close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Genes e cromossomos

Esquema da espiralização dos genes
Esquema da espiralização dos genes
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O gene compreende a região da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), contendo em seu segmento uma instrução gênica codificada através de bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina), que pela expressão transcrita (formação de moléculas de RNA) coordena indiretamente a síntese (tradução) de um polipeptídeo (uma proteína).

O conjunto de genes forma a unidade cromossômica, isto é, um filamento da molécula de DNA, que possui atividade funcional quando o material genético encontra-se na forma filamentosa (eucromatina / desespiralizada), não compactada em ocasião da liberação de sua expressão regulada por outros genes.

No instante em que a célula está se preparando para entrar em divisão celular (mitose ou meiose), as regiões eucromáticas do cromossomo iniciam sua espiralização. Quando atingido o máximo grau de compactação, o material genético passa a ser denominado de cromossomo, estado em que a célula tem sua capacidade transcricional interrompida.

Dessa forma, os genes, responsáveis por guardar e manifestar oportunamente o mecanismo que rege o metabolismo orgânico dos seres vivos, em consonância com o meio ambiente, transmitem hereditariamente todas as características de um organismo, conforme a propagação da espécie.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Genes e cromossomos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genes-cromossomos.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

O cromossomo pode ser definido, de uma maneira simples, como um DNA altamente condensado. Essa condensação é possível graças à ação das proteínas:

a) polimerases.

b) histonas.

c) nucleases.

d) condensases.

e) ligases.

Exercício 2

O nosso DNA, diferentemente do que muitos pensam, não está presente em apenas um cromossomo. Em cada espécie, há um número diferente dessas estruturas, sendo encontrado na espécie humana um conjunto com:

a) 23 cromossomos.

b) 22 cromossomos.

c) 26 cromossomos.

d) 42 cromossomos.

e) 46 cromossomos.

Estude agora


Tempos verbais

Pretérito, presente ou futuro são tempos verbais que exprimem uma variação que indica o momento em que se dá o...

O que foi o Holodomor?

Assista à nossa videoaula para conhecer o que foi o Holodomor (1932–1933). Confira também, no nosso canal,...