Topo
pesquisar

Estrogênio

Biologia

Estrogênio, também chamado de estrógeno, é um termo usado em referência a hormônios esteroides com 18 carbonos, que são conhecidos como hormônios sexuais femininos.
Os estrogênios são produzidos em maior quantidade na mulher
Os estrogênios são produzidos em maior quantidade na mulher
PUBLICIDADE

Estrogênio, também denominado de estrógeno, é um termo utilizado em referência a um grupo de hormônios esteroides que apresentam 18 carbonos. O 17β-estradiol, estrona e estriol são estrogênios, mas o principal é o 17β-estradiol .

Esse grupo de hormônios é chamado normalmente de hormônios sexuais femininos, mas também são secretados em homens em menor quantidade. Estima-se que nas mulheres os níveis de estrogênios sejam dez vezes maiores que em homens.

Leia também: Testosterona

O estrogênio é secretado, principalmente, nos ovários, mas também é produzido em outras partes do corpo, como nas glândulas adrenais. Podemos citar ainda a produção do estriol, que ocorre principalmente no fígado e em tecidos periféricos.


Função do estrogênio

Normalmente, quando falamos em estrogênio, destacamos as funções no ciclo menstrual, entretanto, esse hormônio apresenta outras funções. Veja a seguir as funções do estrogênio:

  • Função reprodutiva na mulher: O estrogênio garante a proliferação celular, reconstituindo o endométrio, que é perdido durante a menstruação. Também atua no desenvolvimento dos cílios na tuba uterina;

Leia também: Hormônios e o ciclo menstrual

  • Desenvolvimento de características sexuais secundárias femininas: Promove o surgimento de pelos pubianos e o desenvolvimento das mamas;

  • Possui relação com o comportamento sexual da mulher;

  • Induz a deposição de gordura nas mamas e quadris;

  • Aumenta a retenção de líquidos;

  • Relaciona-se com o metabolismo do cálcio;

  • Atua na fertilidade masculina, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo.
     

Redução dos níveis de estrogênio na mulher

Os níveis de estrogênio caem quando a mulher chega à menopausa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os níveis de estrogênio caem quando a mulher chega à menopausa

Os níveis de estrogênio na mulher tendem a diminuir com a chegada da menopausa, o que causa prejuízos à saúde. Sabemos, por exemplo, que essa diminuição é a principal causa de osteoporose em mulheres. Além disso, também causa aumento de peso, mudança no padrão de distribuição de gordura no corpo, aumento do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, disfunções menstruais, disfunção sexual, alterações na genitália e na pele.

Todos esses problemas causam uma relativa queda na qualidade de vida feminina. Uma solução para a redução dos problemas observados por causa da redução dos níveis de estrogênio é a reposição hormonal. Vale salientar que essa reposição não é recomendada para todas as mulheres e possui alguns riscos. Assim sendo, ela só pode ser feita com recomendação de um médico.


Estrogênios em anticoncepcionais orais

Os anticoncepcionais orais combinados possuem estrogênios e progestágenos
Os anticoncepcionais orais combinados possuem estrogênios e progestágenos

Os estrogênios sintéticos fazem parte de alguns anticoncepcionais orais, os quais recebem a denominação de pílulas combinadas. Nessas pílulas, a ação contraceptiva ocorre por um bloqueio da ovulação e alterações no muco cervical e endométrio.

Vale destacar que anticoncepcionais orais combinados, em virtude da presença de estrogênios, estão relacionados com trombose em mulheres com predisposição a doenças cardiovasculares. Assim sendo, anticoncepcionais orais não devem ser utilizados por conta própria, uma vez que, como qualquer medicamento, podem causar danos à saúde de algumas pessoas.

Leia também: Riscos dos anticoncepcionais orais

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Estrogênio"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/estrogenio.htm>. Acesso em 17 de novembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

O estrogênio, apesar de ser conhecido como hormônio sexual feminino, é também produzido em homens. Esse hormônio é produzido, na mulher, principalmente pelo(a):

a) útero.

b) hipotálamo.

c) hipófise.

d) ovário.

e) tireoide.

Questão 2

Todas as funções abaixo podem ser atribuídas ao estrogênio, exceto:

a) Regulação do ciclo menstrual.

b) Desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas.

c) Retenção de líquidos.

d) Padrão de deposição de gordura.

e) Controle dos níveis de glicose no sangue.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola