Genética

A Genética é a parte da Biologia que estuda os genes e os mecanismos que garantem a hereditariedade.

A compreensão de que o DNA carrega as informações básicas de cada indivíduo foi essencial para o desenvolvimento da Genética

Desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação.

A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Mendel esperava, com o desenvolvimento de seus trabalhos com ervilhas, entender por que o cruzamento entre híbridos gerava descendentes tão diferentes. Segundo alguns autores, com esses trabalhos, Mendel pretendia criar formas de desenvolver plantas híbridas que conservassem características importantes para a agricultura.

Mapa Mental: Conceitos em Genética

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Para a realização de seus trabalhos, Mendel escolheu ervilhas e analisou sete características: o tamanho da planta, textura da semente, cor da semente, forma da vagem, cor da vagem, cor da flor e posição da flor. A escolha da planta foi essencial para o sucesso de suas pesquisas, uma vez que a ervilha apresenta fácil cultivo, várias sementes e ciclo reprodutivo curto.

Uma das leis propostas por Mendel em seu trabalho foi a segregação dos fatores, conhecidos hoje por genes. Segundo o pesquisador, cada pessoa apresenta uma par de fatores para cada característica que se separa no momento da formação dos gametas. No momento da fecundação, os gametas do pai e da mãe juntam-se, levando consigo suas características.

Mendel contribuiu de maneira grandiosa para os estudos da Genética e, por isso, é considerado hoje o pai dessa ciência. Os trabalhos desse pesquisador, no entanto, ficaram esquecidos por muitos anos, sem nenhuma utilização. Entretanto, em 1900, os pesquisadores Correns, Tschesmak e De Vries redescobriram independentemente os trabalhos de Mendel ao estudar plantas híbridas. Esses três botânicos contribuíram para a aceitação das ideias de Mendel e para o início dos estudos genéticos em humanos.

Outro trabalho que merece destaque é o de Morgan, que estudou a mosca drosófila e compreendeu que a transmissão de algumas características era determinada pelo sexo. Seu trabalho deu enfoque especial às mutações e sua transmissão para os descendentes. Em 1926, esse pesquisador publicou o livro The Theory of the Gene, no qual explicou que a hereditariedade está ligada a unidades passadas de pais para filhos.

Anos depois, a Genética passou por um grande avanço com a descoberta de que o DNA seria a estrutura-chave que carregava a informação genética. Entre os vários trabalhos com essa molécula, destacou-se o de Watson, Crick, Wilkins e Franklin, em 1953, que demonstrou a estrutura de dupla hélice do DNA.

Após a descoberta da estrutura do DNA, diversos outros trabalhos foram realizados a fim de entender quem era responsável por produzir as proteínas. A ideia de que o DNA seria responsável pela síntese de RNA e de que este, por sua vez, seria responsável pela produção de proteínas foi postulada por Crick, em 1958, e ficou conhecido como Dogma Central da Biologia Molecular.

A partir dessas descobertas, diversos avanços ocorreram na Biologia Molecular e afetaram diretamente o desenvolvimento da Genética. Entre esses importantes avanços, destaca-se a técnica do DNA recombinante, que se caracteriza pela capacidade de isolar um trecho de DNA e colocá-lo em uma bactéria a fim de produzir cópias desse trecho. Com isso, foi possível fazer com que organismos produzam substâncias de interesse econômico.

O avanço da Genética modificou completamente o mundo atual, tornando possível, por exemplo, criar clones, alimentos transgênicos resistentes às pragas, realizar testes de paternidade e solucionar crimes, mapear doenças e realizar aconselhamento genético.

Confira os textos dispostos mais abaixo para conhecer as novidades no campo da genética e entender os princípios que norteiam esse campo de estudos da Biologia.

Bons estudos!

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genetica.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Conceitue cada uma das simbologias abaixo:

Julgue as alternativas abaixo com V ou F:

A) (  ) Heredogramas são representações gráficas das relações de parentesco entre indivíduos de uma família.

B) (  ) Podemos afirmar que o genótipo é o resultado da interação entre fenótipo e o ambiente.

C) (  ) Cruzamentos-teste  são utilizados, entre outras coisas, para determinar genótipos.

D) (  ) Um homem de sangue B e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo O.

E) (  ) Um homem de sangue O e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo B.

Artigos Genética

O aconselhamento genético é importante para que se conheça a probabilidade de se transmitir uma doença genética

Aconselhamento genético

Compreenda o que é o aconselhamento genético e sua função.

Os genes letais causam a morte do portador

Alelos letais

Os alelos letais são aqueles que podem levar o portador à morte. Clique aqui e saiba mais sobre esses genes descobertos em 1904.

A cor da pelagem dos coelhos é um exemplo clássico de poliaelia

Alelos múltiplos ou polialelia

Clique aqui e veja o que são alelos múltiplos, fenômeno também conhecido como poliaelia.

Ilustração das estruturas que formam o DNA.

Alterações cromossômicas

Clique aqui e saiba mais sobre as alterações cromossômicas. Entenda como elas podem ocorrer e quais são seus tipos.

Os cromossomos podem sofrer com alterações numéricas e estruturais

Alterações cromossômicas estruturais

Aprenda um pouco mais sobre as alterações cromossômicas estruturais, um grupo de alterações que envolve mudanças na morfologia dos cromossomos. Descubra também os fatores que podem desencadear...

A síndrome de Down é ocasionada pela presença de um cromossomo 21 extra

Aneuploidia

Entenda o que é aneuploidia, por que ela ocorre e algumas das principais doenças relacionadas com essa alteração cromossômica.

A mula é um animal híbrido estéril oriundo do cruzamento entre uma égua e um jumento

Animais híbridos

Clique aqui e conheça mais sobre animais híbridos.

Aneuploidias dos cromossomos sexuais

Anomalias Cromossômicas

Alterações que ocorrem em razão da ocorrência de meioses atípicas durante a produção de gametas.

Organismos transgênicos possuem genes de outras espécies em sua constituição

Argumentos contra os transgênicos

Saiba o porquê de tanta resistência em relação aos uso dos transgênicos.

Alimentos transgênicos: a solução para o problema da fome mundial?

Argumentos favoráveis aos transgênicos

Alguns argumentos daqueles que são favoráveis ao uso de transgênicos.

Bioética e Reprodução Humana

Conheça diversos aspectos que envolvem a questão da reprodução humana e bioética, como os aspectos éticos da tecnologia médica.

A biotecnologia busca, formas que possam contribuir para amenizar ou até mesmo resolver problemas causados pela ação destruidora humana

Biotecnologia

Biotecnologia e novas perspectivas para os seres vivos.

A calvície é uma herança poligênica que acomete mais homens

Calvície

Compreenda mais sobre a calvície, suas causas e os tratamentos disponíveis atualmente.

Representação de um cariótipo humano

Cariótipo

Sobre o conjunto diploide de cromossomos das células somáticas de um organismo.

Probabilidade envolvendo a descendência em casamentos consanguíneos

Casamento consanguíneo

Compreenda o porquê dos casamentos consanguíneos possuirem um relevante aspecto genético.

Foto microscópica de células mãe embrionárias.

Célula Mãe

Conheça a importância das células-tronco, também denominadas células-mãe.

Os espermatozoides e o ovócito são exemplos de células haploides

Células diploides e haploides

Entenda a diferença entre células diploides e haploides e aprenda onde cada uma delas é encontrada nos seres humanos.

As pesquisas com células-tronco estão trazendo resultados bastante promissores

Células-tronco

As células-tronco são classificadas em dois tipos e o seu uso ainda causa muita polêmica em virtude da forma como são conseguidas.

O sangue menstrual é rico em células mesenquimais, que são fáceis de serem transformadas em células pluripotentes

Células-tronco a partir de sangue menstrual

Célula-tronco a partir de sangue menstrual: saiba mais sobre esse estudo feito por pesquisadores brasileiros.

Clonagem

Você sabia que a clonagem pode ser usada na medicina? Clique aqui, entenda o processo, conheça a história da Dolly e aprenda o que é clonagem terapêutica.

A manipulação da bagagem genética das espécies

Clonagem de espécies

Processo artificial de reprodução que consiste na utilização de células somáticas em substituição às células sexuais.

Esquema dos processos que seriam utilizados na clonagem humana.

Clonagem humana

A clonagem humana levanta uma série de questões, de diversas ordens. No entanto, é necessário compreender a diferença entre a clonagem reprodutiva e a clonagem humana terapêutica.

A sequência de bases nitrogenadas no DNA fornecerá informações para a produção de proteínas

Código genético

Compreenda o que é código genético e suas características.

Para compreender melhor a Genética, entender alguns termos é essencial

Conceitos básicos em Genética

Conheça alguns conceitos básicos em Genética e entenda de uma vez por todas essa importante área da Biologia que está ligada à hereditariedade.

Corpúsculo de Barr

Cromatina Sexual

Cromossomo X inativo e condensado das células de fêmeas de mamíferos.

O daltonismo e a percepção confusa de algumas cores.

Daltonismo

Anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X.

O DNA é um ácido nucleico encontrado, geralmente, na forma de dupla-hélice.

DNA

Que tal aprender mais sobre o DNA? Neste texto abordamos a estrutura, as funções, as diferenças entre DNA e RNA e os processos de replicação e transcrição.

A Doença de Tay-Sachs é uma desordem neurodegenerativa

Doença de Tay-Sachs

Entenda o que é a Doença de Tay-Sachs, seus sintomas e suas formas.

Dominância e recessividade

Você sabe o que é dominância e recessividade? Clique aqui e entenda o que é um alelo dominante e um alelo recessivo, e confira questões que abordam o tema!

A síntese semiconservativa

Duplicação semiconservativa

Fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA.

Alteração genética pode promover uma seleção artificial  de genes

Engenharia Genética

Conheça alguns argumentos contra e a favor da seleção de espermatozóides, seleção de embriões e manipulação genética.

Na epistasia, um gene mascara a ação de outro.

Epistasia

Clique aqui e entenda o que é epistasia. Conheça seus tipos, veja alguns exemplos e resolva exercícios sobre esse importante tema da genética.

Erros na divisão celular podem causar alterações cromossômicas

Euploidia

Sabia o que é euploidia, como essa alteração cromossômica numérica pode ocorrer nos seres vivos e conheça a diferença entre monoploidia e poliploidia.

A eritroblastose fetal atinge 1 criança a cada 200 nascidos

Fator Rh - Eritroblastose fetal

Histórico, causas e consequências da eritroblastose fetal, além de sua prevenção e tratamento.

Os genes são as unidades responsáveis pela hereditariedade

Genes

Saiba mais sobre os genes, sequências específicas de DNA encontradas em nossos cromossomos que constituem a unidade da hereditariedade.

Esquema da espiralização dos genes

Genes e cromossomos

O que é, o que contém e a relação destes com a hereditariedade.

Etapas do crossing-over (permutação)

Genes ligados

O que são genes ligados, posição cis e trans, ligação parcial e completa e taxa de crossing.

Genética Molecular

Genética Molecular, o que é a genética molecular, fundação da genética molecular, o estudo da genética molecular.

Conhecer alguns termos de Genética é essencial para o entendimento efetivo dessa disciplina

Genótipo e fenótipo

Aprenda a diferença entre genótipo e fenótipo, dois termos importantes de Genética que nos ajudam a compreender a hereditariedade.

Gregor Mendel

Você conhece Gregor Mendel? Clique aqui e conheça mais sobre esse importante monge agostiniano, conhecido como pai da genética. Saiba de seus estudos e formação!

Pesquisadores conseguem produzir carne em laboratório

Hambúrguer de células-tronco

Você já ouviu falar em hambúrguer de células-tronco? Compreenda como essa novidade foi criada.

Hemofilia

Conheça mais sobre a hemofilia, uma doença que provoca sangramentos prolongados. Neste texto falaremos o que ela é e quais seus sintomas e tratamentos.

As hemácias também são cruciais no que diz respeito à compatibilidade sanguínea

Herança dos grupos sanguíneos

Sistema MN, Sistema ABO e Fator Rh: saiba mais sobre compatibilidade sanguínea.

Herança genética da cor da pele

Você sabe como é determinada geneticamente a cor da pele? Clique aqui e conheça mais a respeito desse tipo de herança poligênica.

Pessoas com daltonismo são incapazes de diferenciar os números nos círculos no teste de Ishihara

Herança ligada ao cromossomo X

Entenda o que é a herança ligada ao cromossomo X e conheça duas doenças causadas por esse problema.

Padrão de cor dos olhos é um exemplo de herança quantitativa

Herança Quantitativa

O que é Herança Quantitativa, características e exemplos.

O efeito das características hereditárias: expressão ou inativação dos genes

Hereditariedade

Fenômeno representado pela condição de semelhança existente entre ascendentes e descendentes.

Diferenciação da pigmentação da íris

Heterocromia

Anomalia genética responsável pela diversificação no padrão de coloração da íris.

Aristóteles contribuiu muito para a compreensão dos mecanismos hereditários

História da hereditariedade

Explicações para a hereditariedade ao longo do tempo.

Os cromossomos carregam os genes, sequências de DNA responsáveis pelas nossas características

Homozigoto e heterozigoto

Entenda o que significa dizer que um organismo é homozigoto ou heterozigoto e amplie seu entendimento sobre hereditariedade!

Os heredogramas mostram as relações de parentesco entre os indivíduos

Interpretação de heredogramas

Confira algumas dicas importantes sobre a interpretação de heredogramas.

Gregor Johan Mendel: o pai da genética

Lei de Mendel

Gregor Mendel é conhecido como o pai da genética, conheça alguns de seus experimentos e suas descobertas.

Dolly, o primeiro mamífero clonado

Mais conceitos em Genética

Conceitos de meiose, mitose, população, heredograma, caráter, caráter congênito entre outros.

Mapas genéticos representam graficamente o lócus gênico e a distância entre dois ou mais

Mapas genéticos

Definição de mapas genéticos, como calcular a distância entre genes e como obter um mapa genético.

Alteração nucleotídica na fita de DNA

Mutações gênicas

Mudanças ocasionais que ocorrem nos genes.

Os nucleotídeos são as unidades básicas dos ácidos nucleicos.

Nucleotídeo

Nucleotídeo é uma molécula muito importante para os seres vivos. Clique aqui e conheça seus componentes, sua função e a diferença entre DNA e RNA.

As mutações podem ser gênicas, quando atingem os genes; ou cromossômicas, quando alteram os cromossomos

O que é e quando ocorre a mutação

Clique aqui e veja o que é mutação e como ela ocorre em um organismo vivo.

Em uma genealogia as mulheres são representadas por círculos e os homens por quadrados

O que é genealogia?

Clique aqui e saiba mais sobre o significado de genealogia e como ela é estudada.

Ovelha Dolly recebeu esse nome como uma homenagem a cantora Dolly Parton

Ovelha Dolly

Saiba o porquê da ovelha Dolly ter este nome e o que seu nascimento (e morte) significaram.

A pesquisa com células-tronco já é permitida em diversos países

Países onde é permitido o uso de células-tronco

Diversos países já têm legislações específicas que liberam o uso de células-tronco para pesquisas.

Pleiotropia e interações gênicas na diferenciação celular durante o período embrionário

Pleiotropia e interações gênicas

Fenômeno genético em que um único gene possui controle sobres as manifestações de várias características.

Radiografia indicando formação polidactila (6 dedos na mão)

Polidactilia

Anomalia genética que consiste na alteração quantitativa e anormal dos dedos.

A primeira lei de Mendel é também conhecida como Princípio da Segregação dos Caracteres.

Primeira Lei de Mendel

Clique aqui para entender de vez a primeira lei de Mendel ou o Princípio da Segregação dos Caracteres, um importante princípio da genética.

Há muitas informações em nosso DNA, (ainda) obscuras para nós

Projeto Genoma

No que consiste o Projeto Genoma: seus objetivos, participantes e procedimentos.

Identificar as probabilidades de uma característica ser transmitida nem sempre é uma tarefa simples

Quadro de Punnett

Descubra o que é o quadro de Punnett e aprenda a utilizá-lo para determinar a frequência esperada de um determinado genótipo.

Probabilidade genotípica e fenotípica

Regra do E

Você já ouviu falar da regra do E? Aquela que resulta na multiplicação de situações? Clique aqui para entender!

Probabilidade envolvendo eventos biológicos

Regra do “OU”

Como e quando utilizar a regra do "ou".

Mendel realizou experimentos que foram a base o que conhecemos hoje como segunda lei de Mendel.

Segunda lei de Mendel

Aprenda um pouco mais sobre a segunda lei de Mendel. Neste texto, abordaremos os experimentos que levaram à criação dessa lei e conheceremos exemplos.

Ideograma (cariótipo: 47,XXY), relativo à Síndrome de Klinefelter.

Síndrome de Klinefelter

Conheça a síndrome que acomete 1 menino a cada 850 nascimentos.

Na síndrome de Turner, observa-se a perda total ou parcial do segundo cromossomo sexual.

Síndrome de Turner

Clique aqui e entenda o que é a síndrome de Turner, as características das pessoas que apresentam essa condição e os tratamentos existentes.

A Síndrome do X frágil está relacionada com a repetição de trinucleotídeos do gene FMR-1

Síndrome do X Frágil

Compreenda o que é a Síndrome do X Frágil, conheça seus principais sintomas e entenda o seu tratamento.

Síntese de Fragmentos de DNA

Síntese de Fragmentos de DNA. Informações sobre o teste de DNA, a síntese de fragmentos e o grau de confiança do teste de DNA.

O processo de tradução proteica

Síntese de proteína

Compreenda o processo de síntese de proteína. É só clicar!

O sistema ABO é um sistema que classifica o sangue em tipos A, B, AB ou O.

Sistema ABO

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o sistema ABO, que classifica o sangue em: A, B, AB ou O. Veja também tabela e exercício sobre o tema.

O esquema acima mostra os tipos sanguíneos e o doador e receptor universais

Sistema ABO e fator Rh

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o sistema ABO e o fator Rh.

As hemácias e a herança sanguínea do Sistema MN

Sistema MN

Sistema sanguíneo que não interfere quanto aos processos de transfusões sanguíneas.

A terapia gênica pode ser a chave para a cura de várias doenças

Terapia gênica

Você conhece a terapia gênica? Clique aqui e saiba mais sobre essa técnica que visa à introdução de genes funcionais em células doentes.

A eletroforese é a técnica aplicada para a identificação dos fragmentos do DNA

Teste de DNA

Os testes de DNA são amplamente empregados na determinação de paternidade e também na resolução de crimes.

O RNA é um ácido nucleico formado por uma fita simples

Tipos de RNA

Conheça os três tipos de RNA e entenda a importância de cada um deles para o processo de tradução.

As vacinas de DNA são feitas com partes de DNA do agente que se quer combater

Vacinas de DNA

Saiba no que consiste as vacinas de DNA e quais são suas vantagens e desvantagens.

Variabilidade genética

Já ouviu falar sobre variabilidade genética? Clique aqui e entenda o que é esse conceito e como a mutação e a reprodução influenciam nessa variabilidade.