PUBLICIDADE
A Croácia é um país europeu localizado na região sudeste do continente, com população de quatro milhões de habitantes. Pertenceu à ex-Iugoslávia até o ano de 1991, quando foi declarada a sua independência.
Trata-se de um país desenvolvido, com economia concentrada no setor de serviços e na indústria, além da grande importância das atividades turísticas. Sua paisagem litorânea, banhada pelo Mar Adriático, é formada pelo relevo cárstico, com terrenos formados por montanhas e planícies no interior.
Leia também: Quais são os países da Europa?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Croácia
- 2 - Dados gerais da Croácia
- 3 - História da Croácia
- 4 - Mapa da Croácia
- 5 - Geografia da Croácia
- 6 - Demografia da Croácia
- 7 - Economia da Croácia
- 8 - Cultura da Croácia
- 9 - Infraestrutura da Croácia
- 10 - Governo da Croácia
- 11 - Curiosidades sobre a Croácia
Resumo sobre a Croácia
-
A Croácia é um país localizado na região sudeste da Europa, tendo como capital a cidade de Zagreb.
-
Pertenceu à Iugoslávia, território do qual se tornou independente em 1991.
-
Possui climas mediterrâneo e temperado, com terrenos formados por planícies, montanhas e relevo cárstico no litoral.
-
É um país populoso, com 4 milhões de habitantes e densidade de 73,4 hab./km².
-
Apresenta elevado índice de desenvolvimento, com economia concentrada no setor terciário, com destaque para o turismo, e também na indústria.
Dados gerais da Croácia
-
Nome oficial: República da Croácia.
-
Gentílico: croata.
-
Extensão territorial: 56.594 km² (ONU, 2020).
-
Localização: sul da Europa.
-
Capital: Zagreb.
-
Clima: temperado continental.
-
Governo: república parlamentarista.
-
Divisão administrativa: 20 condados e 1 município (Zagrebe).
-
Idioma: croata.
-
Religiões:
-
católica: 86,3%;
-
ortodoxa: 4,4%;
-
islâmica: 1,5%;
-
outras: 1,5%;
-
sem especificação: 2,5%;
-
sem religião ou ateus: 3,8%.
-
-
População: 4.105.000 habitantes (ONU, 2020).
-
Densidade demográfica: 73,4 hab./km² (ONU, 2020).
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,851.
-
Moeda: kuna (HRK).
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 65,22 bilhões (FMI, 2021).
-
PIB per capita: US$ 16.220 (FMI, 2020).
-
Gini: 0,297 (Banco Mundial, 2018).
-
Fuso horário: GMT +2 horas.
-
Relações exteriores:
-
União Europeia;
-
Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);
-
Banco Mundial;
-
ONU;
-
Unesco.
-
História da Croácia
A ocupação da área que pertence hoje ao território croata é muito antiga, exercendo desde o início de seu povoamento o papel de conexão entre duas regiões distintas do continente europeu, isto é, meridional e central. A Croácia passou por uma série de domínios estrangeiros, fato que se deveu sobretudo à sua posição estratégica. O mais duradouro deles foi o domínio húngaro, que se estabeleceu naquela região no ano de 1091 e antecedeu o Império Austro-Húngaro até o início da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918.
Nesse período, a Croácia passou a fazer parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovênios, que se unificou dando origem à Iugoslávia e que se tornou, ao final da Segunda Guerra Mundial, uma república de regime socialista. O desmembramento do território iugoslavo decorreu da morte do seu então líder, Josip Broz Tito, e com o eventual fim do regime comunista no leste da Europa em 1989.
A independência da Croácia foi declarada dois anos mais tarde, em 1991, o que foi seguido de um período de intensos conflitos contra o movimento separatista em curso, uma vez que outras nações também declararam a sua independência da Iugoslávia. A Croácia é atualmente uma das principais nações da região leste da Europa, contando com uma economia desenvolvida e uma população que chega a quatro milhões de habitantes.
Leia também: Ustasha e o Estado fantoche da Croácia
Mapa da Croácia
Geografia da Croácia
A Croácia é um país europeu que está localizado na região sul do continente, com parte do seu território na Península dos Bálcãs. É banhado a oeste e sul pelo Mar Adriático, e faz fronteira com outros cinco países:
-
Eslovênia, ao norte e noroeste;
-
Hungria, a nordeste;
-
Sérvia, a leste;
-
Bósnia e Herzegovina, a sudeste;
-
Montenegro, a sudeste.
Vejamos na sequência algumas das principais características físicas desse país.
-
Clima da Croácia
Dois tipos climáticos são observados na Croácia, sendo eles o mediterrâneo e o temperado continental. O segundo é predominante no território croata, marcado pelos verões quentes e chuvosos, que podem chegar a até 40 ºC, e invernos rigorosos, com temperaturas próximas ou abaixo de 0 ºC, ocorrendo precipitação na forma de neve. Na costa e sobretudo nas ilhas croatas, ocorre o clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos.
-
Relevo da Croácia
O relevo da Croácia é composto por três grandes unidades. A primeira delas fica no norte e nordeste do país, caracterizada por extensas áreas de planícies. Na porção central do país, predomina um cinturão montanhoso, que é parte dos Alpes Dináricos.
Já o litoral croata possui terrenos muito diversos, sendo caracterizado pelo que chamamos de relevo cárstico, que se forma sobre rochas calcárias a partir de reações químicas que levam à sua dissolução, compondo, assim, paisagens únicas com a presença de vales, cavernas, lagos e dolinas.
-
Vegetação da Croácia
A cobertura vegetal da Croácia é também compartimentada entre a região costeira, onde predominam campos e vegetação rasteira, e a sua porção interiorana, em que estão presentes florestas formadas por árvores de grande porte, como os carvalhos.
-
Hidrografia da Croácia
Os rios Sava e Drava são os dois principais cursos d’água que banham o território croata, de um total de 26 mananciais. O primeiro tem a sua nascente localizada na Eslovênia, enquanto o segundo é originário da Itália. O substrato de origem cárstica do litoral e parte central da Croácia favorece também a circulação de água pelo seu subterrâneo e, em superfície, a formação de lagos e dolinas.
Demografia da Croácia
A Croácia conta atualmente com uma população de 4.105.000 habitantes, de acordo com as informações das Nações Unidas para o ano de 2020, sendo o quarto país mais populoso dos Bálcãs, considerando que grande parte do território croata está inserida nessa região. Levando em consideração a distribuição populacional, comparativamente aos demais países europeus, a Croácia é pouco povoada. Sua densidade demográfica é de 73,4 hab./km² (ONU, 2020).
A maior parte dos croatas vive nas cidades, sendo a sua taxa de urbanização de 57,9%. A região norte do país é a mais densamente povoada, com a diminuição da concentração populacional na medida em que se aproxima do sul, principalmente nas suas ilhas, que não possuem grande aporte de habitantes. Sua capital, Zagreb, reúne aproximadamente 16,7% de toda a população, com mais de 685 mil habitantes.
A população croata vem passando por um processo de encolhimento e também de envelhecimento, com crescimento negativo de 0,48% no ano de 2021, possuindo um dos índices de nascimentos mais baixos do mundo (8,68/1000) e, em contrapartida, a 10ª maior mortalidade (12,78/1000). A idade mediana da população é de 43,9 anos, 18ª mais elevada do mundo, ao passo que a expectativa de vida ao nascer é de 76,97 anos.
Confira no nosso podcast: Qual a relação entre o envelhecimento populacional e a economia?
Economia da Croácia
Após um período de crise econômica que veio imediatamente após a dissolução da Iugoslávia, território ao qual a Croácia estava integrada até o ano de 1991, a economia interna do país passou por um processo de crescimento estável nas primeiras décadas do século XXI, mais precisamente entre 2000 e 2007. Isso se deveu ao crescimento do turismo na Croácia e, por conseguinte, à intensificação do consumo, tanto efetuado pela população local quanto pelos visitantes. Nesse mesmo intervalo de tempo, em 2003, a Croácia solicitou seu ingresso na União Europeia, o que foi efetivado uma década mais tarde, em julho de 2013.
A Croácia tem um Produto Interno Bruto (PIB) de 65 bilhões de dólares, cuja maior parcela (70%) é derivada do setor terciário, com grande destaque para as atividades ligadas ao turismo e também ao comércio. A indústria croata se concentra principalmente no processamento de alimentos e produção de bebidas, como vinho, no refino de petróleo, na produção de eletrônicos e na metalurgia. A agropecuária responde por uma parcela muito pequena do PIB croata e é voltada para a produção de uvas, semente de girassol, milho, trigo, beterraba-sacarina, cevada e soja, bem como carne de porco e leite.
Cultura da Croácia
A Croácia possui uma cultura muito rica e que foi constituída no curso de séculos de história. Atualmente, a etnia predominante no país é a croata, que forma 90% da sua população e caracteriza assim os costumes e expressões culturais predominantes. No entanto, há ainda muitos representantes das culturas sérvia, bósnia, eslovaca, checa e também romani.
Dentre os idiomas falados no país, destacam-se o croata, língua oficial expressa por 95,6% dos seus moradores, o sérvio e outros idiomas de países pertencentes principalmente ao Leste Europeu. A religião católica é praticada pela grande maioria dos croatas, mas há também seguidores das fés cristã ortodoxa e islâmica, não havendo dados disponíveis a respeito de outras crenças.
A independência croata é um fato bastante celebrado no país. Além disso, a Croácia possui tradicionalmente uma grande quantidade de festivais como:
-
o carnaval de Rijeka,
-
o Festival de Luzes de Zagreb,
-
as procissões de primavera e
-
o Festival Internacional de Folclore.
Destaca-se ainda a importância do futebol, que é o esporte mais popular na Croácia. Os frutos do mar e queijos são itens muito utilizados na gastronomia, assim como licores de cereja (Marrasquino), uma massa conhecida como Grenadir Marša e a sobremesa Kajzeršmarn, que estão entre os itens típicos da culinária croata.
Infraestrutura da Croácia
A Croácia é um país urbanizado, mas que possui uma ampla porcentagem de sua população vivendo na zona rural. É, além disso, uma nação que apresenta boa renda e serviços que refletem no seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, com valor de 0,851.
Os dados das Nações Unidas indicam que uma parcela de 64,3% da população urbana acessa redes seguras de saneamento. O acesso às redes de água e energia são, no entanto, bastante abrangentes e chegam à quase totalidade da população croata. A matriz energética do país é dividida quase equitativamente entre combustíveis fósseis e fontes renováveis, com destaque para a água.
Já os deslocamentos na Croácia são feitos por meio das rodovias principalmente, mas o país dispõe também de ferrovias e hidrovias. No transporte por via aquática, destacam-se quatro grandes portos (Ploce, Rijeka, Sibenik, Split), um terminal petrolífero e um porto fluvial. O principal aeroporto da Croácia fica na capital, Zagreb.
Leia também: Quais são os problemas ambientais encontrados no meio urbano?
Governo da Croácia
A Croácia possui um governo republicano parlamentarista, por meio do qual o presidente exerce o papel de chefe de Estado e o primeiro-ministro tem a função de chefe de governo. A sede do governo croata fica localizada na cidade de Zagreb.
Curiosidades sobre a Croácia
-
O território croata é formado por mais de 1200 ilhas e ilhotas, por isso recebe o apelido de Terra das Mil Ilhas.
-
A linha costeira da Croácia possui 5.835 km, dos quais 4.058 km correspondem às ilhas.
-
A Croácia abriga a menor cidade do mundo, Hum.
-
A região costeira da Dalmácia, mais precisamente as cidades de Split e Dubrovnik, serviram de cenário para as gravações da série “Game Of Thrones” (Guera dos Tronos).
-
Uma das ilhas do país possui formato que se assemelha a um coração, sendo, por isso, conhecida como Ilha do Amor.