Topo
pesquisar

Hambúrguer de células-tronco

Biologia

Pesquisadores acreditam que a produção do hambúrguer de células-tronco pode ser uma alternativa diante da crise alimentar mundial.
Pesquisadores conseguem produzir carne em laboratório
Pesquisadores conseguem produzir carne em laboratório
PUBLICIDADE

Você comeria um hambúrguer criado a partir de células-tronco? No dia 05 de agosto de 2013, o primeiro hambúrguer, feito a partir dessa técnica, foi apresentado e degustado.

A pesquisa foi realizada pelo biólogo Mark Post, da Universidade de Maastricht. A carne para a fabricação do hambúrguer foi criada a partir de células-tronco retiradas de uma vaca.  Essas células foram colocadas em um meio de cultura, onde se diferenciaram em células musculares. Os pesquisadores realizaram o entrelaçamento de cerca de 20 mil cordões de proteínas para fabricar o hambúrguer.

Para a degustação, o hambúrguer foi preparado com produtos como sal e farinha de rosca. Suco de beterraba foi usado para dar cor ao material.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mark Post acredita que a criação de carne em laboratório ajudaria diante de uma crise de alimentos e das mudanças globais, uma vez que o gado é um grande emissor de metano. Entretanto, os pesquisadores envolvidos na pesquisa acreditam que, para chegar ao mercado, essa carne demoraria em média de 10 a 20 anos.

O gasto para a produção do hambúrguer foi cerca de 325 mil dólares, doados pelo co-fundador do Google, Sergey Brin.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Hambúrguer de células-tronco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hamburguer-celulas-tronco.htm. Acesso em 24 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola