Um ser humano normal apresenta 46 cromossomos (23 pares). Algumas vezes, no entanto, ocorrem alterações numéricas que causam a perda de cromossomos ou o aumento deles. Essas alterações podem ser de dois tipos: aneuploidias e euploidias. Essa última será tratada mais detalhadamente a seguir.
→ O que são euploidias?
As euploidias são alterações que causam modificação em todo o genoma, ou seja, aumento ou diminuição de pelo menos um conjunto cromossômico haploide. Nas euploidias, portanto, a célula humana apresenta um número de cromossomos múltiplo de 23, podendo ser n, 3n, 4n, 5n etc.
Essas alterações cromossômicas numéricas, ao contrário das aneuploidias, são incompatíveis com a vida. Geralmente, nesses casos, ocorrem abortos espontâneos ou o bebê nasce morto ou morre logo após o nascimento. No reino vegetal, no entanto, as euploidias são muito comuns.
→ Fatores que causam a euploidia
A euploidia pode ocorrer de diferentes formas. Uma dessas formas é a fertilização de um óvulo anormal em que ocorreu a não disjunção dos cromossomos. Pode ocorrer ainda por causa de uma falha no zigoto que replica seus cromossomos e falha na divisão, fazendo com que divisões mitóticas normais após esse evento levem o número errado de cromossomo. A euploidia pode ser gerada também por causa de fertilização de um óvulo por dois espermatozoides (dispermia).
→ Tipos de euploidias
A euploidia pode ser classificada em dois tipos básicos:
Monoploidia ou haploidia: ocorre a perda de um conjunto de cromossomos, ou seja, um indivíduo com 46 cromossomos apresentaria apenas 23. Esse tipo de euploidia pode ser observado em abelhas, em que os zangões desenvolvem-se por partenogênese e, portanto, possuem apenas um conjunto cromossômico quando comparados às rainhas e operárias, que se desenvolvem a partir de ovos fertilizados.
Poliploidia: ocorre um aumento dos conjuntos cromossômicos, podendo ser o indivíduo 3n (triploidia), 4n (tetraploidia), 5n (pentaploidia), 6n (hexaploidia) e assim sucessivamente. A triploidia (3n) é uma das aberrações cromossômicas que mais causam aborto no primeiro trimestre.
Curiosidade: Você sabia que células poliploides podem ser encontradas no fígado e na medula óssea, assim como em células de alguns tumores e leucemias?
Por Ma. Vanessa dos Santos
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Euploidia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/euploidia.htm. Acesso em 24 de fevereiro de 2021.
Um ser humano apresenta 23 pares de cromossomos. Entretanto, podem ocorrer alterações no número total desses cromossomos, o que pode causar diversos problemas, geralmente incompatíveis com a vida. Sobre o tema, marque a alternativa correta.
a) Aneuploidias e euploidias são alterações numéricas, entretanto, essa última é decorrente de alterações em apenas um único gene.
b) As euploidias são muito comuns e raramente provocam aborto, causando geralmente morte na vida adulta.
c) As euploidias podem ser classificadas como poliploidias quando atingem mais de um gene.
d) Aneuploidias e euploidias são alterações que, além de afetarem o número de cromossomos, afetam a estrutura deles.
e) Uma célula humana com 69 cromossomos é um exemplo de euploidia.
A euploidia pode ocorrer de diferentes formas, sendo uma delas a fecundação de um óvulo por dois espermatozoides. Esse processo é conhecido por:
a) Disfagia.
b) Dismorfia.
c) Distrofia.
d) Dispermia.
e) Dislipidemia.
Mais Questões