Topo
pesquisar

Líbia

Geografia

A Líbia é um dos países com a maior renda per capita do continente africano.
Bandeira da Líbia.
Bandeira da Líbia.
PUBLICIDADE

A Líbia é um país africano localizado no norte do continente, seu território limita-se ao norte com o Mar Mediterrâneo e a Tunísia; a oeste, com a Argélia; ao sul, com Níger e Chade; e leste, com o Sudão e o Egito. Geograficamente se encontra no hemisfério norte oriental, possui uma população de aproximadamente 6,4 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 1.759.540 km², cuja capital é a cidade de Trípoli.


Trípoli, capital da Líbia.

Nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo o clima é mediterrânico, já no centro do país o deserto do Saara produz outra característica climática, marcada pelo calor e pela escassez de água, uma vez que na Líbia não existe nenhum rio que corre o ano inteiro (são temporários), além disso, há uma grande incidência de tempestades de areia. Seu subsolo abriga riquezas minerais, as principais são as jazidas de petróleo, gás natural e gesso.

A economia do país é dirigida pelos princípios socialistas, ou seja, economia planificada. A base econômica advém da extração e exportação do petróleo, sendo esse produto o responsável por compor grande parte do PIB (Produto Interno Bruto). Com um número de habitantes modesto, o país apresenta uma das melhores rendas per capita do continente africano, entretanto, isso não reflete em qualidade de vida para toda população, tendo em vista que as classes menos favorecidas geralmente não têm acesso aos alimentos, fato proveniente de restrições nas importações.

Dados gerais

Nome: Grande República Socialista Popular da Líbia Árabe.

 Brasão:

Gentílico: líbio.

Língua oficial: árabe.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,755 (alto).

Moeda: Dinar.

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola



 

Países - Geografia - Brasil Escola

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola