Regra do E

Quando a ocorrência de dois eventos independentes não afeta a probabilidade de um sobre o outro, seja na matemática, seja na genética, utiliza-se a regra do E (multiplicação).

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

De acordo com princípios probabilísticos, a ocorrência de dois eventos independentes não afeta a probabilidade de um sobre o outro. Isso significa que ao lançar, por exemplo, duas moedas, ou mesmo uma em dois momentos distintos, o resultado de um lançamento não influi no outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

MATEMATICAMENTE, ESSA REGRA RESULTA NA MULTIPLICAÇÃO DE SITUAÇÕES.

Quando jogamos duas vezes a mesma moeda, qual a probabilidade de obtermos duas vezes a face cara?

Como são duas possibilidades (cara ou coroa), a chance de sair “cara” no primeiro lançamento é a metade (1/2 ou 50%), assim como no segundo lançamento.

Logo, a probabilidade (P) de acordo com a proposição, será o produto (multiplicação) das possibilidades que envolvem a ocorrência dos eventos separadamente.

P (1° lançamento) = 1/2
P (2° lançamento) = 1/2

P (1° lançamento e 2° lançamento) = 1/2 x 1/2 = 1/4, percentualmente igual a 25%

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo prático aplicado em Genética

Qual a probabilidade de se obter em um cruzamento de ervilhas híbridas, uma planta homozigótica dominante quanto à textura da semente, e homozigótica dominante quanto à coloração da semente?

Interpretação do problema:

Genótipo e fenótipo das ervilhas segundo a textura da semente
- Homozigóticas dominantes → RR / lisas
- Homozigóticas recessivas → rr / rugosas
- Heterozigóticas (híbridas) → Rr / lisas

Genótipo e fenótipo das ervilhas segundo a coloração da semente
- Homozigóticas dominantes → VV / amarela
- Homozigóticas recessivas → vv / verde
- Heterozigóticas (híbridas) → Vv / amarela

Resolução do problema:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cruzamento da geração parietal: Rr x Rr e Vv x Vv
Descendentes dessa geração: RR / Rr / Rr / rr VV / Vv / Vv / vv

- Probabilidade de surgir uma planta com homozigótica dominante
P(RR) = 1/4

P(VV) = 1/4
Portanto, a probabilidade solicitada envolve o produto de P(RR) x P(VV)

P(RR e VV) = 1/4 x 1/4 = 1/16, percentualmente igual a 6,25%

O resultado apresentou um valor baixo, por se tratar de uma probabilidade envolvendo análise de duas características incomuns.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Probabilidade genotípica e fenotípica
Probabilidade genotípica e fenotípica
Deseja fazer uma citação?
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Regra do E"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/regra-e.htm. Acesso em 25 de dezembro de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

Imagine que um casal seja formado por uma mulher sangue B Rh- e um homem sangue O Rh+. Sabendo que esse homem é filho de um pai Rh- e que a mulher é filha de uma mãe sangue O, assinale qual é a probabilidade de se nascer um filho de sangue O Rh+.

a) 1/2.

b) 1/4.

c) 1/6.

d) 1/8.

e) 1/12.

Exercício 2

Um casal sempre sonhou em ter dois filhos: uma menina e um menino. De acordo com a Genética, qual é a probabilidade de o primeiro filho desse casal ser uma menina e o segundo ser um menino?

a) 1/2.

b) 1/3.

c) 1/4.

d) 1/5.

e) 1/6.

Exercício 3

(UFU) O albinismo é condicionado por um alelo recessivo a. Um casal normal heterozigoto para o albinismo quer saber, aproximadamente, qual é a probabilidade de, se tiverem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro ser normal heterozigoto e os dois últimos serem normais homozigotos.

a) 0,2%

b) 1%

c) 31%

d) 62%

Exercício 4

(Enem) Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S, ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A, ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.

Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a:

a) 5,05%.

b) 6,25%.

c) 10,25%.

d) 18,05%.

e) 25,00%