Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Menstruação

A menstruação é a etapa do ciclo menstrual que consiste na eliminação de partes do endométrio, região que reveste o interior do útero, quando não ocorre a fecundação.

Calendário marcando os dias de menstruação perto de uma jovem com sintomas que indicam o início do período menstrual.
A menstruação é a etapa do ciclo menstrual em que ocorre a descamação de parte do endométrio. A cólica é um dos sintomas desse processo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A menstruação é a etapa do ciclo menstrual em que acontece a descamação de parte do endométrio que é eliminado pela vagina, e um novo endométrio é formado, preparando o útero para receber um possível óvulo fertilizado no próximo ciclo. Essa renovação contribui para manter um ambiente saudável, prevenindo acúmulo de sangue e reduzindo riscos de infecções. Além disso, a regulação hormonal associada ao ciclo menstrual influencia a saúde óssea, cardiovascular e metabólica.

O ciclo menstrual é marcado pelas fases folicular, ovulatória e lútea, em que ocorre a variação da síntese de hormônios como estrógeno, progesterona, foliculoestimulante (FSH) e luteinizante (LH). A variação desses hormônios durante o ciclo menstrual gera grandes mudanças na conformação do útero, além de alguns sintomas característicos.

Conhecer os processos envolvidos com a menstruação e o ciclo menstrual é essencial para promover o bem-estar, autonomia e consciência da saúde reprodutiva, permitindo que as pessoas com útero monitorem sua fertilidade, identifiquem irregularidades e tomem decisões importantes sobre sua vida reprodutiva.

Leia também: Menopausa — a interrupção fisiológica dos ciclos menstruais

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a menstruação

  • A menstruação é a etapa do ciclo menstrual que consiste na eliminação de partes do endométrio quando não ocorre a fecundação.
  • Folicular, ovulatória e lútea são fases do ciclo menstrual.
  • A menstruação é um processo que ocorre durante a fase folicular.
  • Os hormônios estrógeno, progesterona, FSH e LH atuam diretamente no ciclo menstrual.
  • A menstruação dura uma média de quatro a sete dias, e o ciclo menstrual, uma média de 28 dias.
  • Cólica, dores de cabeça, inchaço e irritabilidade estão entre os sintomas causados pela menstruação.
  • A menstruação é importante para regular o sistema reprodutor feminino.

O que é menstruação?

Ilustração mostrando os órgãos internos do sistema reprodutor feminino.
O endométrio, tecido que reveste internamente o útero, é eliminado durante a menstruação.

A menstruação é a etapa do ciclo menstrual que consiste na eliminação de partes do endométrio quando não ocorre a fecundação. O endométrio reveste internamente o útero e é nele que ocorre a fixação do embrião após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Quando a fecundação não ocorre, o endométrio sofre um processo de descamação e é eliminado pela vagina durante a menstruação, abrindo espaço para que um novo endométrio seja formado. Esse novo endométrio é formado para receber um embrião que possa vir a ser formado no próximo ciclo, caso aconteça a fecundação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fases do ciclo menstrual

Ilustração mostrando as fases do ciclo menstrual, que se inicia a partir da menstruação.
A menstruação é um processo que ocorre durante a fase folicular do ciclo menstrual.

O ciclo menstrual se divide em três fases: folicular, ovulação ou ovulatória, e lútea. Entenda um pouco sobre essas fases a seguir:

  • Fase folicular: se inicia com o primeiro dia de menstruação, o primeiro dia do ciclo, e se estende até o início da ovulação. Nessa fase, acontece o aumento da síntese do hormônio foliculoestimulante (FSH), que estimula o desenvolvimento do folículo. É o folículo que também libera o hormônio estrógeno, o qual aumenta seus níveis de produção no decorrer do ciclo até atingir um pico, antes da ovulação. O aumento dos níveis de estrógeno leva à diminuição da síntese do hormônio FSH, que, por sua vez, leva ao aumento súbito dos níveis de hormônio luteinizante (LH), o que marca o início da ovulação.
  • Ovulação ou fase ovulatória: o aumento súbito do hormônio LH provoca o rompimento do folículo e a liberação do óvulo, que acontece por volta do 14º dia do ciclo. A fase de ovulação termina assim que o óvulo é liberado, dando início à fase lútea.
  • Fase lútea: após seu rompimento, o folículo passa a se chamar corpo lúteo, o qual continua produzindo estrógeno, agora em níveis mais baixos, e passa a produzir, principalmente, progesterona. Durante o ciclo menstrual, o corpo lúteo tende a diminuir de tamanho e, assim, diminui também a produção de estrógeno e progesterona. O estrógeno é essencial para a formação do endométrio e a progesterona mantém o endométrio viável para receber o embrião. É assim que, quando os níveis de estrógeno e progesterona diminuem, inicia-se novamente o processo de descamação do endométrio, dando início à menstruação e reiniciando o ciclo menstrual.

Quanto tempo dura a menstruação?

A menstruação ocorre em um período de quatro a sete dias, mas que pode apresentar variação para mais ou menos dias. Vale lembrar que a menstruação, dentro do ciclo menstrual, diz respeito aos dias em que ocorre o sangramento, e sua duração pode variar não apenas de pessoa para pessoa, como também entre ciclos de uma mesma pessoa. Por exemplo, em um ciclo menstrual que acontece no mês de janeiro, a menstruação de uma pessoa pode durar quatro dias, enquanto no ciclo que ocorre no mês de fevereiro, a menstruação pode durar seis dias.

O ciclo menstrual, por sua vez, dura em média 28 dias, podendo também apresentar variações para mais ou menos dias. O ciclo menstrual se inicia com o primeiro dia de sangramento e se finaliza com o início da próxima menstruação, que dá origem a um novo ciclo.

Variações na duração do ciclo menstrual e da menstruação são completamente comuns, porém ciclos extremamente irregulares podem ser um indicativo de que algo no corpo não está totalmente regulado e precisa ser investigado. Dessa maneira, para verificar se os ciclos de uma pessoa correspondem à normalidade ou não, um médico deve ser consultado.

Outro fator importante a se pontuar é que o uso de contraceptivos hormonais, como as pílulas anticoncepcionais, pode interferir na duração e variação do ciclo menstrual.

Sintomas do período menstrual

O ciclo menstrual é regulado por hormônios, como estrógeno, progesterona, foliculoestimulante (FSH) e luteinizante (LH), cujos níveis no corpo variam durante todo o ciclo. Essa variação hormonal provoca uma série de sintomas que podem anteceder à menstruação ou se estender durante o período menstrual. Entre esses sintomas, estão:

  • cólica (dismenorreia);
  • dor de cabeça;
  • inchaço corporal;
  • dor e inchaço nas mamas;
  • retenção de líquido;
  • irritabilidade;
  • ansiedade;
  • insônia ou sonolência;
  • aumento ou diminuição do apetite.

Importante: Para aliviar os sintomas causados pelo período menstrual, podem ser adotadas algumas estratégias, como aplicar bolsa de água quente na região abdominal para alívio das cólicas, praticar exercícios regularmente, assim como ingerir, seguindo as devidas orientações, medicamentos analgésicos que aliviam as dores.

Acesse também: Endometriose — problema de saúde causado pela presença do endométrio em local fora do útero

Importância da menstruação

A menstruação é um processo fisiológico muito importante para a regulação do sistema reprodutor feminino. Além de ser um indicador de saúde reprodutiva e fertilidade, a menstruação é um processo de limpeza natural. Durante esse período, o endométrio, o tecido que reveste o útero, é eliminado, removendo células envelhecidas e preparando o útero para receber um possível óvulo fertilizado no próximo ciclo.

Essa renovação regular contribui para a manutenção de um ambiente saudável no útero, prevenindo o acúmulo de sangue e reduzindo o risco de infecções. Além disso, a regulação hormonal associada ao ciclo menstrual tem implicações significativas para além da reprodução, influenciando a saúde óssea, cardiovascular e metabólica.

Entender a menstruação é essencial para promover a saúde reprodutiva e o bem-estar geral, além de garantir a autonomia das pessoas com útero, que se tornam capazes de monitorar sua fertilidade, identificar padrões irregulares que podem indicar problemas de saúde, e tomar decisões conscientes sobre sua vida reprodutiva.

Fontes

JUNIOR, H; VISCONTI, M. Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0024/impressos/plc0024_02.pdf.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saiba o que é a menstruação, quando ela acontece e quais as principais características. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/saiba-o-que-e-a-menstruacao-quando-ela-acontece-e-quais-as-principais-caracteristicas.

RIBEIRO, M. Entenda as fases do ciclo menstrual. Drauzio Varella, 2021-2023. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/mulher/menstruacao/entenda-as-fases-do-ciclo-menstrual/.

TELFER, N. O que é "normal"?: duração e variação do ciclo menstrual. Clue, 2021. Disponível em: https://helloclue.com/pt/artigos/ciclo-a-z/o-que-e-normal-duracao-e-variacao-do-ciclo-menstrual.

Escritor do artigo
Escrito por: Nicole Fernanda Sozza Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Desde 2021 atua na elaboração e revisão de conteúdos didáticos de Ciências e Biologia. Atualmente se dedica ao estudo de edição e preparação de textos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOZZA, Nicole Fernanda. "Menstruação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-menstrual.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(FCC-SP) Na espécie humana, após a fecundação, verifica-se a suspensão da menstruação porque:

a) a placenta em formação produz um hormônio que mantém o corpo-lúteo funcionante.

b) a hipófise, estimulada pelo corpo-lúteo, passa a produzir gonadotrofina.

c) o nível de estrógeno e progesterona do sangue é mantido pelos folículos ovarianos em desenvolvimento.

d) a hipófise não libera o hormônio folículo estimulante devido ao baixo nível de estrógeno no sangue.

e) a membrana de fertilização do óvulo, formada após a penetração do espermatozoide, produz hormônio luteinizante.

Exercício 2

Um método anticoncepcional muito conhecido pelas mulheres é a tabelinha, que consiste na abstinência sexual em períodos próximos aos dias da ovulação. Levando em consideração que um ciclo tem 28 dias, quando ocorrerá a liberação do óvulo?

a) Em torno do primeiro dia do ciclo.

b) Em torno do sétimo dia do ciclo.

c) Em torno do décimo quarto dia do ciclo.

d) Em torno do vigésimo dia do ciclo.

e) Em torno do vigésimo oitavo dia do ciclo.

Artigos Relacionados


Células-tronco a partir de sangue menstrual

Célula-tronco a partir de sangue menstrual: saiba mais sobre esse estudo feito por pesquisadores brasileiros.
Biologia

Cólica menstrual

Saiba mais sobre a cólica menstrual, um problema que atinge 90% das mulheres.
Saúde na escola

Estrogênio

O que você sabe sobre o estrogênio? Clique aqui para conhecer as características do estrogênio e suas funções. Compreenda também por que ele é chamado de hormônio sexual feminino, as consequências de sua redução para o corpo da mulher, o que é a reposição hormonal e o papel desse hormônio nas pílulas anticoncepcionais.
Biologia

Fisiologia

Compreenda o que é Fisiologia, conheça um pouco do desenvolvimento dessa área ao longo da história e entenda o que se estuda na Fisiologia Humana e Vegetal.
Biologia

Menopausa

Entenda o que é menopausa. Aprenda qual é a diferença entre menopausa, climatério e perimenopausa. Veja os sintomas da menopausa e os tratamentos disponíveis.
Saúde e Bem-estar

Progesterona

Saiba o que é e para que serve a progesterona. Veja como esse hormônio atua na gravidez e os efeitos do alto nível e da falta de progesterona no organismo.
Biologia

Sistema reprodutor

Clique aqui e descubra mais a respeito do sistema reprodutor e sua importância! Aprenda quais os órgãos que compõem os sistemas reprodutores masculino e feminino.
Biologia

Sistema reprodutor feminino

Você sabe quais são os órgãos do sistema reprodutor feminino? Clique no texto para conhecer a anatomia do sistema reprodutor feminino e as suas funções.
Biologia

Variações no Ciclo Menstrual

Relação entre o ciclo menstrual e variações na mucosa das cordas vocais.
Biologia