Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Genética

A genética é uma área da Biologia que busca aprofundar os estudos sobre as funções dos genes e das características hereditárias.

Avó e neta, ambas com olhos verdes, com rostos lado a lado, em referência à ideia de hereditariedade, estudada na genética.
Os estudos da genética explicam por que pessoas de mesma família possuem traços tão parecidos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A genética é uma área da Biologia que tem os seus estudos direcionados para as funções e dos genes, bem como para a herança e a variedade das características de um indivíduo para outro. Por meio da genética, muitos avanços tecnológicos na área da saúde ocorreram.

É com base no estudo dos genes, unidades de informação genética presentes no DNA, que a genética busca entender de forma mais aprofundada os mecanismos que regem o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos.

A genética possui grande importância no mapeamento de doenças, no avanço nas pesquisas sobre tratamentos de doenças hereditárias, no entendimento da evolução humana, entre outros.

Leia também: O que é clonagem e como ocorre?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre genética

  • A genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da transmissão do material genético e do modo de ação desses genes ao longo das gerações.

  • Ela estuda os conceitos de hereditariedade, as heranças que são passadas para nossos decentes.

  • Hipócrates foi o primeiro polímata a estudar sobre essa área de que há registros históricos sobre.

  • Gregor Mendel é conhecido como o pai da genética porque os seus estudos deram, de fato, os primeiros passos para o entendimento da área.

Videoaula sobre genética


O que é genética?

Classificamos a genética como a área da Biologia responsável pelo estudo da herança das características que são passadas de um indivíduo para seus descendentes. Por meio da genética, outros ramos da Biologia se relacionam ou são derivados dela, como: Biologia molecular, evolução, e genética de populações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que a genética estuda?

A genética estuda diversos conceitos que se ligam entre si para explicar a hereditariedade, ou seja, a transmissão de características de uma geração à outra. Além disso, busca explicar como ocorre a transferência das características de um indivíduo para outro.

Quais são os conceitos básicos da genética?

Representação de um gene dentro de uma célula.
Representação de um gene dentro de uma célula.

Para conhecer um pouco mais sobre a genética, é importante saber alguns dos conceitos principais para que o estudo dessa área seja realmente efetivo.

  • Cromossomos: são filamentos de DNA associados a moléculas de proteínas.

  • Células haploides (n): são células que possuem apenas um grupo cromossômico.

  • Células diploides (2n): são células mais complexas, possuindo dois grupos de cromossomos.

  • Genes: são uma sequência do DNA que faz parte de um cromossomo. Acredita-se que o gene é a unidade fundamental da hereditariedade. A soma total dos genes recebe o nome de genoma.

  • Homozigoto: é o organismo que apresenta par de alelo igual para uma característica específica.

  • Heterozigoto: é o organismo que apresenta dois alelos distintos para uma característica específica.

  • Gene dominante: determina uma característica, ainda que esteja presente no genótipo em dose simples.

  • Gene recessivo: não é expresso quando se encontra em par com um gene dominante.

  • Alelo: é uma das diferentes formas de um gene que pode ocorrer em um locus específico em um cromossomo.

  • Fenótipo: é o resultado da interação entre os genes (genótipo) e o ambiente.

  • Genótipo: é a composição genética específica de um organismo, ou seja, é o conjunto de genes presentes em seu DNA.

Mapa Mental: Conceitos em Genética

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

História da genética

Toda ciência nasce de questionamentos, de dúvidas sem respostas imediatas, e as indagações são as formas de se iniciar os primeiros estudos. Com a genética, não foi diferente. Estima-se que os primeiros estudos da genética começaram por volta de 410 anos a. C., com a teoria da Pangênese. Essa teoria foi proposta inicialmente por Hipócrates, que acreditava que os órgãos do corpo humano produziam gêmulas, que carregavam características que seriam herdadas pelas próximas gerações. No entanto, esses estudos não foram questionados e confrontados por muito tempo.

Muitos anos depois, o monge Gregor Mendel (1822-1884) se tornaria o pai da genética por suas contribuições e teorias, formuladas com base em seus estudos com ervilhas. Mendel resolveu realizar alguns cruzamentos com ervilhas de espécies diferentes para analisar como as características se reproduziram de uma geração para a outra.

Ao cruzar ervilhas de linhagens puras, somente de cor amarela, com outras ervilhas de linhagem pura, somente de cor verde, Mendel obteve a primeira geração de variantes, a qual chamou de geração F1. Nesse caso, ela só tinha sementes amarelas. Logo em seguida, Mendel decidiu cruzar a geração F1 entre si e observou que os novos descendentes eram de cores distintas, com a proporção de 3:1, em que três ervilhas eram amarelas e uma era verde.

Por meio desses experimentos, Mendel percebeu que alguns fatores eram relevantes para determinada característica dos descendentes que era fornecida por ambos os pais, e que alguns fatores eram mais dominantes do que outros.

Representação de Gregor Mendel, o pai da genética, fazendo cruzamentos de ervilhas.
 As descobertas de Mendel deram um novo direcionamento aos primeiros avanços sobre a genética.

Assim, surgia a primeira lei de Mendel ou herança dos caracteres adquiridos. Essa lei afirma que, durante a formação dos gametas (células sexuais), os pares de fatores hereditários, chamados de alelos, separam-se um do outro, de modo que cada gameta recebe apenas um alelo de cada par.

Mendel permaneceu realizando cruzamentos com plantas de duas características diferentes. Cruzando sementes de cores distintas (verdes ou amarelas) e de texturas diferentes (lisas ou rugosas), ele observou que, na geração seguinte, surgiram: ervilhas amarelas e lisas, verdes e lisas, amarelas e rugosas, e verdes e rugosas, em uma proporção de 9:3:3:1.

Assim ele chegou à segunda lei de Mendel ou lei da segregação independente. Essa lei afirma que diferentes pares de alelos segregam-se independentemente uns dos outros durante a formação dos gametas.

Por mais que Mendel seja o nome mais citado quando falamos sobre genética, durante certo tempo os seus trabalhos não foram devidamente valorizados. Só após os anos de 1900 que alguns botânicos, como De Vries, Correns e Tschermak, ao estudarem plantas híbridas, conseguiram dar a importância devida aos estudos de Mendel.

A partir daí, diversos descobrimentos ajudaram a genética a evoluir, como a descoberta da estrutura de dupla hélice do DNA. Ela é creditada a Franklin, Watson, Crick e Wilkins. Atualmente, há muitos avanços na genética, principalmente na pesquisa médica para identificação de doenças e mapeamento genético, visando a benefícios na saúde da população.

  • Gregor Mendel

Johann (Gregor) Mendel nasceu em 1822 em Heinzendorf, na Áustria. Seus pais eram camponeses e de origem muito humilde. Durante a sua vida escolar, Mendel sempre se destacou nos estudos obtendo notas altas.

Em 1843, foi ordenado monge pelo Mosteiro Agostiniano e, em seguida, ingressou na Universidade de Viena, onde estudou Matemática e Ciências. Ao retornar para o mosteiro, desenvolveu vários estudos, os de maior destaque foram os experimentos com as ervilhas de cheiro.

Mendel come­çou a observar alguns padrões específicos nessas plantas, como a forma e a cor das sementes e a altura das plantas. A partir de então, o mundo mudaria, pois Mendel começaria os estudos que resultariam na genética. Para saber mais sobre a biografia de Gregor Mendel, clique aqui.

Leia também: Como a cor da pele é determinada geneticamente?

Exercícios resolvidos sobre genética

1. (Enem) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

a) os genótipos e os fenótipos idênticos.

b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.

c) diferenças nos genótipos e fenótipos.

d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

Resposta comentada:

Letra B. O clone possui um código genético idêntico, tendo o mesmo genótipo; já o fenótipo possui influência do meio ambiente e do genótipo. Dessa forma, apesar de terem o mesmo genótipo, os grupos de plantas terão fenótipos diferentes, por elas serem expostas a ambientes com diferentes estímulos. Para entender melhor as diferenças entre genótipo e fenótipo, clique aqui.

2. (Enem 2021) A deficiência de lipase lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance em quatro de que seu bebê possa nascer com essa doença.

Essa é uma doença hereditária de caráter:

a) recessivo

b) dominante

c) codominante

d) poligênico

e) polialélico

Resposta comentada:

Letra A. Considerando que os pais do indivíduo são sadios e possuem um primeiro filho afetado, afirma-se que a deficiência é determinada pelo alelo recessivo.

Fontes:

AMBRÓSIA, Maria. Biologia contextualizada. 2 ed. Recife: Sucesso Sistema de Ensino.

ARCANJO, Fernanda Gonçalves. Pangênese, genes, epigênese. Scielo: Rio de Janeiro.

 

Por Lorena Aguiar da Silva
Professora de Biologia  

Escritor do artigo
Escrito por: Lorena Aguiar da Silva Bióloga, professora de biologia, editora e escritora de livros de ciências

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Lorena Aguiar da. "Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genetica.htm. Acesso em 24 de maio de 2024.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Conceitue cada uma das simbologias abaixo:

Exercício 2

Julgue as alternativas abaixo com V ou F:

A) (  ) Heredogramas são representações gráficas das relações de parentesco entre indivíduos de uma família.

B) (  ) Podemos afirmar que o genótipo é o resultado da interação entre fenótipo e o ambiente.

C) (  ) Cruzamentos-teste  são utilizados, entre outras coisas, para determinar genótipos.

D) (  ) Um homem de sangue B e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo O.

E) (  ) Um homem de sangue O e uma mulher de sangue A não podem ter filhos de sangue do tipo B.

Artigos Genética


Aconselhamento genético

Compreenda o que é o aconselhamento genético e sua função.
Biologia

Alelos letais

Os alelos letais são aqueles que podem levar o portador à morte. Clique aqui e saiba mais sobre esses genes descobertos em 1904.
Biologia

Alelos múltiplos ou polialelia

Clique aqui e veja o que são alelos múltiplos, fenômeno também conhecido como poliaelia.
Biologia

Alterações cromossômicas

Clique aqui e saiba mais sobre as alterações cromossômicas. Entenda como elas podem ocorrer e quais são seus tipos.
Biologia

Alterações cromossômicas estruturais

Aprenda um pouco mais sobre as alterações cromossômicas estruturais, um grupo de alterações que envolve mudanças na morfologia dos cromossomos. Descubra também os fatores que podem desencadear...
Biologia

Aneuploidia

Entenda o que é aneuploidia, por que ela ocorre e algumas das principais doenças relacionadas com essa alteração cromossômica.
Biologia

Animais híbridos

Clique aqui e conheça mais sobre animais híbridos.
Biologia

Anomalias Cromossômicas

Alterações que ocorrem em razão da ocorrência de meioses atípicas durante a produção de gametas.
Biologia

Argumentos contra os transgênicos

Saiba o porquê de tanta resistência em relação aos uso dos transgênicos.
Biologia

Argumentos favoráveis aos transgênicos

Alguns argumentos daqueles que são favoráveis ao uso de transgênicos.
Biologia

Bioética e Reprodução Humana

Conheça diversos aspectos que envolvem a questão da reprodução humana e bioética, como os aspectos éticos da tecnologia médica.
Biologia

Biotecnologia

Biotecnologia e novas perspectivas para os seres vivos.
Biologia

Calvície

Compreenda mais sobre a calvície, suas causas e os tratamentos disponíveis atualmente.
Biologia

Cariótipo

Sobre o conjunto diploide de cromossomos das células somáticas de um organismo.
Biologia

Casamento consanguíneo

Compreenda o porquê dos casamentos consanguíneos possuirem um relevante aspecto genético.
Biologia

Célula Mãe

Conheça a importância das células-tronco, também denominadas células-mãe.
Biologia

Células diploides e haploides

Entenda a diferença entre células diploides e haploides e aprenda onde cada uma delas é encontrada nos seres humanos.
Biologia

Células-tronco

As células-tronco são classificadas em dois tipos e o seu uso ainda causa muita polêmica em virtude da forma como são conseguidas.
Biologia

Células-tronco a partir de sangue menstrual

Célula-tronco a partir de sangue menstrual: saiba mais sobre esse estudo feito por pesquisadores brasileiros.
Biologia

Clonagem

Você sabia que a clonagem pode ser usada na medicina? Clique aqui, entenda o processo, conheça a história da Dolly e aprenda o que é clonagem terapêutica.
Biologia

Clonagem de espécies

Processo artificial de reprodução que consiste na utilização de células somáticas em substituição às células sexuais.
Biologia

Clonagem humana

A clonagem humana levanta uma série de questões, de diversas ordens. No entanto, é necessário compreender a diferença entre a clonagem reprodutiva e a clonagem humana terapêutica.
Biologia

Código genético

Compreenda o que é código genético e suas características.
Biologia

Conceitos básicos em Genética

Conheça alguns conceitos básicos em Genética e entenda de uma vez por todas essa importante área da Biologia que está ligada à hereditariedade.
Biologia

Cromatina Sexual

Cromossomo X inativo e condensado das células de fêmeas de mamíferos.
Biologia

Cromossomos homólogos

Clique aqui e saiba o que são os cromossomos homólogos. Entenda o papel que possuem na manutenção da variabilidade genética dos organismos.
Biologia

Daltonismo

Clique aqui e entenda o que é o daltonismo. Conheça seus tipos. Saiba também quais são suas causas e como é feito seu diagnóstico.
Biologia

DNA

Que tal aprender mais sobre o DNA? Neste texto abordamos a estrutura, as funções, as diferenças entre DNA e RNA e os processos de replicação e transcrição.
Biologia

Doença de Tay-Sachs

Entenda o que é a Doença de Tay-Sachs, seus sintomas e suas formas.
Biologia

Dominância e recessividade

Você sabe o que é dominância e recessividade? Clique aqui e entenda o que é um alelo dominante e um alelo recessivo, e confira questões que abordam o tema!
Biologia

Duplicação semiconservativa

Fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA.
Biologia

Engenharia Genética

Conheça alguns argumentos contra e a favor da seleção de espermatozóides, seleção de embriões e manipulação genética.
Biologia

Epistasia

Clique aqui e entenda o que é epistasia. Conheça seus tipos, veja alguns exemplos e resolva exercícios sobre esse importante tema da genética.
Biologia

Euploidia

Sabia o que é euploidia, como essa alteração cromossômica numérica pode ocorrer nos seres vivos e conheça a diferença entre monoploidia e poliploidia.
Biologia

Fator Rh - Eritroblastose fetal

Histórico, causas e consequências da eritroblastose fetal, além de sua prevenção e tratamento.
Biologia

Genes

Saiba mais sobre os genes, sequências específicas de DNA encontradas em nossos cromossomos que constituem a unidade da hereditariedade.
Biologia

Genes e cromossomos

O que é, o que contém e a relação destes com a hereditariedade.
Biologia

Genes ligados

O que são genes ligados, posição cis e trans, ligação parcial e completa e taxa de crossing.
Biologia

Genética Molecular

Genética Molecular, o que é a genética molecular, fundação da genética molecular, o estudo da genética molecular.
Biologia

Genótipo e fenótipo

Aprenda a diferença entre genótipo e fenótipo, dois termos importantes de Genética que nos ajudam a compreender a hereditariedade.
Biologia

Gregor Mendel

Você conhece Gregor Mendel? Clique aqui e conheça mais sobre esse importante monge agostiniano, conhecido como pai da genética. Saiba de seus estudos e formação!
Biologia

Hambúrguer de células-tronco

Você já ouviu falar em hambúrguer de células-tronco? Compreenda como essa novidade foi criada.
Biologia

Hemofilia

Conheça mais sobre a hemofilia, uma doença que provoca sangramentos prolongados. Neste texto falaremos o que ela é e quais seus sintomas e tratamentos.
Biologia

Herança dos grupos sanguíneos

Sistema MN, Sistema ABO e Fator Rh: saiba mais sobre compatibilidade sanguínea.
Biologia

Herança genética da cor da pele

Você sabe como é determinada geneticamente a cor da pele? Clique aqui e conheça mais a respeito desse tipo de herança poligênica.
Biologia

Herança ligada ao cromossomo X

Entenda o que é a herança ligada ao cromossomo X e conheça duas doenças causadas por esse problema.
Biologia

Herança Quantitativa

O que é Herança Quantitativa, características e exemplos.
Biologia

Hereditariedade

Fenômeno representado pela condição de semelhança existente entre ascendentes e descendentes.
Biologia

Heterocromia

Anomalia genética responsável pela diversificação no padrão de coloração da íris.
Biologia

História da hereditariedade

Explicações para a hereditariedade ao longo do tempo.
Biologia

Homozigoto e heterozigoto

Acesse o texto para entender o que são indivíduos homozigotos e heterozigotos. Saiba o que significa, qual a diferença entre os conceitos e veja exemplos.
Biologia

Interpretação de heredogramas

Confira algumas dicas importantes sobre a interpretação de heredogramas.
Biologia

Lei de Mendel

Gregor Mendel é conhecido como o pai da genética, conheça alguns de seus experimentos e suas descobertas.
Biologia

Mais conceitos em Genética

Conceitos de meiose, mitose, população, heredograma, caráter, caráter congênito entre outros.
Biologia

Mapas genéticos

Definição de mapas genéticos, como calcular a distância entre genes e como obter um mapa genético.
Biologia

Mutações gênicas

Mudanças ocasionais que ocorrem nos genes.
Biologia

Nucleotídeo

Nucleotídeo é uma molécula muito importante para os seres vivos. Clique aqui e conheça seus componentes, sua função e a diferença entre DNA e RNA.
Biologia

O que é e quando ocorre a mutação

Clique aqui e veja o que é mutação e como ela ocorre em um organismo vivo.
Biologia

O que é genealogia?

Clique aqui e saiba mais sobre o significado de genealogia e como ela é estudada.
Biologia

Ovelha Dolly

Saiba o porquê da ovelha Dolly ter este nome e o que seu nascimento (e morte) significaram.
Biologia

Países onde é permitido o uso de células-tronco

Diversos países já têm legislações específicas que liberam o uso de células-tronco para pesquisas.
Biologia

Pleiotropia e interações gênicas

Fenômeno genético em que um único gene possui controle sobres as manifestações de várias características.
Biologia

Polidactilia

Anomalia genética que consiste na alteração quantitativa e anormal dos dedos.
Biologia

Primeira Lei de Mendel

Clique aqui para entender de vez a primeira lei de Mendel ou o Princípio da Segregação dos Caracteres, um importante princípio da genética.
Biologia

Projeto Genoma

No que consiste o Projeto Genoma: seus objetivos, participantes e procedimentos.
Biologia

Quadro de Punnett

Descubra o que é o quadro de Punnett e aprenda a utilizá-lo para determinar a frequência esperada de um determinado genótipo.
Biologia

Regra do E

Você já ouviu falar da regra do E? Aquela que resulta na multiplicação de situações? Clique aqui para entender!
Biologia

Regra do “OU”

Como e quando utilizar a regra do "ou".
Biologia

Segunda lei de Mendel

Aprenda um pouco mais sobre a segunda lei de Mendel. Neste texto, abordaremos os experimentos que levaram à criação dessa lei e conheceremos exemplos.
Biologia

Síndrome de Edwards

Clique aqui e entenda o que é a síndrome de Edwards. Conheça suas causas e seus sintomas. Saiba como é feito seu diagnóstico.
Biologia

Síndrome de Klinefelter

Conheça a síndrome que acomete 1 menino a cada 850 nascimentos.
Biologia

Síndrome de Turner

Clique aqui e entenda o que é a síndrome de Turner, as características das pessoas que apresentam essa condição e os tratamentos existentes.
Biologia

Síndrome do X Frágil

Compreenda o que é a Síndrome do X Frágil, conheça seus principais sintomas e entenda o seu tratamento.
Biologia

Síntese de Fragmentos de DNA

Síntese de Fragmentos de DNA. Informações sobre o teste de DNA, a síntese de fragmentos e o grau de confiança do teste de DNA.
Biologia

Síntese de proteína

Compreenda o processo de síntese de proteína. É só clicar!
Biologia

Sistema ABO

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o sistema ABO, que classifica o sangue em: A, B, AB ou O. Veja também tabela e exercício sobre o tema.
Biologia

Sistema ABO e fator Rh

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o sistema ABO e o fator Rh.
Biologia

Sistema MN

Sistema sanguíneo que não interfere quanto aos processos de transfusões sanguíneas.
Biologia

Terapia gênica

Você conhece a terapia gênica? Clique aqui e saiba mais sobre essa técnica que visa à introdução de genes funcionais em células doentes.
Biologia

Teste de DNA

Os testes de DNA são amplamente empregados na determinação de paternidade e também na resolução de crimes.
Biologia

Tipos de RNA

Conheça os três tipos de RNA e entenda a importância de cada um deles para o processo de tradução.
Biologia

Vacinas de DNA

Saiba no que consiste as vacinas de DNA e quais são suas vantagens e desvantagens.
Biologia

Variabilidade genética

Já ouviu falar sobre variabilidade genética? Clique aqui e entenda o que é esse conceito e como a mutação e a reprodução influenciam nessa variabilidade.
Biologia

PUBLICIDADE