Mais conceitos em Genética

Dolly, o primeiro mamífero clonado

Genética é a área da Biologia que estuda a natureza e as leis da hereditariedade, a ação dessas e os mecanismos de transmissão ao longo das gerações, ou seja: como características são transmitidas de pais para filhos via genes. Para estudá-la, é necessário ter claro alguns conceitos. A seguir, mais alguns conceitos:

Meiose: divisão celular responsável pela formação dos gametas, com número final de cromossomos, nas células-filhas, reduzidos à metade.

Mitose: processo de multiplicação celular que resulta em células-filhas idênticas à célula-mãe e é responsável pelo crescimento do organismo.

População: indivíduos de mesma espécie que ocupam o mesmo local e são capazes de se reproduzir e gerar descendentes viáveis e férteis.

Heredograma: simbologia utilizada para apresentar indivíduos de uma mesma família e as relações de parentesco entre eles. O heredograma facilita a visualização do problema.

Mapa Mental: Conceitos em Genética

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Caráter: união de informações que identificam o indivíduo.

Caráter congênito: característica presente em determinado indivíduo desde o seu nascimento.

Fenocópia: característica adquirida em razão de fatores ambientais.

Transgênico: indivíduo que possui genes de espécies não relacionadas, que não ocorreria sem o auxílio da engenharia genética.

Autofecundação: reprodução sexuada que ocorre entre os gametas masculinos e femininos presentes em um mesmo indivíduo.

Clone: indivíduos geneticamente idênticos a outro, proveniente de reprodução assexuada.

DNA: molécula constituída de duas fitas de nucleotídeos enroladas sobre si, em formato semelhante a uma hélice, e ligadas por pontes de hidrogênio.

*Mapa Mental por Ma. Vanessa Sardinha

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

ARAGUAIA, Mariana. "Mais conceitos em Genética"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mais-conceitos-genetica.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas

O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas

Estude agora

Pré-Enem | Intertextualidade

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Clube do Empreendedorismo | Afinal, o que é metaverso?

Você provavelmente já ouviu falar sobre metaverso. Mas e aí? O que isso muda no mundo e pra você? Afinal, o que é...