Rússia, ambos transportam grande parte das cargas por vias férreas. Na parte da Europa Ocidental, esse tipo de transporte dispõe de grande tecnologia, sendo usado efetivamente na locomoção de pessoas e cargas.

Em geral, o volume de cargas e a quantidade de quilômetros da malha ferroviária estão diminuindo gradativamente para dar lugar ao transporte rodoviário.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transportes - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Transporte ferroviário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transporte-ferroviario-1.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


os estados unidos e o canada são grandes consumidores de carvão e petroleo como esse fato se relaciona com alto nivel de desenvolvimento industrial e tecnologico desses paises?

Por Jessica Neves
Responder
Ver respostas

A Moldávia ainda é um país socialista?

Por Clara Rodrigues de Campos
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O transporte ferroviário é uma modalidade de transporte:

a) Aéreo

b) Fluvial

c) Marítimo

d) Terrestre

e) Dutoviário

Exercício 2

Considerado um dos meios de transporte mais antigos, o transporte ferroviário teve seu uso intensificado durante a Primeira Revolução Industrial. Portanto, podemos afirmar que a popularização desse transporte ocorreu:

a) No século XX

b) Entre os séculos XVIII e XIX

c) No século XXI

d) No século X

Estude agora


Pré-Enem | Estatística (moda, média e mediana)

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

O que é eugenia?

O conceito de eugenia foi criado por Francis Galton e usado para designar a possibilidade de “melhoramento humano”....