Topo
pesquisar

Tipos de RNA

Biologia

Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica.
O RNA é um ácido nucleico formado por uma fita simples
O RNA é um ácido nucleico formado por uma fita simples
PUBLICIDADE

O RNA é uma molécula formada por ribonucleotídeos, isto é, nucleotídeos constituídos por um grupo fosfato, uma ribose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, citosina ou uracila. Cada ribonucleotídeo é ligado entre si por ligações fosfodiéster, formando uma fita simples.

Essencial na síntese de proteínas, a molécula de RNA é um ácido nucleico transcrito a partir de uma molécula de DNA (processo de transcrição gênica). Em organismos eucariontes, o RNA é transcrito a partir do DNA cromossômico no interior do núcleo da célula. Já nos procariontes, a transcrição ocorre em uma região denominada de nucleoide.

Tipos de RNA

Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Essas classes são encontradas tanto em organismos procariontes quanto em eucariontes.

  • RNA mensageiro (RNAm): Essa classe de RNA, que é responsável por codificar as proteínas, tem seus códons (sequência de três bases nitrogenadas que codifica um aminoácido) lidos no momento da tradução. É, sem dúvidas, a classe mais heterogênea, podendo apresentar estruturas que variam de 500 até mais de 6000 nucleotídeos.

Observe o RNAm e o RNAt em um processo de síntese de proteínas
Observe o RNAm e o RNAt em um processo de síntese de proteínas

  • RNA transportador (RNAt): O RNA transportador faz o transporte de um aminoácido específico para a síntese de proteína. Essa classe de RNA, que é semelhante em procariontes e eucariontes, apresenta-se como um trevo de quatro folhas, pois a estrutura da molécula apresenta-se dobrada em quatro alças. Uma dessas alças é a do anticódon, região responsável por reconhecer o códon que complementa a molécula do RNAm. Existe ainda uma região denominada de eixo aceptor, local onde o aminoácido liga-se e é levado para que ocorra a síntese proteica.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • RNA ribossômico (RNAr): O RNA ribossômico, também chamado de ribossomal, é aquele que constitui o ribossomo. Assim que são sintetizados, os RNAr acumulam-se, formando regiões conhecidas como nucléolos. Nesses locais, o RNAr combina-se com proteínas e origina os ribossomos.

Relação entre os três tipos de RNA e a síntese proteica

O RNA é um ácido nucleico relacionado com a síntese de proteína, um processo também chamado de tradução. Nesse processo, o RNAm é responsável por conter todas as informações necessárias para que determinada proteína seja sintetizada. O RNAt, por sua vez, é o encarregado de transportar os aminoácidos corretos que constituirão a proteína que será produzida. Por fim, temos o RNAr, que forma os ribossomos, organelas responsáveis pela união entre o RNAm e o RNAt, o que permite que a síntese ocorra de maneira adequada.

ATENÇÃO: Para saber como o RNA atua na síntese de proteínas, acesse Decifrando o Código da Tradução Proteica!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tipos de RNA"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-rna.htm. Acesso em 22 de agosto de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O RNA é um ácido nucleico, assim como o DNA. Entretanto, em sua estrutura, encontramos uma base nitrogenada exclusiva desse tipo de ácido nucleico. Marque a alternativa que indica o nome dessa base:

a) Timina.

b) Guanina.

c) Uracila.

d) Adenina.

e) Citosina.

Questão 2

Sabemos que existem diferentes tipos de RNA. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o nome correto da classe de RNA que é responsável por codificar as proteínas e ter seus códons lidos na tradução.

a) RNA mensageiro.

b) RNA codificador.

c) RNA transportador.

d) RNA de códons.

e) RNA ribossomal.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola