Topo
pesquisar

Euploidia

Biologia

Euploidia é uma alteração que causa a modificação de todo um genoma. Em seres humanos, as euploidias são incompatíveis com a vida, ocasionando, geralmente, abortos espontâneos.
PUBLICIDADE

Um ser humano normal apresenta 46 cromossomos (23 pares). Algumas vezes, no entanto, ocorrem alterações numéricas que causam a perda de cromossomos ou o aumento deles. Essas alterações podem ser de dois tipos: aneuploidias e euploidias. Essa última será tratada mais detalhadamente a seguir.

O que são euploidias?

As euploidias são alterações que causam modificação em todo o genoma, ou seja, aumento ou diminuição de pelo menos um conjunto cromossômico haploide. Nas euploidias, portanto, a célula humana apresenta um número de cromossomos múltiplo de 23, podendo ser n, 3n, 4n, 5n etc.

Essas alterações cromossômicas numéricas, ao contrário das aneuploidias, são incompatíveis com a vida. Geralmente, nesses casos, ocorrem abortos espontâneos ou o bebê nasce morto ou morre logo após o nascimento. No reino vegetal, no entanto, as euploidias são muito comuns.

Fatores que causam a euploidia

A euploidia pode ocorrer de diferentes formas. Uma dessas formas é a fertilização de um óvulo anormal em que ocorreu a não disjunção dos cromossomos. Pode ocorrer ainda por causa de uma falha no zigoto que replica seus cromossomos e falha na divisão, fazendo com que divisões mitóticas normais após esse evento levem o número errado de cromossomo. A euploidia pode ser gerada também por causa de fertilização de um óvulo por dois espermatozoides (dispermia).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de euploidias

A euploidia pode ser classificada em dois tipos básicos:

  • Monoploidia ou haploidia: ocorre a perda de um conjunto de cromossomos, ou seja, um indivíduo com 46 cromossomos apresentaria apenas 23. Esse tipo de euploidia pode ser observado em abelhas, em que os zangões desenvolvem-se por partenogênese e, portanto, possuem apenas um conjunto cromossômico quando comparados às rainhas e operárias, que se desenvolvem a partir de ovos fertilizados.

  • Poliploidia: ocorre um aumento dos conjuntos cromossômicos, podendo ser o indivíduo 3n (triploidia), 4n (tetraploidia), 5n (pentaploidia), 6n (hexaploidia) e assim sucessivamente. A triploidia (3n) é uma das aberrações cromossômicas que mais causam aborto no primeiro trimestre.

Curiosidade: Você sabia que células poliploides podem ser encontradas no fígado e na medula óssea, assim como em células de alguns tumores e leucemias?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Erros na divisão celular podem causar alterações cromossômicas
Erros na divisão celular podem causar alterações cromossômicas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Euploidia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/euploidia.htm. Acesso em 09 de dezembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Um ser humano apresenta 23 pares de cromossomos. Entretanto, podem ocorrer alterações no número total desses cromossomos, o que pode causar diversos problemas, geralmente incompatíveis com a vida. Sobre o tema, marque a alternativa correta.

a) Aneuploidias e euploidias são alterações numéricas, entretanto, essa última é decorrente de alterações em apenas um único gene.

b) As euploidias são muito comuns e raramente provocam aborto, causando geralmente morte na vida adulta.

c) As euploidias podem ser classificadas como poliploidias quando atingem mais de um gene.

d) Aneuploidias e euploidias são alterações que, além de afetarem o número de cromossomos, afetam a estrutura deles.

e) Uma célula humana com 69 cromossomos é um exemplo de euploidia.

Questão 2

A euploidia pode ocorrer de diferentes formas, sendo uma delas a fecundação de um óvulo por dois espermatozoides. Esse processo é conhecido por:

a) Disfagia.

b) Dismorfia.

c) Distrofia.

d) Dispermia.

e) Dislipidemia.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola