Topo
pesquisar

Tunísia

Geografia

A Tunísia está localizada no norte da África e, diferentemente de muitos países desse continente, possui um Índice de Desenvolvimento relativamente alto.
PUBLICIDADE

A Tunísia, ou República Tunisina, é um país localizado no norte da África que limita a leste pelo mar Mediterrâneo pelo qual faz fronteira com a Itália, próxima à ilha de Pantalaria e ilhas Pelágas, além de fazer fronteira a leste e ao sul com a Líbia e a oeste com a Argélia.


As características climáticas que destacam é o mediterrâneo com invernos frios e verões quentes e secos. As temperaturas médias apresentam 12ºC em dezembro e 30ºC em julho, com chuvas moderadas, no sul o clima é desértico.

Quanto à cobertura vegetal, apresenta ao norte cobertura do tipo mediterrâneo, além de plantas de característica subtropicais como hibiscos, buganvilles, os aromáticos jasmins, cítricos, oliveiras e videiras.

O relevo apresenta, ao norte, áreas montanhosas onde encontra-se os Montes Atlas, no centro do país ocorre a planície, região quente e seca.

A hidrografia do país ao norte percorre um rio perene, o único do país, chamado de Medjerda, onde ocorre um grande vale que desenvolve a agricultura.

Informações gerais sobre a Tunísia

República Tunisina

Capital: Tunes.

Língua oficial: Árabe.

Governo: República.

Independência: 20 de março de 1956.

Área: 163 610 km2.

População: 10,2 milhões de pessoas.

IDH: 0,683 (alto).

Moeda: Dinar tunisino.
Código internet: Tn.

Código telefone: + 216.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Bandeira da Tunísia
Bandeira da Tunísia

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola