Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Diferença simbólica entre o Dia da Abolição da Escravatura e o Dia da Consciência Negra

Dia da Abolição da Escravatura e Dia da Consciência Negra são importantes datas comemorativas do Brasil, mas que possuem significados distintos para o movimento negro.

Mãos negras levantadas com punhos fechados em referência ao movimento negro.
O movimento negro brasileiro considera mais importante o Dia da Consciência Negra na luta contra o racismo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia da Abolição da Escravatura e o Dia da Consciência Negra são importantes datas para a história brasileira e tratam do racismo e da luta contra a escravidão. Ainda assim, as duas datas são enxergadas de maneira diferente pelos movimentos negros do Brasil.

O 13 de maio é uma data que ressalta a necessidade de luta contra o racismo, uma vez que a abolição não foi acompanhada de melhorias para os negros do Brasil, que foram apagados ainda do processo de abolição.

O Dia da Consciência Negra, por sua vez, é uma data de luta mas também de celebração, pois ressalta o papel dos negros na formação do Brasil, além do seu papel de protagonismo na luta contra o racismo e a escravidão. Essa data, celebrada em 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Leia também: Afinal, o que é racismo?

Tópicos deste artigo

Resumo

  • O 13 de maio não é uma data de celebração para os movimentos negros no Brasil.

  • O dia 20 de novembro é a data preferida pelos movimentos negros para celebrar a cultura e história negras no Brasil.

  • A abolição é vista de maneira crítica, pois apagou a luta dos negros contra a escravidão e porque não promoveu melhorias na vida dessas pessoas no Brasil.

  • O Dia da Consciência Negra relembra a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695.

  • O Dia da Consciência Negra é feriado em muitas cidades brasileiras.

Existe diferença nas celebrações do Dia da Abolição da Escravatura e do Dia da Consciência Negra?

O Dia da Abolição da Escravatura, celebrado em 13 de maio, e o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, são importantes datas no calendário brasileiro e remontam a acontecimentos importantes da história brasileira. A primeira remete à proibição da escravidão no Brasil, por meio da Lei Áurea, e a segunda se refere à morte de Zumbi dos Palmares.

Nos dois casos, as datas se relacionam com a escravidão no Brasil e a luta da população negra contra essa instituição que existiu por mais de 300 anos. Apesar de as datas tratarem da luta dos negros contra a escravidão e o racismo no Brasil, os movimentos negros as enxergam de maneira distinta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primeiramente, o Dia de Abolição da Escravatura remonta ao decreto da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Essa lei, assinada pela princesa Isabel, determinou o fim da escravidão no Brasil sem que os donos de escravizados recebessem indenização do Estado. Estima-se que 720 mil escravizados tenham recebido sua liberdade com essa lei.

O 13 de maio, por sua vez, passou a ser visto como uma data de luta e não de celebração. Isso porque toda a luta dos negros pelo fim da escravatura sofreu um forte apagamento na memória histórica do brasileiro. As personalidades negras engajadas no abolicionismo foram esquecidas e a luta dos negros, escravizados ou libertos, foi em grande parte esquecida também.

Além disso, a abolição da escravatura não veio acompanhada de nenhuma ação do governo brasileiro para garantir a integração dos negros na sociedade. Com isso, essa parcela permaneceu marginalizada, não tendo acesso à educação nem à terra, e com oportunidades de emprego muito limitadas.

Dessa forma, o 13 de maio passou a ser visto como uma data que, além de apagar o protagonismo dos negros, deu continuidade ao racismo vigente contra eles, apesar da mudança que também causou. É uma data importante e simbólica, mas considerada um momento de luta e não de celebração propriamente.

O dia 20 de novembro foi estabelecido pelos movimentos negros do Brasil como uma data mais apropriada para celebrá-los e promover a luta contra o racismo. É considerado um dia de luta, uma vez que o Brasil precisa caminhar muito em relação ao racismo. Esse dia também é visto como uma lembrança do protagonismo negro na luta contra a escravidão e o racismo no Brasil.

Além disso, o dia 20 de novembro veio para estabelecer novos heróis negros, como Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta e da autonomia dos negros no território brasileiro.

Leia também: Dandara dos Palmares — umas das lideranças guerreiras do Quilombo dos Palmares

O que foi a abolição da escravatura?

A abolição da escravatura, como mencionado, determinou, em 13 de maio de 1888, o fim da escravidão no Brasil, libertando todos os escravizados no território nacional. Seus antigos donos não receberam nenhuma indenização e cerca de 720 mil escravos conquistaram a liberdade com a Lei Áurea.

Essa lei foi assinada pela princesa Isabel, princesa regente do Brasil, pois seu pai, d. Pedro II, estava em viagem para a Europa. A assinatura foi recebida com festa pela população, pois concretizou uma luta popular que se arrastava por décadas, em especial na de 1880.

Esse movimento foi operado pelos próprios escravizados, que fugiam e se rebelavam, mas também pelo movimento abolicionista, que utilizou diferentes estratégias para dar força à causa. A população, em especial as das principais cidades, também apoiou o fim da escravidão. No fim, a abolição era inevitável e acabou sendo a saída adotada pela monarquia.

Os negros não receberam suporte, como mencionado, e seguiram sofrendo com o racismo e a falta de oportunidades. Para saber mais sobre o processo de abolição, clique aqui.

O que é o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma data comemorativa que existe no Brasil e que procura celebrar a cultura negra e sua importância na formação de nosso país, assim como é um momento para relembrar toda a luta dos negros contra a escravidão e o racismo estabelecido em nossa sociedade.

Essa data é celebrada em 20 de novembro, dia em que Zumbi dos Palmares foi morto, em 1695. Zumbi foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior da história brasileira e conhecido por resistir por cerca de um século aos ataques portugueses. Essa data foi sugerida por movimentos negros como um contraponto à celebração do 13 de maio.

A data foi oficialmente dada como comemorativa em 2011 e é considerada feriado em algumas cidades do Brasil. Para saber mais sobre ela, clique aqui.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Diferença simbólica entre o Dia da Abolição da Escravatura e o Dia da Consciência Negra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/diferenca-simbolica-entre-o-dia-da-abolicao-da-escravatura-e-o-dia-da-consciencia-negra.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


13 de maio — Dia da Abolição da Escravatura

Saiba mais sobre o dia 13 de maio, conhecido como o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Entenda como foi esse processo no século XIX.
Datas Comemorativas - 2024

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

Acesse para saber por que se comemora o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Entenda quem foi Zumbi e veja como o racismo está presente no nosso cotidiano.
Datas Comemorativas - 2024

Abolição da escravatura

Descubra com este texto mais detalhes sobre como ocorreu a abolição da escravatura no Brasil, no final do século XIX. Entenda também o que foram as leis abolicionistas.
História do Brasil

Como ficou a vida dos ex-escravos após a Lei Áurea?

Clique no link e acesse este texto para saber mais a respeito das mudanças que aconteceram na vida dos negros após a abolição da escravatura.
História do Brasil

Consciência negra

Entenda o que é consciência negra e qual o lugar e a importância dessa ideia em um mundo com tanta desigualdade racial. Veja também a origem desse termo no Brasil.
Sociologia

Dandara dos Palmares

Conheça vida de Dandara dos Palmares. Descubra quem foi, o que sabemos sobre a vida dela e como morreu.
História

Quilombo dos Palmares

Acesse este texto para saber mais informações sobre o maior quilombo que existiu no Brasil e que foi construído na região de Alagoas: o Quilombo dos Palmares.
História do Brasil

Zumbi dos Palmares

Leia este texto a respeito da vida e da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares — o maior quilombo da história brasileira.
Biografia