Topo
pesquisar

Sistema ABO

Biologia

Sistema ABO é um sistema que classifica o sangue em quatro diferentes tipos, os quais se diferenciam pelas suas aglutininas e aglutinogênios.
PUBLICIDADE

O sistema ABO classifica grupos sanguíneos em tipos A, B, AB e O. Esse sistema foi descrito em 1900 por Karl Landsteiner, que, inicialmente, descreveu os grupos A, B e O. O fenótipo AB foi descrito apenas alguns anos depois, por Alfred Von Decastello.

Leia também: Sangue

Genética do Sistema ABO

Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O.

Esses quatro grupos são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas no plasma sanguíneo (leia mais a seguir). O alelo IA é responsável por garantir que o sangue tenha aglutinogênio A, enquanto o alelo IB é responsável pelo aglutinogênio B. O alelo i não é responsável pela produção de aglutinogênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos (ou polialelia) e de codominância. É um caso de alelos múltiplos, pois apresenta três alelos diferentes de um único gene (IA, IB e i). A codominância, por sua vez, acontece, pois entre os alelos IA e IB não existe relação de dominância.

Por isso temos indivíduos IAIB com fenótipo AB, ou seja, com a produção dos dois tipos de aglutinogênio, A e B. Vale destacar que, apesar de haver codominância entre IA e IB, existe dominância em relação ao alelo i.

Desse modo temos que IA e IB exercem dominância sobre i, porém entre os alelos IA e IB há codominância. Com isso temos que os genótipos dos tipos sanguíneo são:

Tipos sanguíneos (fenótipo)

Genótipo dos tipos sanguíneos

A

IAIA ou IAi

B

IBIB ou IBi

AB

IAIB

O

ii

  • Exemplo de cruzamento envolvendo o sistema ABO

Júlio e Aline são casados e possuem, respectivamente, sangue O e sangue AB. Qual a probabilidade do casal ter um filho com sangue tipo AB?


Resolução: Júlio possui sangue tipo O, logo, seu genótipo é ii. Aline possui sangue AB, portanto, seu genótipo é IAIB. Observe a seguir o quadro de Punnett (espécie de tabela em que é possível separar os possíveis gametas e descobrir os genótipos dos descendentes) mostrando esse cruzamento:

 

i

i

IA

IAi

IAi

IB

IBi

IBi

Após a realização do cruzamento, podemos perceber que não existe a possibilidade desse casal ter filhos com tipo sanguíneo AB, sendo possível apenas o sangue dos tipos A (IAi) e B (Ibi).

Veja também: Alcalose e acidose — diminuição ou aumento de CO2 no sangue

Aglutinogênios e aglutininas no sistema ABO

No sistema ABO observa-se quatro tipos de sangue distintos: A, B, AB e O. Eles se caracterizam pela presença ou ausência de aglutinogênios e de aglutininas no plasma. Os aglutinogênios são substâncias encontradas na membrana plasmática das hemácias, enquanto as aglutininas são anticorpos presentes no plasma sanguíneo que atuam contra determinados aglutinogênios.

Existem dois tipos de aglutinogênios, o A e o B. O aglutinogênio A está presente no sangue A, enquanto o B está no sangue tipo B. As pessoas com sangue AB possuem ambos aglutinogênios: A e B. Já as pessoas de sangue tipo O não possuem aglutinogênios em suas hemácias.

Na figura podemos observar os aglutinogênios e as aglutininas presentes nos diferentes tipos sanguíneos.
Na figura podemos observar os aglutinogênios e as aglutininas presentes nos diferentes tipos sanguíneos.

Assim como os aglutinogênios, existem dois tipos de aglutinina: anti-A e anti-B. A pessoa com sangue tipo A possui aglutinina anti-B, enquanto a pessoa com tipo sanguíneo B possui aglutinina anti-A. A pessoa que apresenta sangue do tipo AB não possui aglutinina em seu plasma, diferentemente das pessoas que possuem sangue tipo O, que se caracteriza pela presença das aglutininas anti-A e anti-B.

Quem doa para quem

Considerando-se apenas o sistema ABO, podemos fazer algumas afirmações importantes em relação à transfusão de sangue:

  • Indivíduos de sangue tipo O podem doar para qualquer pessoa, pois não possuem aglutinogênios nas hemácias. Devido a esse motivo, são conhecidos como doadores universais. Esses indivíduos, no entanto, só podem receber sangue tipo O, pois apresentam aglutinina anti-A e anti-B.

  • Indivíduos com sangue AB podem receber sangue de qualquer tipo, pois não apresentam aglutininas em seu plasma. Devido a esse motivo, são chamados de receptores universais. Esses indivíduos, no entanto, podem apenas doar para indivíduos com sangue AB, pois possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias.

  • Os indivíduos do sangue A não podem doar sangue para indivíduos do sangue B, pois as hemácias seriam atacadas pelas aglutininas anti-A. Eles podem doar para pessoas com sangue A e pessoas com sangue AB. Pessoas com sangue A podem receber doação de pessoas com sangue A ou sangue O.

  • Indivíduos do sangue B não podem doar para os de sangue A, pois suas hemácias seriam atacadas pelas aglutininas anti-B. Eles podem doar, portanto, para pessoas com sangue B e pessoas com sangue AB. Pessoas com sangue B podem receber doação de pessoas com o mesmo sangue ou sangue O.

Leia também: Doação de sangue

Veja a seguir um esquema que ilustra o que foi aqui exposto:

Tabela do Sistema ABO

Sistema ABO

 

Sangue tipo A

Sangue tipo B

Sangue tipo AB

Sangue tipo O

Genótipo

IAIA ou IAi

IBIB ou IBi

IAIB

ii

Aglutinogênio

A

B

A e B

Não possui

Aglutinina

Anti-B

Anti-A

Não possui

Anti-A e Anti-B

Exercício resolvido

(Mackenzie) A respeito de grupos sanguíneos, é correto afirmar que:

a) Um indivíduo pertencente ao tipo O não tem aglutininas.

b) Um indivíduo com aglutinina do tipo B não pode ser filho de pai tipo O.

c) Os indivíduos pertencentes ao tipo AB não podem ter filhos que pertençam ao tipo O.

d) Um homem pertencente ao tipo A casado com uma mulher do tipo B não poderá ter filhos do tipo AB.

e) A ausência de aglutinogênios é característica de indivíduos pertencentes ao tipo AB.


Resposta: A alternativa correta é letra c, pois indivíduos do sangue AB possuem genótipo IAIB e uma pessoa do sangue O apresenta genótipo ii. Para ter um filho ii, é fundamental a presença do alelo i tanto no pai quanto na mãe.

Acesse também: O que são plaquetas?
 

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

O sistema ABO é um sistema que classifica o sangue em tipos A, B, AB ou O.
O sistema ABO é um sistema que classifica o sangue em tipos A, B, AB ou O.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sistema ABO"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-abo.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Existem quatro tipos sanguíneos na espécie humana: A, B, AB e O. Eles são codificados graças a três alelos, o que representa um caso de:

a) epistasia.

b) mutação.

c) alelos múltiplos.

d) pleiotropia.

e) aberrações cromossômicas.

Questão 2

Os tipos sanguíneos do sistema ABO são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas. O sangue tipo A, por exemplo, possui como principal característica a presença:

a) de aglutinogênio B.

b) de aglutinina anti-A.

c) de aglutinina anti-B.

d) de aglutinina anti-A e anti-B.

e) de aglutinogênio A e B.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola