Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é genealogia?

A genealogia é uma ciência voltada para a pesquisa da história das famílias, sua linhagem e ascendência.

Em uma genealogia as mulheres são representadas por círculos e os homens por quadrados
Em uma genealogia as mulheres são representadas por círculos e os homens por quadrados
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A genealogia é uma ciência que estuda a origem, evolução e disseminação das várias gerações de uma família. A partir de informações buscadas em documentos e certidões de pais, tios, avós e bisavós, as pessoas conseguem descobrir seus antepassados e quando e onde eles nasceram. A visita em cartórios, igrejas, arquivos públicos, museus e bibliotecas também podem auxiliar na busca por mais informações.

A partir dessa busca é possível construir a árvore genealógica de uma família com nomes, datas e lugares por onde andaram nossos antepassados, de forma que sejam mantidos vivos na memória de seus descendentes.

A árvore genealógica também pode ser chamada de heredograma (do latim heredium, herança), que é a representação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. No heredograma, cada individuo é representado por um símbolo, que mostra as suas características particulares e a relação de parentesco com os demais. Geralmente, os indivíduos do sexo masculino são representados por quadrados, enquanto os do sexo feminino são representados por um círculo. O casamento, no sentido biológico de procriação, é representado por um traço horizontal unindo o casal, e os filhos desse casamento são indicados por traços verticais unidos ao traço horizontal do casal, como mostra a figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Símbolos utilizados na construção de um heredograma
Símbolos utilizados na construção de um heredograma

Os heredogramas são muito empregados em problemas de genética, e no caso da espécie humana, a construção de heredograma é importante para a verificação do padrão de herança das características, facilitando ao geneticista saber se um traço fenotípico é hereditário ou não, e de que modo esse traço é herdado.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "O que é genealogia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genealogia.htm. Acesso em 04 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a função da célula?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual o animal mais perigoso do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...