Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cariótipo

Representação de um cariótipo humano
Representação de um cariótipo humano
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O cariótipo (derivada da palavra Grega: karyon = para nó e typos = para forma), representa o conjunto diploide (2N) de cromossomos das células somáticas de um organismo.

Um cariótipo pode ser representado por meio de imagem dos cromossomos (cariograma) ou pela ordenação de acordo com o tamanho dos cromossomos em esquema fotográfico (idiograma).

Através da montagem de um cariótipo é possível determinar a normalidade ou anormalidade (síndromes cromossômicas), ocasionadas por alterações mutagênicas, polissomias ou monossomias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na espécie humana, as células somáticas possuem 46 cromossomos (2N = 46), agrupados em 23 pares, sendo: 22 pares autossômicos e 01 par alossômico sexual, diferenciando o gênero de um organismo em masculino e feminino.

Cariótipo normal masculino → 46, XY
Cariótipo normal feminino → 46, XX

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Cariótipo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cariotipo.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Quando nos referimos ao cariótipo, estamos falando do conjunto de cromossomos autossômicos e sexuais na célula de um indivíduo. O cariótipo de uma mulher normal pode ser escrito pela seguinte fórmula cromossômica:

a) 45, XX.

b) 46, XX.

c) 45, XY.

d) 46, XY.

e) 23, XX.

Exercício 2

Por intermédio do estudo do cariótipo, é possível analisar alterações no número de cromossomos de uma espécie. No cariótipo abaixo, por exemplo, observa-se uma alteração denominada de:

a) nulissomia.

b) trissomia.

c) tetrassomia.

d) haploidia.

e) monossomia.