Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de RNA

Biologia

Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica.
O RNA é um ácido nucleico formado por uma fita simples
O RNA é um ácido nucleico formado por uma fita simples
PUBLICIDADE

O RNA é uma molécula formada por ribonucleotídeos, isto é, nucleotídeos constituídos por um grupo fosfato, uma ribose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, citosina ou uracila. Cada ribonucleotídeo é ligado entre si por ligações fosfodiéster, formando uma fita simples.

Essencial na síntese de proteínas, a molécula de RNA é um ácido nucleico transcrito a partir de uma molécula de DNA (processo de transcrição gênica). Em organismos eucariontes, o RNA é transcrito a partir do DNA cromossômico no interior do núcleo da célula. Já nos procariontes, a transcrição ocorre em uma região denominada de nucleoide.

Tipos de RNA

Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Essas classes são encontradas tanto em organismos procariontes quanto em eucariontes.

  • RNA mensageiro (RNAm): Essa classe de RNA, que é responsável por codificar as proteínas, tem seus códons (sequência de três bases nitrogenadas que codifica um aminoácido) lidos no momento da tradução. É, sem dúvidas, a classe mais heterogênea, podendo apresentar estruturas que variam de 500 até mais de 6000 nucleotídeos.

Observe o RNAm e o RNAt em um processo de síntese de proteínas
Observe o RNAm e o RNAt em um processo de síntese de proteínas

  • RNA transportador (RNAt): O RNA transportador faz o transporte de um aminoácido específico para a síntese de proteína. Essa classe de RNA, que é semelhante em procariontes e eucariontes, apresenta-se como um trevo de quatro folhas, pois a estrutura da molécula apresenta-se dobrada em quatro alças. Uma dessas alças é a do anticódon, região responsável por reconhecer o códon que complementa a molécula do RNAm. Existe ainda uma região denominada de eixo aceptor, local onde o aminoácido liga-se e é levado para que ocorra a síntese proteica.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • RNA ribossômico (RNAr): O RNA ribossômico, também chamado de ribossomal, é aquele que constitui o ribossomo. Assim que são sintetizados, os RNAr acumulam-se, formando regiões conhecidas como nucléolos. Nesses locais, o RNAr combina-se com proteínas e origina os ribossomos.

Relação entre os três tipos de RNA e a síntese proteica

O RNA é um ácido nucleico relacionado com a síntese de proteína, um processo também chamado de tradução. Nesse processo, o RNAm é responsável por conter todas as informações necessárias para que determinada proteína seja sintetizada. O RNAt, por sua vez, é o encarregado de transportar os aminoácidos corretos que constituirão a proteína que será produzida. Por fim, temos o RNAr, que forma os ribossomos, organelas responsáveis pela união entre o RNAm e o RNAt, o que permite que a síntese ocorra de maneira adequada.

ATENÇÃO: Para saber como o RNA atua na síntese de proteínas, acesse Decifrando o Código da Tradução Proteica!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tipos de RNA"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-rna.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O RNA é um ácido nucleico, assim como o DNA. Entretanto, em sua estrutura, encontramos uma base nitrogenada exclusiva desse tipo de ácido nucleico. Marque a alternativa que indica o nome dessa base:

a) Timina.

b) Guanina.

c) Uracila.

d) Adenina.

e) Citosina.

Questão 2

Sabemos que existem diferentes tipos de RNA. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta o nome correto da classe de RNA que é responsável por codificar as proteínas e ter seus códons lidos na tradução.

a) RNA mensageiro.

b) RNA codificador.

c) RNA transportador.

d) RNA de códons.

e) RNA ribossomal.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Conheça as principais características dos seres vivos e entenda como é feita a distinção entre seres vivos e não vivos.
Que tal aprender mais sobre o DNA? Neste texto abordamos a estrutura, as funções, as diferenças entre DNA e RNA e os processos de replicação e transcrição.
Neste texto conheceremos mais a respeito do núcleo das células, de sua estrutura básica bem como das importantes funções que ele desempenha.
Você sabe o que é um ribossomo e qual a sua função na célula? Clique aqui e conheça mais sobre os ribossomos, estruturas presentes em todos os tipos celulares.
Entenda mais sobre a transcrição, o processo de síntese do RNA.
Amplie seus conhecimentos a respeito dos ácidos nucleicos clicando aqui. Entenda a função e estrutura dessas moléculas, bem como as características do DNA e do RNA.