Escandinávia

Geografia

A Escandinávia compreende uma região situada na Europa Setentrional. É constituída por três nações: Dinamarca, Noruega e Suécia — países que apresentam muitas semelhanças.
PUBLICIDADE

A Escandinávia corresponde a uma região ao norte do continente europeu que abrange os dois países da Península Escandinava Noruega e Suécia. Fatores linguísticos, históricos e culturais levaram à adição da Dinamarca. Algumas autoridades e estudiosos defendem a inclusão da Finlândia, das Ilhas Faroé e da Islândia, em razão da semelhança linguística, econômica e geológica entre os países.

A Escandinávia é um país?

Não, a Escandinávia não é um país, e sim uma região histórica e geográfica constituída por países que, além de apresentarem elevados Índices de Desenvolvimento Humano, compartilham de processos históricos, cultura e idiomas similares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Pequenos países europeus

Dados gerais

Território

Dinamarca - 42.496 km2

Noruega - 385.155 km2

Suécia - 449.964 km2

Clima

Dinamarca e Noruega - Oceânico

Noruega e Suécia - Continental

Idioma

Dinamarca - Dinamarquês

Noruega - Norueguês

Suécia - Sueco

População

Dinamarca - 5.749 milhões de habitantes

Noruega - 5.258 milhões de habitantes

Suécia - 9.995 milhões de habitantes

Moeda

Dinamarca - Coroa dinamarquesa

Noruega - Coroa norueguesa

Suécia - Coroa sueca

Países Nórdicos x Escandinávia

Muitos referem-se à Escandinávia como sinônimo de Países Nórdicos. Trata-se de um equívoco. Os Países Nórdicos são uma região, localizada ao Norte do continente europeu, constituída pela Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e as regiões da Groenlândia, Ilhas Faroé e Ilhas Aland. É, portanto, uma região composta por cinco nações e três regiões autônomas.

Já a Escandinávia é composta apenas por três nações. Esses países constituem o Conselho Nórdico e cooperam entre si.

As línguas dominantes na região dos Países Nórdicos são: dinamarquês, norueguês, finlandês, sueco, islandês e faroês. Cerca de 25 milhões de pessoas habitam a região.

Saiba mais: A população da Europa está envelhecendo.

Características dos países da Escandinávia

Noruega

A Noruega é o país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do mundo.
A Noruega é o país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do mundo.

A Noruega é o país com maior IDH do mundo. Isso quer dizer que apresenta muita eficiência nos setores da saúde e da educação, bem como detém uma elevada economia, considerada muito estável. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a Noruega possui expectativa de vida que supera os 80 anos. É também considerada um dos melhores países para trabalhar no continente europeu. Sua capital é Oslo.

Suécia

A Suécia tem com uma de suas prioridades a educação e é um dos países mais inovadores do mundo.
A Suécia tem com uma de suas prioridades a educação e é um dos países mais inovadores do mundo.

A Suécia é conhecida como um dos países mais inovadores do mundo e também como um dos líderes do ranking de competitividade entre os países. Apresenta elevado IDH, excelentes índices no setor da educação, de ótima qualidade, e um eficiente setor de saúde.

É o mais populoso entre os Países Nórdicos e apresenta uma das paisagens mais belas do mundo, o que atrai muitos turistas. Atualmente, muitos refugiados, que fogem das crises e guerras no continente europeu, refugiam-se na Suécia, o que acabou elevando os índices de violência no país. Sua capital é Estocolmo.

Dinamarca

A Dinamarca é considerada um dos países mais liberais do mundo quando o assunto é liberdade sexual.
A Dinamarca é considerada um dos países mais liberais do mundo quando o assunto é liberdade sexual.

A Dinamarca é conhecida pela honestidade e confiança e também pela reforçada segurança. O país apresenta elevado IDH, como é o caso da expectativa de vida, que supera os 80 anos, assim como na Noruega. Sua cultura é considerada uma das mais progressistas do mundo.

No país, a prostituição é permitida diferente da maioria das culturas no mundo. O país defende a liberdade sexual e condena os tabus religiosos. O país é considerado um dos mais seguros para as mulheres. Sua política defende o bem-estar social e os direitos iguais entre os gêneros. Sua capital é Copenhague.

Vikings

Os vikings foram um povo que habitou a região norte do continente europeu, especificamente a região da Escandinávia, ao longo do período conhecido como Era Viking (que corresponde a quase três séculos da história da Escandinávia, entre 800 e 1500). São tidos como o povo guerreiro, explorador e comerciante que buscava terras a fim de colonizá-las, cultivá-las e nelas realizar o comércio.

Os vikings deslocaram-se para outras regiões, e esse deslocamento é, por vezes, justificado pelo aumento populacional que provocou a falta de alimento e acirrou as disputas por terras. Para saber mais sobre isso, leia o texto: Vikings

Língua

Os idiomas falados na região da Escandinávia são o dinamarquês, o norueguês e o sueco, sendo esses muito próximos. Essas línguas sofreram influência do alemão, baixo-alemão e do holandês, no período da Idade Média. Já a longa relação política entre a Dinamarca e a Noruega fez com que as línguas desses dois países tornassem-se muito semelhantes.

Política

O modelo escandinavista propunha a união entre Dinamarca, Noruega e Suécia, tendo em vista tornarem-se um único reino em meio aos conflitos vividos entre o império francês e outras nações, os quais ficaram conhecidos como Guerras Napoleônicas. Geograficamente, a Noruega e a Suécia eram unidas e formavam a “Escandinávia geográfica”. No entanto, fatores políticos, linguísticos e culturais contribuíram para a adesão da Dinamarca.

O termo escandinavo, no que tange à política, foi substituído por Países Nórdicos e, posteriormente, por Conselho Nórdico, que designa um órgão de cooperação entre Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia e Finlândia.

O chamado modelo nórdico, também conhecido como social-democracia nórdica, representa as políticas socioeconômicas dos países nórdicos. Esse modelo é baseado numa relação entre a economia de livre mercado e o bem-estar social. Muitos confundem-no com o modelo socialista.

No entanto, o modelo nórdico transita entre o capitalismo e o socialismo, sendo pautado:

  • na força do trabalho que busca a estabilização da economia por meio da instalação de empresas estatais;

  • na promoção da igualdade de gênero e da mobilidade social;

  • na apresentação de baixas barreiras de livre comércio e baixos índices de corrupção;

  • na redução da pobreza;

  • e no asseguramento dos direitos humanos básicos.

É válido dizer que os Países Nórdicos não dispõem de um mesmo conjunto de políticas e regras, tendo cada seu próprio modelo econômico e social.

Leia mais: Ragnarok: fim do universo nórdico

Turismo

Os países da Escandinávia possuem paisagens de tirar o fôlego. Veja alguns lugares que valem a pena conhecer:

1. Castelo Rosenborg, na Dinamarca

Castelo Rosenborg, localizado na capital da Dinamarca, Copenhague.
Castelo Rosenborg, localizado na capital da Dinamarca, Copenhague.

O Castelo Rosenborg é uma magnífica construção que remete a diversas histórias literárias. Foi construído no século XVII e hoje é um museu. Está localizado na capital, Copenhague.

2. Estocolmo, na Suécia

Estocolmo é a capital da Suécia, conhecida pelas suas paisagens exuberantes e pouca poluição.
Estocolmo é a capital da Suécia, conhecida pelas suas paisagens exuberantes e pouca poluição.

Estocolmo é a capital da Suécia e uma das cidades com as mais belas paisagens do mundo. Conta com diversos museus, parques, restaurantes e galerias.

3. Ilhas Lofoten, na Noruega

Muitos turistas vão até às Ilhas Lofoten para observarem a aurora boreal.
Muitos turistas vão até às Ilhas Lofoten para observarem a aurora boreal.

Lofoten é um arquipélago situado na Noruega e conhecido por apresentar as maiores variações de temperatura do mundo. É caracterizado por montanhas, enseadas protegidas e áreas não exploradas. Muitos visitantes procuram as Ilhas Lofoten para observarem a aurora boreal.

Curiosidades

  • Os países escandinavos são conhecidos por serem os países mais felizes do mundo. De acordo com a World Happiness Report, Dinamarca, Noruega e Islândia estão entre os primeiros países mais felizes do mundo.

  • A Noruega é considerada o país mais democrático do mundo.

  • O castelo de Kronborg, localizado na Dinamarca, serviu de inspiração para William Shakespeare escrever uma de suas mais famosas obras: Hamlet. O castelo recebe por ano cerca de 200 mil pessoas e é um Patrimônio Mundial da Unesco.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

A Escandinávia é uma região que abrange a Dinamarca, Noruega e Suécia.
A Escandinávia é uma região que abrange a Dinamarca, Noruega e Suécia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Escandinávia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/escandinavia.htm. Acesso em 10 de julho de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

A Escandinávia é:

a) um país localizado ao norte do continente europeu que faz fronteira com países como a Alemanha, Noruega e Finlândia.

b) uma região localizada ao norte do continente europeu que compreende os territórios da Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e Dinamarca.

c) uma região localizada ao norte do continente europeu que compreende os territórios da Dinamarca, Noruega e Suécia.

d) um país localizado ao sul do continente europeu que faz fronteira com a Rússia.

Questão 2

Sobre a Escandinávia, assinale a alternativa incorreta.

a) A Escandinávia teve seu território habitado por vikings entre os anos 800 e 1050, período conhecido como Era Viking.

b) Os países que fazem parte da Escandinávia são extremamente desenvolvidos, com elevados índices econômicos e de desenvolvimento humano.

c) As principais línguas faladas na região da Escandinávia são: dinamarquês, norueguês e sueco.

d) Escandinávia e países nórdicos são sinônimos, visto que se referem aos mesmos países.

Mais Questões
Bandeira da Suécia
Geografia Suécia
Bandeira da Finlândia
Geografia Finlândia
Bandeira da Dinamarca
Geografia Dinamarca
Bandeira da Noruega
Geografia Noruega
Navio viking (chamado de drakkar) exposto no museu de Oslo, Noruega *
História Geral Vikings