Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Canadá

Geografia

PUBLICIDADE

O Canadá fica na América do Norte, e consiste no segundo maior país do mundo em extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia. Possui um terreno acidentado e climas que variam do Temperado, mais ao sul, ao Ártico, ao norte. A população canadense é hoje de pouco mais de 37,7 milhões de habitantes, os quais se concentram nas porções meridionais do território. O país possui elevados indicadores sociais e econômicos, sendo atualmente uma das maiores economias do planeta.

Leia também: Quais são os países da América?

Dados gerais do Canadá

  • Nome oficial: Canadá
  • Gentílico: canadense
  • Extensão territorial: 9.984.670 km²
  • Localização: América do Norte
  • Capital: Ottawa
  • Clima: Temperado e Ártico
  • Governo: Democracia parlamentar federal sob um sistema de monarquia constitucional
  • Divisão administrativa: províncias e territórios
  • Idioma: inglês e francês
  • Religiões:

            - Catolicismo: 34,7%

            - Protestantismo: 13,4%

            - Anglicanismo: 4%

            - Outras religiões cristãs: 5,1%

            - Islamismo: 3,6%

            - Outras religiões: 7,5%

            - Não religiosos e ateus: 25,8%

            - Desconhecido: 5,9%

  • População: 37.742.000 habitantes (ONU, 2020)
  • Densidade demográfica: 4,2 hab/km²
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,929
  • Moeda: Dólar canadense (CAD)
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,76 trilhões
  • PIB per capita: US$ 46.194,72
  • Gini: 0,333
  • Fuso horário: Seis fusos horários

            - Na capital: Horário Padrão do Leste (EST), GMT -5 horas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Canadá

Os primeiros povos estrangeiros que aportaram em terras canadenses foram os vikings, mais precisamente na costa leste do país (ou costa atlântica), por volta do ano 1000. Entretanto, o início do povoamento do território que hoje conhecemos como Canadá aconteceu em épocas muito posteriores.

Os europeus chegaram à região somente no final do século XV, e, no século seguinte, teve início a era colonial canadense, tendo à frente os britânicos. Nesse mesmo período os franceses se estabeleceram no país, formando seus próprios domínios. Algumas das províncias em que se dividia o território canadense se uniram, e deu-se início ao processo de independência política do Canadá, em 1867.

Com o tempo, outras áreas foram se incorporando a esse território e declarando sua independência com relação à Grã-Bretanha. Em 1982, o Canadá promulgou a Carta Canadense de Direitos e Liberdades, um marco para a soberania para o país.

Veja também: Independência dos Estados Unidos – resultado da divergência entre a Inglaterra e as Treze Colônias

Mapa do Canadá

Localização do Canadá.
Localização do Canadá.

Geografia do Canadá

Com quase 10 milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial, o Canadá é o segundo maior país em área do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. O país está localizado na América do Norte e faz fronteira com apenas uma nação: os Estados Unidos, o que inclui o território do Alasca, a oeste.

Milhares de ilhas compõem o chamado Arquipélago Ártico Canadense, no oceano Ártico, ao norte do Canadá continental. Considerando também essas áreas, a linha costeira canadense possui 202.080 km.

  • Clima do Canadá

Dois tipos climáticos são predominantes no território canadense: o Temperado, que ocorre nas terras ao sul, e o Ártico (e as suas subclasses), que se distribui pelas porções mais ao norte. Sob influência da maritimidade e do relevo, as províncias das costas leste e oeste experimentam os maiores índices de precipitação na forma de chuva durante o outono e o inverno.

As condições climáticas mais extremas se instalam ao norte, que, além dos invernos rigorosos, registra as temperaturas mais baixas do Canadá e os maiores volumes de precipitação na forma de neve. Em determinadas áreas, os solos se encontram permanentemente congelados.

  • Relevo do Canadá

Mais da metade do Canadá está inserida no Escudo Canadense, abrangendo tanto as terras continentais quanto o conjunto de ilhas ao norte. Trata-se de uma formação muito antiga e intensamente transformada pela ação dos agentes erosivos. Os terrenos centrais são, por conta disso, marcados pelo relevo acidentado, com altitudes médias de 600 metros e as maiores elevações nas bordas.

A costa oeste é a principal área montanhosa do Canadá, com destaque para as Montanhas Rochosas. Fica nessa região o monte Logan, maior pico do país, com 5959 metros de altitude.

Imediatamente a leste da região montanhosa da costa do pacífico, fica a área de Pradaria, marcada pela presença de colinas, ao norte, e terrenos planos, ao sul.

Pelo extremo leste do território canadense, estende-se parte da cordilheira dos Apalaches.

O oeste canadense é uma região marcada pela presença de montanhas, como a extensão norte das Montanhas Rochosas.
O oeste canadense é uma região marcada pela presença de montanhas, como a extensão norte das Montanhas Rochosas.
  • Vegetação do Canadá

A partir do norte, seguindo o padrão de distribuição climática, a cobertura vegetal do Canadá é formada pelas espécies características de Tundra, Taiga e Pradaria. Estima-se que a área florestada no país seja de 38,7% do seu território (ONU, 2017).

  • Hidrografia do Canadá

O Canadá possui uma grande quantidade de lagos naturais e rios que formam sua vasta rede de drenagem. Seu rio mais extenso é o Mackenzie, com 4241 km.

O país abriga também parte dos Grandes Lagos na sua fronteira sudeste com os Estados Unidos. Fica em Déline, nos Territórios do Noroeste, o maior lago do país, o Grande Lago do Urso, com 31.153 km².

Leia também: Quais são as partes de um rio?

Demografia do Canadá

A população canadense é de 37.742.000 habitantes, com a maior parte se concentrando nas áreas meridionais do país. O território do Canadá pode ser considerado pouco povoado, com densidade de 4,2 hab/km².

Quase 82% da população se encontram em áreas urbanas. A cidade mais populosa do Canadá é Toronto, a sudoeste da capital, com 6,2 milhões de habitantes na sua região metropolitana. Ottawa, por sua vez, reúne 1.378.200 habitantes.

Além dos canadenses nascidos no país, a população é formada por diversos grupos, como ingleses, escoceses, franceses, irlandeses, alemães, populações indígenas norte-americanas e outros. Os idiomas inglês e francês são as línguas oficiais do Canadá, sendo o segundo falado principalmente na província de Quebec e por outras comunidades francófonas do leste.

O Canadá possui uma das mais elevadas expectativas de vida do mundo, que é de 82,2 anos.

Economia do Canadá

A economia canadense é a nona maior do mundo. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que o PIB do país a preços correntes é atualmente de 1,76 trilhões de dólares, cuja maior parcela é referente ao setor de serviços em conjunto com a indústria.

O subsolo canadense é rico em recursos naturais, como petróleo e gás natural, minério de ferro, cobre, zinco, urânio, potássio, entre outros, o que orienta muitos setores econômicos, notadamente a indústria. O país se destaca também na produção de papel e celulose e em equipamentos de transporte.

O setor agropecuário é voltado para a pesca, além da produção de carne de porco e leite. Apesar da diminuta quantidade de terras agricultáveis (4,7%), o Canadá produz milho, cevada, trigo, soja e colza, além de vegetais voltados ao consumo interno.

Bandeira do Canadá

A bandeira canadense traz estampada a folha de bordo (maple leaf, no inglês), um dos símbolos do país.
A bandeira canadense traz estampada a folha de bordo (maple leaf, no inglês), um dos símbolos do país.

Cultura do Canadá

A cultura canadense é formada por meio da influência das diversas nacionalidades que se encontram no território do país, sobretudo as inglesa, estadunidense e francesa. Predominam, ainda, os costumes e tradições das populações indígenas em determinadas áreas.

O Dia do Canadá é celebrado anualmente em 1º de julho para relembrar o início do processo de independência política, em 1867. Muitos feriados são compartilhados com os Estados Unidos e celebrados como naquele país, sendo os mais populares o Halloween e o Dia de Ação de Graças.

Pensando na gastronomia, o poutine é um dos principais pratos tradicionais canadenses. Tem origem na província de Quebec, e é composto por batata frita, queijo coalho e molho de carne que cobre os demais ingredientes.

O Dia do Canadá é marcado por celebrações em todo o país, e relembra sua unificação e independência política.
O Dia do Canadá é marcado por celebrações em todo o país, e relembra sua unificação e independência política.

Infraestrutura do Canadá

O Canadá possui elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e sua população desfruta de uma boa qualidade de vida, levando-se em conta questões como moradia, acesso à educação, segurança, emprego e renda, conforme dados da OCDE.

Toda a população canadense possui acesso à eletricidade. Com relação a ela, a maior parcela da capacidade instalada corresponde a fontes renováveis, como a hidrelétrica. A matriz é composta, ainda, por combustíveis fósseis e energia nuclear.

O país é o quarto em número de aeroportos no mundo, e possui quase 80 mil km de ferrovias. Dentre as rodovias nacionais, destaca-se a Trans-Canada Highway, que cruza o país no sentido leste–oeste e possui 7821 km de extensão.

Veja também: Os 10 países mais pobres do mundo

Governo do Canadá

O Canadá é uma monarquia constitucional na qual o chefe de Estado é o monarca em exercício no Reino Unido. No entanto, o país é também uma democracia parlamentar federal, que tem à sua frente um governador-geral, que representa a rainha, e o primeiro-ministro, eleito mediante voto popular.

Curiosidades sobre o Canadá

A maior população de ursos-polares do mundo vive no Ártico canadense.
A maior população de ursos-polares do mundo vive no Ártico canadense.

 

  • O nome Canadá é proveniente da palavra kanata, originária do povo indígena iroquês e que significa “povoado” ou “vila”.
  • O país abriga 20% dos reservatórios de água doce do mundo e 7% da água renovável do planeta.
  • Montreal é a segunda cidade do mundo em número de falantes de francês. A primeira é Paris, capital da França.
  • O hóquei é um dos principais esportes praticados no país.
  • O Canadá é o país que concentra o maior número de ursos-polares do mundo.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Listagem de Artigos