Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Genótipo e fenótipo

Biologia

Genótipo e fenótipo são dois conceitos em Genética que estão interligados. O genótipo determina o fenótipo, e o fenótipo é a expressão do genótipo.
Conhecer alguns termos de Genética é essencial para o entendimento efetivo dessa disciplina
Conhecer alguns termos de Genética é essencial para o entendimento efetivo dessa disciplina
PUBLICIDADE

Quando estudamos Genética, devemos estar atentos a alguns importantes conceitos. Genótipo e fenótipo, por exemplo, são conceitos essenciais para a compreensão da hereditariedade.

O que é genótipo?

Definimos como genótipo a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de genes que um indivíduo possui. Essa constituição genética é proveniente dos ancestrais que esse ser possui.

Nos seres humanos, o genótipo é formado por uma combinação entre os genes do pai e da mãe. Imagine, por exemplo, que uma mulher apresente pigmentação normal da pele, mas que possua um gene para o albinismo, sendo ela, portanto, Aa. Quando nos referimos aos genes que ela possui, referimo-nos ao seu genótipo.

O que é fenótipo?

O fenótipo é a expressão do genótipo mais a interação do ambiente. Quando falamos da cor da pele de uma pessoa, estamos falando de uma característica que surgiu em decorrência de informações presentes em seu DNA, entretanto, essa mesma pessoa pode expor-se ao sol por várias horas durante o dia, causando alterações em seu tom de pele. É por isso que dizemos que o fenótipo é igual ao genótipo mais influências do meio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De maneira simplificada, podemos dizer que:

Fenótipo = Genótipo + Ambiente

É importante salientar que muitas vezes ouvimos dizer que o fenótipo é uma expressão observável do genótipo. Entretanto, nem todos os fenótipos são observáveis. Um bom exemplo são os grupos sanguíneos. Cada tipo de sangue é determinado por um genótipo diferente, entretanto, não conseguimos observar que tipo sanguíneo uma pessoa tem sem o uso de técnicas especiais.

ATENÇÃO: Diferentes genótipos podem dar origem ao mesmo fenótipo. Isso acontece porque existem genes dominantes e genes recessivos. Os genes dominantes expressam seu fenótipo mesmo quando ocorrem em dose única. Os genes recessivos só se expressam aos pares.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Genótipo e fenótipo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genotipo-fenotipo.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça alguns conceitos básicos em Genética e entenda de uma vez por todas essa importante área da Biologia que está ligada à hereditariedade.
Você sabe o que é dominância e recessividade? Clique aqui e entenda o que é um alelo dominante e um alelo recessivo, e confira questões que abordam o tema!
Você sabe o que é filogenia? Neste texto você compreenderá o que é filogenia e aprenderá como interpretar uma árvore filogenética.
O que é, o que contém e a relação destes com a hereditariedade.
Você conhece Gregor Mendel? Clique aqui e conheça mais sobre esse importante monge agostiniano, conhecido como pai da genética. Saiba de seus estudos e formação!
Você sabe como é determinada geneticamente a cor da pele? Clique aqui e conheça mais a respeito desse tipo de herança poligênica.
Entenda o que significa dizer que um organismo é homozigoto ou heterozigoto e amplie seu entendimento sobre hereditariedade!
Conceitos de meiose, mitose, população, heredograma, caráter, caráter congênito entre outros.
Aprenda um pouco mais sobre a segunda lei de Mendel. Neste texto, abordaremos os experimentos que levaram à criação dessa lei e conheceremos exemplos.
Já ouviu falar sobre variabilidade genética? Clique aqui e entenda o que é esse conceito e como a mutação e a reprodução influenciam nessa variabilidade.