PUBLICIDADE
Genética é a área da Biologia que estuda a natureza e as leis da hereditariedade, a ação dessas e os mecanismos de transmissão ao longo das gerações, ou seja: como características são transmitidas de pais para filhos via genes. Para estudá-la, é necessário ter claro alguns conceitos. A seguir, mais alguns conceitos:
Meiose: divisão celular responsável pela formação dos gametas, com número final de cromossomos, nas células-filhas, reduzidos à metade.
Mitose: processo de multiplicação celular que resulta em células-filhas idênticas à célula-mãe e é responsável pelo crescimento do organismo.
População: indivíduos de mesma espécie que ocupam o mesmo local e são capazes de se reproduzir e gerar descendentes viáveis e férteis.
Heredograma: simbologia utilizada para apresentar indivíduos de uma mesma família e as relações de parentesco entre eles. O heredograma facilita a visualização do problema.
Tópicos deste artigo
Mapa Mental: Conceitos em Genética
* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Caráter: união de informações que identificam o indivíduo.
Caráter congênito: característica presente em determinado indivíduo desde o seu nascimento.
Fenocópia: característica adquirida em razão de fatores ambientais.
Transgênico: indivíduo que possui genes de espécies não relacionadas, que não ocorreria sem o auxílio da engenharia genética.
Autofecundação: reprodução sexuada que ocorre entre os gametas masculinos e femininos presentes em um mesmo indivíduo.
Clone: indivíduos geneticamente idênticos a outro, proveniente de reprodução assexuada.
DNA: molécula constituída de duas fitas de nucleotídeos enroladas sobre si, em formato semelhante a uma hélice, e ligadas por pontes de hidrogênio.
*Mapa Mental por Ma. Vanessa Sardinha
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia