Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Golpe da Maioridade

O Golpe da Maioridade foi o movimento político que garantiu a Dom Pedro II ser coroado imperador do Brasil com apenas 13 anos de idade, dando início ao Segundo Reinado.

Dom Pedro II foi o segundo imperador do Brasil e chegou ao poder após o Golpe de Maioridade, que lhe garantiu a coroação com apenas 13 anos de idade.
Dom Pedro II foi o segundo imperador do Brasil e chegou ao poder após o Golpe de Maioridade, que lhe garantiu a coroação com apenas 13 anos de idade.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Golpe da Maioridade foi a antecipação da coroação de Dom Pedro II no trono brasileiro, quando ele tinha apenas 13 anos de idade. De acordo com a Constituição de 1824, um dos requisitos para a coroação imperial era a maioridade, isto é, que o herdeiro do trono tivesse completado 18 anos de idade. Porém, como muitas províncias estavam passando por várias rebeliões, a solução encontrada para pacificar o Império era a coroação do novo imperador, mesmo que antecipadamente, tendo em vista que o trono estava vago desde 1831, logo após a abdicação de Dom Pedro I.

Leia também: Causas e consequências da vinda da família real para o Brasil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Golpe da Maioridade

  • O Golpe da Maioridade foi a antecipação da coroação de Dom Pedro II no trono do Império brasileiro, em 1840.

  • O imperador só poderia ser coroado com 18 anos de idade, mas a antecipação se deu por conta das revoltas provinciais.

  • As consequências do golpe foram a centralização do poder nas mãos do imperador e a pacificação das rebeliões nas províncias.

O que foi o Golpe da Maioridade?

O Golpe da Maioridade foi a antecipação da coroação de Dom Pedro II no trono do Império brasileiro, quando ele tinha apenas 13 anos de idade. A Constituição de 1824, que vigorou durante todo o período imperial, exigia como um dos requisitos para a coroação que o imperador tivesse a maioridade, ou seja, que ele tivesse 18 anos de idade.

Pedro de Alcântara era filho de Dom Pedro I e herdeiro do trono imperial. Logo após a abdicação do seu pai, em 1831, ele não pôde assumir o poder imediatamente por conta da sua pouca idade. Era preciso aguardar a sua maioridade para que ele fosse coroado imperador do Brasil.

Enquanto Dom Pedro II não atingia a maioridade, o poder no Brasil foi ocupado por uma Regência. Primeiramente foi uma Regência Trina, composta por três integrantes, e, por fim, uma Regência Una, com apenas uma pessoa governando o império. Nesse período de ausência do imperador, alguns poderes exclusivos dele foram suspensos, como o Poder Moderador e o Conselho de Estado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Período Regencial (1831-1840) foi marcado por várias mudanças políticas. O Ato Adicional de 1834 descentralizou o poder entre as províncias e lhes garantiu relativa autonomia. Dessa forma, o poder local foi disputado por vários grupos políticos, o que gerou revoltas. As ideias republicanas também motivaram essas revoltas. Nesse contexto, a instabilidade política acendeu as discussões sobre a antecipação da maioridade de Dom Pedro II.

Criou-se, então, o Clube da Maioridade, que buscava angariar apoio à coroação do novo imperador, apesar de ele não ter feito 18 anos de idade. Antônio Carlos de Andrada e Silva foi o fundador desse clube e suas ideias rapidamente ganharam destaque na imprensa e apoio popular. A coroação de Dom Pedro II era vista como a garantia da ordem social e política no Brasil Império.

Em maio de 1840, a Câmara aprovou a lei que garantia a antecipação da coroação de Dom Pedro II. No dia 23 de junho do mesmo ano, inaugurava-se o Segundo Reinado, com a coroação de Dom Pedro II.

Leia também: Brasil Império nas questões do Enem

  • Videoaula sobre o Segundo Reinado no Enem: política, sociedade e economia

Quais foram as consequências do Golpe da Maioridade?

Bandeira do Império brasileiro, que vigorou de 1882 a 1889.
Bandeira do Império brasileiro, que vigorou de 1882 a 1889.

A autonomia das províncias foi revogada pouco antes da chegada de Dom Pedro II ao poder. Dessa forma, o governo central retomou os poderes absolutos que tinha antes da abdicação de Dom Pedro I. Além disso, o novo imperador retomou o Poder Moderador, que havia sido suspenso no Período Regencial. Nesse ínterim, um dos primeiros desafios de Dom Pedro II era solucionar a Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul.

Assumindo o Império brasileiro com pouca idade, Dom Pedro II governou por muito tempo, tornando-se o governante que mais tempo esteve no poder ao longo de nossa história. O Segundo Reinado começou em 1840, logo após o Golpe da Maioridade, e só terminou em 15 de novembro de 1889, por conta da Proclamação da República.

 

Por Carlos César Higa
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HIGA, Carlos César. "Golpe da Maioridade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/o-golpe-maioridade.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Quantas Constituições o Brasil já teve?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Quem foi Tiradentes?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Com o êxito obtido no “Golpe da Maioridade”, qual era a expectativa dos liberais com a chegada de Dom Pedro II ao poder?

Exercício 2

Por qual motivo a formação de um gabinete liberal não foi suficiente para se consolidar os interesses desse mesmo partido no governo de Dom Pedro II? E qual medida foi tomada pelos liberais mediante tal impasse?

PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...