close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Unesco

A Unesco é uma agência da ONU fundada em 1945 que tem como objetivo a cooperação internacional para o desenvolvimento nas áreas da saúde, da cultura e da educação.

Bandeira da Unesco com a logomarca da instituição.[1]
Bandeira da Unesco com a logomarca da instituição.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, é uma agência especializada da ONU com sede em Paris, na França. Foi fundada no ano de 1945 com o propósito de auxiliar na reconstrução do sistema educacional de países aliados na Segunda Guerra Mundial, porém rapidamente expandiu sua abrangência e objetivos. Hoje, com 193 membros e 11 associados, visa a cooperação internacional para garantir a paz e o desenvolvimento sustentável, atuando nas áreas da educação, da cultura e da ciência.

Confira no nosso podcast: Educação à distância é para todos?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Unesco

  • Unesco é a sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Trata-se de uma agência especializada da ONU com sede em Paris (França).

  • Foi fundada em 16 de novembro de 1945 e conta com 193 países-membros e 11 territórios associados.

  • Suas ações têm como objetivo a promoção da paz mundial por meio de projetos de cooperação internacional nas áreas de educação, ciência e cultura.

  • O órgão visa cumprir as Metas do Desenvolvimento Sustentável estabelecidas na Agenda 2030.

  • A educação é uma das principais frentes de trabalho da Unesco.

  • A agência é responsável, ainda, pelo tombamento de sítios naturais ou construídos, edifícios, monumentos, paisagens naturais e outros em patrimônio da humanidade.

  • Instalou escritório no Brasil em 1964 e começou a atuar efetivamente em 1972. Hoje, diversos projetos são desenvolvidos no país em parcerias com entidades públicas governamentais, da sociedade civil e empresas privadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a Unesco?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, ou Unesco (sigla em inglês), é uma das agências especializadas das Nações Unidas (ONU). Ela tem como objetivo o fomento da paz internacional por meio da cooperação nas áreas da educação, da ciência e da cultura. Além disso, a Unesco trabalha no sentido de atingir as Metas do Desenvolvimento Sustentável que estão estabelecidas desde 2015 na Agenda 2030 da ONU.

A Unesco foi fundada em 16 de novembro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sua sede está localizada na cidade de Paris, capital francesa.

Qual a função da Unesco?

As ações da Unesco se fundam na solidariedade moral e intelectual, prezando pelo diálogo e pela compreensão mútua. Isso porque, conforme explanado pela própria agência, somente arranjos econômicos e políticos não são suficientes para assegurar a paz e o apoio contínuo e genuíno aos indivíduos.

A função do órgão está centrada na elaboração de projetos e iniciativas em parceria com outras agências internacionais, Estados, governos de diversas esferas territoriais, organizações não governamentais e empresas.

A Unesco auxilia na implementação de políticas públicas visando o amplo acesso à educação de qualidade, redução da pobreza e das desigualdades sociais e de gênero, desenvolvimento sustentável, aprimoramento e defesa da ciência, proteção do patrimônio cultural e promoção da cultura das mais diversas origens, e a garantia do compartilhamento de ideias e da liberdade de expressão, que é descrita pela Unesco como direito e condição fundamentais para a democracia e o desenvolvimento.

Leia também: IDH — identificador do grau de desenvolvimento de determinada sociedade

Estados-membros da Unesco

O quadro da Unesco conta com 193 Estados-membros e 11 membros associados. Os associados são em sua maioria ilhas e outros territórios autônomos, como Macau (China), as Ilhas Virgens Britânicas, a Nova Caledônia e Curaçau. O Brasil é membro da Unesco desde 4 de novembro de 1946.

A agência admite países e territórios que não integram a ONU. Para isso, é preciso haver a recomendação do comitê executivo, juntamente da aprovação pela maioria votante na Conferência Geral da Unesco. A Palestina é um desses casos.

Bandeiras dos Estados-membros e territórios associados da Unesco na sede da agência em Paris.
Bandeiras dos Estados-membros e territórios associados da Unesco na sede da agência em Paris.

Como a Unesco atua?

Para o cumprimento de sua missão e de seus objetivos, a Unesco atua em diversas frentes de trabalho:

  • educação;

  • ciências naturais;

  • oceanografia;

  • ciências humanas e sociais;

  • cultura;

  • comunicação e informação.

A agência estabeleceu também o que chamou de prioridades globais e seus grupos-alvo. As duas prioridades da Unesco, hoje, são:

  • Promoção e garantia da equidade de gênero, baseada na ideia de que violações de gênero são violações aos direitos humanos, que constitui um dos objetivos da Agenda 2030;

  • Ações nos países da África, baseando-se na Agenda 2063 da União Africana, que tem como objetivo a garantia do desenvolvimento e da paz no continente, além das metas propostas na Agenda 2030.

Já os grupos definidos como alvo ou prioritários pela Unesco são aqueles para os quais serão voltadas ações específicas e com os quais parcerias serão estabelecidas, a fim de assegurar sua cultura e os seus direitos, auxiliá-los nos diversos desafios que enfrentam diariamente e promover o desenvolvimento nas frentes de trabalho listadas anteriormente. São esses grupos as populações indígenas, os habitantes de pequenas ilhas e de países subdesenvolvidos e jovens entre 15 e 24 anos de idade, intervalo definido e padronizado pela Unesco.

  • Unesco e Patrimônio mundial

A Unesco atua na catalogação de sítios naturais ou artificiais, edifícios e monumentos como patrimônio mundial da humanidade. Por definição, os locais selecionados possuem grande valor histórico, científico, estético, antropológico e cultural para a humanidade, e o tombamento (nome que se dá ao ato de transformar um objeto ou lugar em patrimônio) auxilia na sua preservação e proteção contra a degradação, os desgastes associados à passagem do tempo e à devastação ambiental.

Existem, portanto, dois tipos de patrimônio mundial: o cultural, que é composto por edifícios, sítios arqueológicos e monumentos, e o natural, que abrange hábitats ameaçados de extinção, formações biológicas e geológicas e paisagens naturais.

Saiba mais: Cultura material e cultura imaterial — entenda essas diferentes modalidades culturais

  • Unesco e Educação

A educação é uma das principais frentes de atuação da Unesco, um direito fundamental e uma questão primordial para se atingir outros objetivos, como a paz, erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a agência atua em uma ampla gama de áreas, auxiliando seus membros na implementação de políticas que objetivem garantir um sistema de educação inclusiva e de qualidade, desde a Pré-escola até o nível superior.

Algumas das áreas em que a Unesco atua são:

  • educação para saúde e bem-estar;

  • educação e igualdade de gênero;

  • educação para emergências;

  • educação para o desenvolvimento sustentável;

  • inclusão na educação;

  • avaliação de resultados e aprendizagem;

  • alfabetização;

  • violência escolar;

  • bullying.

Videoaula sobre políticas públicas

História da Unesco

Em meio à Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, algumas das nações europeias envolvidas buscavam uma forma de restabelecer seu sistema educacional no pós-guerra, já que, por estarem envolvidas, foram mais afetadas pelo conflito. Em vista disso, no ano de 1942, foi realizada a Conferência de Ministros Aliados da Educação (Came) no Reino Unido. A reunião tinha o propósito de discutir a reconstrução da estrutura educacional dos países aliados ao final do conflito. Um ano mais tarde, as discussões avançaram, e já se falava na criação de um organismo de cooperação internacional para tratar de questões associadas à educação e à cultura.

Sede da Unesco em Paris, na França
Sede da Unesco em Paris, na França. A agência possui diversos escritórios de representação nos Estados e territórios que são membros ou associados.[2]

Com a adesão de novos países à proposta, foi convocada uma Conferência das Nações Unidas para a criação de uma organização educacional e cultural. O evento teve lugar em Londres, capital do Reino Unido, entre os dias 1º e 16 de novembro de 1945, e contou com a participação de 44 países. No último dia, foi assinado por 37 nações o Ato Constitutivo da Unesco. Após a ratificação por 20 países, ele entrou em vigor no dia 4 de novembro de 1946.

Unesco no Brasil

O Brasil foi um dos países signatários do Ato Constitutivo da Unesco, que entrou em vigor em 1946. A agência atua no país através da Representação da Unesco no Brasil, que foi instaurada em 19 de junho de 1964 e que desempenha sua função na região da América Latina e Caribe. O escritório da Unesco no país está sediado na capital, Brasília, e está em atividade desde o ano de 1972.

Centro da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais
A cidade hi stórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi listada pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade.

O primeiro plano de trabalho da Unesco no Brasil foi assinado em 1993 e se tratava de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) na elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos. Desde então, projetos têm sido desenvolvidos em diversas áreas, como na educação, cultura, ciência, comunicação e informação. Um total de 16 projetos estão vigentes.

Além disso, a Unesco classificou 23 patrimônios da humanidade no Brasil, sendo 15 patrimônios culturais, sete patrimônios naturais e um patrimônio misto (Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro). Entre os patrimônios culturais estão a cidade de Ouro Preto (MG), o centro histórico de Salvador (BA), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e a cidade de Brasília (DF). Áreas protegidas do Cerrado, como a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas (GO), a Amazônia Central, a Área de Conservação do Pantanal e o Parque Nacional Iguaçu (PR) são considerados patrimônios naturais.

Créditos de imagem:

[1] Maxim Ermolenko / Shutterstock.com

[2] Bumble Dee / Shutterstock.com

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Unesco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/unesco.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Verdadeiro ou Falso?

Mapas são representações gráficas em escala reduzida da superfície terrestre ou de parte dela sobre um plano podem ainda representar especialmente determinadas informações gráficas, compondo, assim, os mapas temáticos

Por Anna Clara
Responder
Ver respostas

como era a situaçao da cidade de berlin durantguerra e o periodo da guerra  fria

Por davi Abner
Responder
Ver respostas

Estude agora


Darwinismo social

O darwinismo social é uma corrente de pensamento que se consolidou no século XIX e XX. Baseia-se nas teorias...

O que é social-democracia?

A social-democracia é um modelo político presente em todos os continentes do mundo. Quer saber mais? Não perca esta...