Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Marrocos

O Marrocos, país do Norte da África, é uma das principais economias do continente africano. Ele é geograficamente caracterizado pela presença de clima e vegetação desérticos.

Bandeira do Marrocos.
Bandeira do Marrocos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Marrocos é um país localizado no Norte da África. Historicamente, foi habitado por diversas populações árabes e berberes, e ainda colonizado por franceses e espanhóis. Atualmente, o Marrocos é um dos principais atores geopolíticos da África, além de ser uma das economias mais desenvolvidas desse continente.

 Esse país possui grande destaque na produção de bens agrícolas e minerais. A sua população desfruta de um bom padrão de vida. A cultura local é muito rica e diversificada. Em termos geográficos, destaca-se no Marrocos o deserto do Saara e as formações montanhosas do Rife e do Atlas.

Leia também: Quais são os países da África?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Marrocos

  • O Marrocos é uma nação norte-africana que teve seu território colonizado por espanhóis e franceses.

  • O país é uma das principais economias da África, com destaque para a produção de bens agrícolas e minerais.

  • A geografia marroquina é marcada pela dualidade de clima e vegetação, dos tipos desértico e mediterrâneo.

  • As maiores cidades em termos absolutos de população do Marrocos são: Casablanca, Rabat, Tânger e Fez.

  • O Marrocos conta com uma infraestrutura sólida, especialmente de transportes e comunicações, que é uma das principais do continente africano.

  • São aspectos culturais típicos do Marrocos: o funcionamento de curtumes, a produção de joias, os mercados de rua e a escrita cúfica.

Dados gerais sobre o Marrocos

  • Nome oficial: Reino de Marrocos.

  • Gentílico: marroquino.

  • Extensão territorial: 446.550 quilômetros quadrados.

  • Localização: Norte da África.

  • Capital: Rabat.

  • Clima: desértico e mediterrâneo.

  • Governo: monarquia constitucional.

  • Idiomas: árabe e berbere.

  • Religiões: 99% — islamismo, 1% — outras.

  • População: 37.340.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 73 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,683 (médio).

  • Moeda: dirrã marroquino.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 132,7 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 3.496.

  • Gini: 35,7%.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU), Liga Árabe.

  • Divisão administrativa: 16 regiões, sendo elas:

Chaouia-Ouardigha

Mequinez-Tafilete

Doukkala-Abda

Oriental

El Aiune–Bojador–Saguia el Hamra

Oued Ed-Dahab-Lagouira

Fez-Boulemane

Rabat-Salé-Zemmour-Zaer

Gharb-Chrarda-Beni Hssen

Souss-Massa-Drâa

Grande Casablanca

Tédula-Azilal

Guelmim-Es Semara

Tânger-Tetuão

Marraquexe-Tensift-Al Haouz

Taza-Al Hoceima-Taounate

História do Marrocos

O território do Marrocos era habitado por populações tradicionais berberes e árabes ao longo de muitos séculos, sendo que uma das primeiras ocupações estrangeiras no país foi empreendida pelos romanos. A partir de então, o Marrocos passou por diversas ocupações, com destaque para o período de exploração do continente africano pelas nações europeias.

A Espanha e a França foram duas das nações que mais exploraram o território do país. Por sua vez, a independência do Marrocos ocorreu somente em 1956.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia de Marrocos

O termo Marrocos é uma referência à cidade de Marraquexe, um dos principais centros políticos e culturais do território marroquino, que possui grande importância para o país. Por sua vez, o termo Marraquexe teria o significado de “Terra de Deus”.

Geografia do Marrocos

O Marrocos é um país situado na África, mais precisamente na África do Norte, em uma zona geográfica conhecida como Magrebe. O território marroquino é banhado pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo, e faz fronteira, ainda, com o Saara Ocidental, a Espanha e a Argélia.

O relevo do Marrocos é muito montanhoso, com destaque para as formações geomorfológicas do Rife e do Atlas. Além disso, o país conta com algumas planícies litorâneas e também vastas zonas desérticas, que possuem muitas dunas. Em termos climáticos e vegetacionais, o Marrocos tem uma dualidade geográfica muito clara, com clima e vegetação mediterrâneas no litoral e clima e vegetação desérticas no interior do país.

Mapa do Marrocos

Mapa do Marrocos

Demografia do Marrocos

O Marrocos é um país relativamente populoso e povoado. A sua população atual é de cerca de 38 milhões de habitantes. As maiores cidades marroquinas em população são: Casablanca, Rabat, Tânger e Fez.

O país possui um índice de crescimento populacional positivo, impulsionado especialmente pela alta taxa de natalidade, contando ainda com um indicador de elevada taxa de longevidade. A população marroquina desfruta de um bom padrão de vida, especialmente quando comparado aos demais países africanos.

Leia também: Países mais populosos do mundo

Economia do Marrocos

A economia do Marrocos tem uma forte base primária, com destaque para a produção de bens agrícolas e minerais, como, por exemplo, o algodão e o fosfato. O país conta com um setor primário diversificado, concentrado na produção mineral, na cultivação de grãos e na fruticultura. Já o setor secundário conta com empresas de couro, alimentos, bebidas, fertilizantes e materiais para construção. Por sua vez, o setor terciário marroquino tem como destaque a atividade comercial e o turismo.

Vista da praça do mercado Jamaa el-Fna, Marraquexe, Marrocos.
O turismo é uma atividade muito importante para a economia marroquina.

Infraestrutura do Marrocos

O Marrocos vem apresentando um grande desenvolvimento em termos estruturais, com destaque para os setores de transporte e energia. Há uma grande modernização em curso da malha rodoviária do país e ainda fortes investimentos em produção de energia renováveis, como a solar. O Marrocos já conta com uma infraestrutura sólida, especialmente de transportes e comunicações, que é uma das principais do continente africano. Por sua vez, os indicadores de saúde, educação e habitação também são satisfatórios para os padrões africanos. O Marrocos possui ainda uma ampla rede de serviços para a sua população, como no caso do saneamento básico.

Governo do Marrocos

O Marrocos é uma monarquia constitucional, sendo que a principal figura de governo do país é o rei, que exerce o cargo de chefe de governo. Além disso, há no Marrocos uma Câmara de Representantes, que funciona como um Parlamento eleito democraticamente pela população. Assim, esse órgão é o responsável por representar a população do país. O Marrocos, apesar de uma monarquia orientada para a religião islâmica, possui certas liberdades em termos de política e cultura, especialmente quando comparado com outros países islâmicos.

Leia também: Tunísia — outro país africano de tradição islâmica

Cultura do Marrocos

O Marrocos possui uma cultura muito rica e diversificada, de forte representatividade dos povos árabes e berberes, contendo também muitas influências europeias. São aspectos culturais típicos do país o funcionamento de curtumes, a produção de joias, os mercados de rua e a escrita cúfica. Os marroquinos também compartilham hábitos culturais de outras populações islâmicas, como o apreço pelos camelos, a religiosidade exacerbada e a adoção de práticas sociais mais conservadoras. Em termos culinários, a população marroquina consome muito chá, frutas e grãos. Já no esporte, ressalta-se a prática do futebol de campo.

Curiosidades do Marrocos

  • O território marroquino abriga nove localidades que são classificadas como patrimônios mundiais da Unesco.

  • O símbolo do amor no Marrocos, ao contrário de grande parte do mundo ocidental, não é o coração, mas sim o fígado.

  • A população marroquina é uma das maiores consumidoras de chá de todo o mundo, com destaque para o chá de hortelã.

  • A profissão de encantador de serpentes é uma das mais típicas do Marrocos e é frequentemente praticada nos mercados locais.

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia  

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Marrocos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/marrocos.htm. Acesso em 20 de junho de 2024.