Topo
pesquisar

Marrocos

Geografia

Marrocos é um país africano que possui um Índice de Desenvolvimento Humano médio.
PUBLICIDADE

Marrocos, também conhecido de Reino de Marrocos, é um país africano situado no extremo noroeste do continente, o território limita-se ao norte com a Espanha através do estreito de Gilbraltar, além do mar mediterrâneo e Melilha, a leste com a Argélia, ao sul com o Saara Ocidental e a oeste com o Oceano Atlântico. O país ocupa uma área de 446 550 km2.


Quanto à economia, o país desenvolve basicamente atividade agrícola, além do setor de serviços e indústrias de beneficiamento e mineração.

As áreas propícias a serem aradas ocupam 8,5 milhões de hectares que favorecem a cultivo de trigo, milho, cevada, citrinos, cana-de-açúcar, algodão e outros.

As indústrias de beneficiamento do país processa principalmente produtos alimentícios, têxtil, artigos de couro, adubos entre outros.

Outra importante fonte de renda é o turismo. Quanto às relações comerciais, o país tem como parceiro Portugal, França, Espanha, Estados Unidos e Alemanha.

Informações gerais sobre o Marrocos

Língua oficial: árabe.

Capital do país: Rabat.

Maior cidade: Casablanca.

Clima: Mediterrâneo e desértico.

Área territorial: 446 550 km2 – 56º maior.

População: 31,9 milhões de habitantes.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,567 (médio).

Independência: 2 de março de 1956.

Moeda: Dirham

Devido à localização geográfica, Marrocos sofre influência mediterrânica e a partir desse fator apresenta um inverno chuvoso, temperaturas amenas e verões extremamente secos e quentes, no sul ocorre o clima desértico muito quente. A influência mediterrânica favorece também o surgimento de vegetação do tipo mediterrânea, estepes e oásis.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Bandeira de Marrocos.
Bandeira de Marrocos.

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola