UOL - O melhor conteúdo

Mutações gênicas

Alteração nucleotídica na fita de DNA
Alteração nucleotídica na fita de DNA
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

A mutação proporciona o aparecimento de novas formas de um gene e, consequentemente, é responsável pela variabilidade gênica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando ocorre por adição ou subtração (mutações deletérias) de bases, altera o código genético, definindo uma nova sequência de bases, que consequentemente poderá alterar o tipo de aminoácido incluído na cadeia proteica, tendo a proteína outra função ou mesmo inativação da expressão fenotípica.

Por substituição, ocorre em razão da troca de uma base nitrogenada purina (adenina e guanina) por outra purina, ou de uma pirimidina (citosina e timina) por outra pirimidina, sendo esse processo denominado de transição e a substituição de uma purina por uma pirimidina, ou vice-versa, denominada de transversão.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Mutações gênicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mutacoes-genicas.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Denominamos de mutação as alterações que ocorrem na estrutura do material genético. Uma dessas alterações é a troca de uma base nitrogenada por outra, uma alteração estrutural no cromossomo conhecida por

a) Deleção.

b) Inserção.

c) Adição.

d) Substituição.

e) Inversão.

Exercício 2

As mutações podem ocorrer naturalmente quando o DNA não se replica de maneira adequada. Entretanto, algumas influências externas também podem causar mutações, como é o caso da radiação. As radiações podem ocasionar a perda de trechos de DNA, um tipo de mutação conhecido por

a) Adição.

b) Inserção.

c) Deleção.

d) Substituição.

e) Inversão.

Exercício 3

Algumas mutações afetam gravemente o fenótipo de um indivíduo, outras, no entanto, não causam nenhum efeito. Essas mutações sem efeito no fenótipo são chamadas de

a) mutações numéricas.

b) mutações estruturais.

c) mutações silenciosas.

d) mutações selvagens.

e) mutações nucleotídicas.

Exercício 4

(FGV) Atualmente são bem conhecidos os efeitos adversos à saúde humana causados por diversos poluentes ambientais, especialmente aqueles que possuem potencialidades mutagênicas ou carcinogênicas, os quais, devido à sua interação com mecanismos genéticos, podem causar mutações e doenças nas gerações futuras. Assinale as afirmações corretas.

I. Mutações são modificações bruscas do material genético que podem ser transmitidas à prole (descendência ou células-filhas).

II. A mutação pode ser espontânea ou induzida por agentes físicos, químicos ou biológicos com potencial mutagênico.

III. Mutação é toda alteração do material genético que resulta sempre de segregação ou recombinação cromossômica.

IV. Mutações gênicas podem ser causadas por poluentes ambientais e provocar alterações responsáveis pelo aparecimento de genótipos diferentes em uma população.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:

a) I e III.

b) II e III.

c) I, II e IV.

d) IV e III.

e) III.