UOL - O melhor conteúdo

Euploidia

Euploidia é uma alteração que causa a modificação de todo um genoma. Em seres humanos, as euploidias são incompatíveis com a vida, ocasionando, geralmente, abortos espontâneos.

Erros na divisão celular podem causar alterações cromossômicas
Erros na divisão celular podem causar alterações cromossômicas
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Um ser humano normal apresenta 46 cromossomos (23 pares). Algumas vezes, no entanto, ocorrem alterações numéricas que causam a perda de cromossomos ou o aumento deles. Essas alterações podem ser de dois tipos: aneuploidias e euploidias. Essa última será tratada mais detalhadamente a seguir.

O que são euploidias?

As euploidias são alterações que causam modificação em todo o genoma, ou seja, aumento ou diminuição de pelo menos um conjunto cromossômico haploide. Nas euploidias, portanto, a célula humana apresenta um número de cromossomos múltiplo de 23, podendo ser n, 3n, 4n, 5n etc.

Essas alterações cromossômicas numéricas, ao contrário das aneuploidias, são incompatíveis com a vida. Geralmente, nesses casos, ocorrem abortos espontâneos ou o bebê nasce morto ou morre logo após o nascimento. No reino vegetal, no entanto, as euploidias são muito comuns.

Fatores que causam a euploidia

A euploidia pode ocorrer de diferentes formas. Uma dessas formas é a fertilização de um óvulo anormal em que ocorreu a não disjunção dos cromossomos. Pode ocorrer ainda por causa de uma falha no zigoto que replica seus cromossomos e falha na divisão, fazendo com que divisões mitóticas normais após esse evento levem o número errado de cromossomo. A euploidia pode ser gerada também por causa de fertilização de um óvulo por dois espermatozoides (dispermia).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de euploidias

A euploidia pode ser classificada em dois tipos básicos:

  • Monoploidia ou haploidia: ocorre a perda de um conjunto de cromossomos, ou seja, um indivíduo com 46 cromossomos apresentaria apenas 23. Esse tipo de euploidia pode ser observado em abelhas, em que os zangões desenvolvem-se por partenogênese e, portanto, possuem apenas um conjunto cromossômico quando comparados às rainhas e operárias, que se desenvolvem a partir de ovos fertilizados.

  • Poliploidia: ocorre um aumento dos conjuntos cromossômicos, podendo ser o indivíduo 3n (triploidia), 4n (tetraploidia), 5n (pentaploidia), 6n (hexaploidia) e assim sucessivamente. A triploidia (3n) é uma das aberrações cromossômicas que mais causam aborto no primeiro trimestre.

Curiosidade: Você sabia que células poliploides podem ser encontradas no fígado e na medula óssea, assim como em células de alguns tumores e leucemias?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Euploidia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/euploidia.htm. Acesso em 04 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Um ser humano apresenta 23 pares de cromossomos. Entretanto, podem ocorrer alterações no número total desses cromossomos, o que pode causar diversos problemas, geralmente incompatíveis com a vida. Sobre o tema, marque a alternativa correta.

a) Aneuploidias e euploidias são alterações numéricas, entretanto, essa última é decorrente de alterações em apenas um único gene.

b) As euploidias são muito comuns e raramente provocam aborto, causando geralmente morte na vida adulta.

c) As euploidias podem ser classificadas como poliploidias quando atingem mais de um gene.

d) Aneuploidias e euploidias são alterações que, além de afetarem o número de cromossomos, afetam a estrutura deles.

e) Uma célula humana com 69 cromossomos é um exemplo de euploidia.

Exercício 2

A euploidia pode ocorrer de diferentes formas, sendo uma delas a fecundação de um óvulo por dois espermatozoides. Esse processo é conhecido por:

a) Disfagia.

b) Dismorfia.

c) Distrofia.

d) Dispermia.

e) Dislipidemia.

Exercício 3

Analise o cariótipo abaixo. Ele representa um tipo de euploidia?

a) Sim, pois possui mais de 23 cromossomos.

b) Sim, pois possui 47 cromossomos, havendo uma trissomia do 21.

c) Não, pois apenas um tipo de cromossomo apresenta variação.

d) Não, pois, para ser uma euploidia, todo o conjunto cromossômico deveria ser afetado.

e) Não, pois o número de cromossomos sexuais permanece inalterado.

Exercício 4

(UFMT) - Quanto às mutações cromossômicas, leia as afirmações a seguir:

I – As mutações numéricas podem ser classificadas em dois tipos: euploidias e aneuploidias.

II – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas (formando-se células 3n, 4n e assim por diante).

III – Euploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de genomas. Aneuploidia é quando ocorre perda ou acréscimo de um ou alguns cromossomos.

IV – A síndrome de Down e a síndrome de Turner são alguns exemplos de aneuploidias.

Estão corretas:

a) I e II, apenas

b) I e III, apenas

c) I, II e IV, apenas

d) I, III e IV, apenas

e) III e IV, apenas