Topo
pesquisar

Prêmio Nobel

Curiosidades

A cerimônia do Prêmio Nobel ocorre todos os anos, no dia 10 de dezembro, na Suécia e na Noruega. São premiadas personalidades em cinco áreas.
PUBLICIDADE

O Prêmio Nobel é um reconhecimento mundial, organizado pela fundação homônima e entregue todos os anos por instituições suecas e norueguesas a pessoas ou organizações que realizaram, no ano precedente, pesquisas e descobertas benéficas à humanidade.

A cerimônia do Prêmio Nobel ocorre todos os anos no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega. As personalidades que ganham o prêmio tornam-se notáveis no mundo diante de suas áreas de atuação.

Confira as cinco categorias nas quais está dividido o Prêmio Nobel:

História

A história do Prêmio Nobel está ligada a Alfred Nobel, que nasceu no dia 21 de outubro de 1833, em Estocolmo, na Suécia. Ele era considerado autodidata e tinha fluência em vários idiomas. O sueco atuava como químico e inventou os explosivos: dinamite e balistita.

Segundo pesquisas, em 1888, quando morreu Ludvig, irmão de Alfred, um jornal francês ilustrou erroneamente uma nota sobre o assunto com a foto do químico, chamando-o, inclusive, de “comerciante da morte”.

O episódio fez com que Alfred pensasse em como queria ser lembrado quando morresse e, em especial, em como seria reconhecido o seu legado. Pensando nisso, ele idealizou o Prêmio Nobel — uma cerimônia que homenageasse pessoas que houvessem colaborado com o bem-estar da humanidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Testamento de Nobel

Para ajudar o prêmio a tomar forma, Nobel colocou em seu testamento que, aproximadamente, 94% da sua fortuna deveriam ser destinados ao prêmio e indicou grupos de pessoas para escolherem os vencedores.

Alfred Nobel morreu em 10 de dezembro de 1896, depois de sofrer uma hemorragia cerebral. Quando o testamento foi aberto, sua família ficou impressionada com o que leu e chegou a contestar o documento, no qual faltavam informações. 

1º Prêmio Nobel

Foi preciso cinco anos, após a morte de seu idealizador, para que a Fundação Nobel fosse criada. Os primeiros prêmios foram entregues no dia 10 de dezembro de 1901, no Conservatório Real de Estocolmo.

Conheça os ganhadores do primeiro Prêmio Nobel, em 1901:

  • Química: Jacobus H. Van't Hoff;

  • Física: Wilhelm C. Röntgen;

  • Medicina: Emil A. von Behring;

  • Literatura: Rene A. F. Sully Prudhomme;

  • Paz: Jean H. Dunant e Frédéric Passy.

Categorias

Os vencedores do Prêmio Nobel são pessoas que, de alguma forma, realizaram pesquisas e contribuições de grande valor para o ser humano, em cinco categorias.

Física

A Física foi a primeira área que Alfred Nobel mencionou no seu testamento. Segundo a fundação que organiza o prêmio, essa área era considerada a principal ciência no final do século XIX. O Prêmio Nobel de Física é concedido pela Academia Real de Ciências da Suécia, em Estocolmo.


Einstein é um dos maiores nomes da Física de todos os tempos e ganhador do Nobel, em 1921.

Saiba quem foram alguns dos principais ganhadores do Prêmio Nobel da Física:

Leia também: Descobertas da Física que aconteceram por acidente

Química

Era a área na qual atuava Nobel. Essa categoria foi a segunda a ser citada no seu testamento. O Prêmio Nobel de Química é concedido pela Academia Real de Ciências da Suécia, em Estocolmo.

Confira alguns ganhadores do prêmio de Química:

Leia também: Efeitos da chuva ácida em monumentos históricos

Medicina

A Medicina ou Fisiologia foi a terceira área que Nobel mencionou no seu testamento. O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina é concedido pela Assembleia do Nobel no Karolinska Institutet, em Estocolmo.

Veja alguns ganhadores:

  • Robert Koch (1905): fez investigações e descobertas em relação à tuberculose;

  • Alexander Fleming (1945): descobriu a penicilina e seu efeito curativo em várias doenças infecciosas;

  • Barbara McClintock (1983): descobriu elementos genéticos móveis;

  • Elizabeth H. Blackburn (2009): notou como os cromossomos são protegidos pelos telômeros e pela enzima telomerase.

Acesse também: Quais órgãos podem ser doados em vida?

Literatura

Estudos mostram que Alfred Nobel tinha muito interesse na área de cultura, em especial na Literatura. Ele, inclusive, era dono de uma ampla biblioteca, com livros em diversos idiomas.

Literatura foi o quarto prêmio citado no testamento de Nobel. Os laureados nessa categoria são escolhidos pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Conheça alguns laureados:

  • Ernest Miller Hemingway (1954): mostrou domínio da arte da narrativa e influenciou o estilo contemporâneo;

  • Gabriel Garcia Marquez (1982): escreveu romances e contos, em que o fantástico e o realista combinam-se;

  • Toni Morrison (1993): elaborou romances caracterizados por força visionária e importância poética;

  • Bob Dylan (2016): criou novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana.

Saiba também: Os cinco cronistas mais importantes da Literatura Brasileira

Paz

Alfred Nobel demonstrou grande interesse por questões sociais e envolveu-se no movimento pela paz. Essa foi a quinta e última área mencionada no seu testamento. 

O Prêmio Nobel da Paz é concedido por um comitê eleito pelo Parlamento norueguês (Stortinget).

Saiba quem foram alguns ganhadores:


Malala é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. [1]

Prêmio de Economia

É importante ressaltar que, apesar de o prêmio de Economia ser entregue na mesma cerimônia que as quatro primeiras categorias citadas anteriormente, ele não está ligado a Alfred Nobel

O reconhecimento na área de Economia, chamado de Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968, pelo Banco Central da Suécia

Nomeações

Conforme pesquisas, o comitê do prêmio Nobel costuma enviar, em setembro do ano anterior ao da entrega dos prêmios, formulários de nomeação a cerca de três mil pessoas que atuam nas cinco áreas nas quais são divididas as categorias.

No caso do Prêmio Nobel da Paz, os formulários também são enviados para governos, ex-ganhadores do prêmio e para os antigos ou atuais membros do comitê norueguês.

O comitê do Prêmio Nobel definiu o dia 31 de dezembro como prazo para retorno dos formulários de nomeação. Após receber as respostas, pré-seleciona cerca de 300 pessoas/organizações e envia os trabalhos para as instituições que entregam os prêmios. 

É importante destacar que os indicados não são informados que foram selecionados. Conforme a história do Prêmio Nobel, as nomeações são mantidas em sigilo por 50 anos

Cerimônia

Segundo as regras da cerimônia do Prêmio Nobel, no máximo três pessoas e dois trabalhos diferentes podem ser selecionados em cada categoria

Os vencedores do Prêmio Nobel ganham:

  • Um diploma;

  • Uma medalha de ouro de 18 quilates;

  • Uma quantia, determinada pela Fundação Nobel, que gira em torno de 1 milhão de dólares.  

Conforme a Fundação Nobel, os laureados precisam realizar uma palestra pública em um prazo de seis meses após aceitarem o reconhecimento. No entanto, a maioria dos vencedores faz a exposição durante a Nobel Week, em Estocolmo. Na ocasião, é realizada uma festa com traje de gala. 

Curiosidades

  • Embora o Prêmio Nobel tenha cinco categorias, não há necessariamente contemplados em todas as áreas todos os anos. No geral, o prêmio concedido com mais frequência é o da Paz.
  • O prêmio póstumo só é outorgado se a pessoa é anunciada como vencedora, mas morre antes da cerimônia do dia 10 de dezembro.
  • Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, em 1903. Em 1911, ela  tornou-se a primeira pessoa a ganhar dois exemplares do prêmio em diferentes áreas (Física e Química), devido à descoberta e pesquisa sobre dois elementos químicos: o rádio e polônio.


Marie Curie ganhou duas vezes o Prêmio Nobel, um em Física e outro em Química.

  • Antes de Malala, o físico australiano Lawrence Bragg, de 25 anos, tinha sido a pessoa mais jovem a ganhar um Nobel, em 1915.
  • Mahatma Gandhi quase ganhou o prêmio, quando foi indicado três dias antes do seu assassinato, em 1948.
  • James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins foram os três cientistas que ganharam o prêmio de Fisiologia ou Medicina em 1962, pela descoberta da fita dupla do DNA.
  • Martin Luther King Jr. também foi um dos mais jovens a serem reconhecidos pela Fundação Nobel. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964, aos 35 anos.
  • Jean-Paul Sartre, filósofo, escritor e crítico literário francês, foi a primeira pessoa a recusar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1964. De todo modo, o escritor é reconhecido por ter levado a premiação.
  • Alexander Fleming dividiu o prêmio de Fisiologia ou Medicina de 1945 com Ernst Chain e Sir Howard Florey, pela descoberta da penicilina e pelo seu efeito curativo em doenças infecciosas.
  • Aleksandr Solzhenitsyn, escritor russo, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1970 por ter escrito livros que revelaram a brutalidade dos campos de trabalho na União Soviética.
  • O Comitê Internacional da Cruz Vermelha foi o maior ganhador de prêmios Nobel. Foi agraciado em 1917, em 1944 e em 1963, quando completou 100 anos.

Polêmicas

- Eyvind Johnson e Harry Martinson receberam o Prêmio Nobel de Literatura em 1974. Houve críticas porque, apesar de serem membros da Academia Sueca, não eram muito conhecidos fora do país.

- Yasser Arafat, Shimon Peres e Yitzhak Rabin ganharam o Prêmio Nobel da Paz, em 1994, por contribuirem com a paz em Israel. Um ano depois, o último deles foi assassinado por um israelense. Depois, também surgiram denúncias contra Arafat. 

- Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2009 devido aos seus esforços em manter a diplomacia entre os povos. Contudo, apesar de ter protagonizado o acordo nuclear com o Irã e a retomada das relações com Cuba, muitos não concordaram com o prêmio por julgar o teor da política dele mais belicista do que pacifista. 


Houve polêmica em torno do prêmio Nobel da paz para Obama em 2009.[2]

- Em 2014, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, aos 17 anos, foi a vencedora mais jovem do Prêmio Nobel da Paz. Alguns criticaram o título por julgá-la muito nova e inexperiente.

- O prêmio outorgado ao norte-americano Bob Dylan, um dos músicos mais representativos do folk rock, em 2016, na categoria Literatura, também gerou polêmica por ele não ser considerado escritor.

Brasil no Prêmio Nobel

Embora o Brasil já tenha sido indicado ao Prêmio Nobel, nunca foi agraciado. Confira, a seguir, algumas personalidades que estiveram perto de serem laureadas:

  • Carlos Chagas: indicado ao prêmio de Medicina, em 1913 e 1921;

  • Adolfo Lutz: indicado na categoria Medicina, em 1938;

  • Manoel de Abreu: indicado também em Medicina, em 1946;

  • Cesar Lattes: indicado ao prêmio de Física, em 1950;

  • Jorge Amado: indicado na categoria Literatura, em 1967;

  • Carlos Drummond de Andrade: também indicado ao prêmio literário, em 1967

  • Sérgio Henrique Ferreira: concorreu ao Nobel de Medicina, em 1982;

  • Dom Paulo Evaristo Arns: concorreu, em 1990, ao Nobel da Paz.

Saiba mais: Arthur Ávila, brasileiro ganhador da Medalha Fields

*Créditos das imagens:
[1] Crédito: Jstone / Shutterstock
[2] Crédito: Crédito: Everett Collection / Shutterstock


Por Silvia Tancredi
Jornalista

Prêmio Nobel conta com cinco categorias.
Prêmio Nobel conta com cinco categorias.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Prêmio Nobel"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/premio-nobel.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola