Topo
pesquisar

Chipre

Geografia

O Chipre pertence ao continente asiático e possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano.
PUBLICIDADE

Situado no Mar Mediterrâneo, o território do Chipre, geograficamente, pertence ao continente asiático, na porção denominada Oriente Médio. Porém, o país possui grande influência histórica, cultural e econômica da Europa, prova disso é que a porção sul, habitada por população de origem grega, integra a União Europeia (UE). O país é palco de conflitos entre turcos (muçulmanos) e gregos (cristãos).

O Chipre é habitado por duas comunidades: greco-cipriota e a turco-cipriota. A diversidade entre esses dois grupos étnicos e as disputas pelo poder político motivaram os turcos a dividirem o território, entretanto, os gregos foram contrários a tal medida. Durante a década de 1970, foi proclamada a República Turca do Norte do Chipre, sendo reconhecida somente pela Turquia. Visando a estabelecer a paz no país, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Chipre uma nação bicomunitária e birregional, além de estabelecer tropas naquele país.

A economia nacional apresenta aspectos distintos: a porção turca é pouco desenvolvida, por outro lado, o território greco-cipriota detém uma economia forte e em constante ascensão, fato impulsionado pela ingressão na União Europeia em 2004. A agricultura baseia-se na plantação de frutas, em especial as cítricas. O turismo é uma das principais fontes de receitas do país, que possui belas praias, além do Sítio Arqueológico de Paphos, igrejas e monastérios bizantinos nos montes Troodos e o Sítio Arqueológico de Choirokoitia, considerados patrimônios da humanidade.

De acordo com dados divulgados em 2010 pela ONU, o Chipre, com média de 0,810, apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto. Entre os fatores que contribuem para esse índice estão: apenas 2,3% dos habitantes são analfabetos; a taxa de mortalidade infantil é de 5 para cada mil nascidos vivos; a expectativa de vida é de 79 anos e os serviços de saneamento ambiental são destinados a 100% das residências.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Brasão de Armas do Chipre

Dados do Chipre:

Extensão territorial: 9.251 km².

Localização: Oriente Médio.

Capital: Nicósia.

Clima: Mediterrâneo.

Governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 6 distritos.

Idioma: Grego e turco (oficiais).

Religiões: Porção grega: Cristianismo 93,7% (ortodoxos 85,7%, outros 8%), sem religião e ateísmo 5%, outros 1,3%. Porção turca: Islamismo 97,9%, cristianismo 1,7%, sem religião e ateísmo 0,4%.

População: 871.036 habitantes. (Homens: 424.141; Mulheres: 446.895).

Composição: Porção grega: Greco-cipriotas 96%, outros 4%. Porção turca: Turco-cipriotas 99%, greco-cipriotas e outros 1%.

Densidade demográfica: 94 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 1%.

População residente em área urbana: 70,06%.

População residente em área rural: 29,94%.

Esperança de vida ao nascer: 79 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 100%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,810 (muito alto).

Moeda: Euro (porção grega) e nova libra turca (porção turca).

Produto Interno Bruto (PIB): 21,3 bilhões de dólares.

PIB per capita: 27.465 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, UE.
 


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

Bandeira do Chipre
Bandeira do Chipre

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Chipre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chipre.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola