Citologia

A Citologia, ou Biologia Celular, é o ramo de estudos que se volta para as células, as unidades funcionais dos seres vivos.

As células são unidades funcionais dos seres vivos

A Biologia Celular, também chamada de Citologia, é a parte da Biologia que se dedica ao estudo das células e suas estruturas. É uma área bastante importante, uma vez que a célula é a menor unidade viva de um organismo e é utilizada para diferenciar um ser vivo daquele que não apresenta vida.

As células começaram a ser estudadas a partir dos trabalhos com cortiça realizados por Robert Hooke em 1665. Esse pesquisador inglês foi o primeiro a visualizar células em um microscópio. Como ele verificou células de cortiça mortas, acreditou que essas estruturas eram apenas câmaras vazias, daí a denominação célula, que significa pequena cela.

Com o desenvolvimento dos microscópios e estudos mais aprofundados em outros materiais, percebeu-se que todos os seres vivos apresentavam células e estas eram muito mais complexas do que as estruturas visualizadas por Hooke. Os trabalhos do botânico Mathias Schleiden e do zoólogo Theodor Schwann foram fundamentais para a construção da chamada Teoria Celular, que dizia que todos os seres vivos eram compostos por células.

Em 1855, Rudolf Virchow publicou um trabalho em que ele afirmava que todas as células originavam-se de outra célula preexistente. Entretanto, somente em 1878, Walther Flemming observou o processo de divisão celular e conseguiu provar como a multiplicação das células ocorria.

As conclusões obtidas nesses dois trabalhos foram incorporadas à Teoria Celular, que, atualmente, é conhecida por três pontos principais:

Todos os organismos vivos são formados por uma ou várias células;

As células são as unidades funcionais dos seres vivos;

Uma célula somente se origina de outra existente.

Atualmente, admite-se que as células são formadas por três partes básicas: a membrana, o citoplasma e o núcleo. Vale destacar, no entanto, que o mais correto é admitir que todas as células possuem material genético, uma vez que nem todas possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear, também chamada de carioteca. As células que não possuem membrana nuclear são chamadas de células procarióticas, e as que possuem a membrana recebem a denominação de eucarióticas.

A membrana plasmática de uma célula possui como função principal controlar o que entra e o que sai dessa estrutura. Graças a essa importante característica, dizemos que ela possui permeabilidade seletiva. O modelo que melhor representa a estrutura da membrana atualmente é o modelo do mosaico fluido, que admite que ela é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão imersas proteínas.

O citoplasma é um líquido viscoso presente entre o núcleo e a membrana onde estão localizadas as organelas, que são estruturas responsáveis pelas mais variadas funções da célula. Analisando as organelas celulares, também é possível perceber a diferença entre uma célula eucariótica e uma procariótica. Nessas últimas são encontrados apenas ribossomos, enquanto nas eucarióticas uma variada gama de organelas é observada.

Veja a seguir as principais organelas visualizadas em uma célula:

Retículo endoplasmático liso – Relaciona-se, principalmente, com a síntese de lipídios e carboidratos.

Retículo endoplasmático rugoso – Responsável pela síntese intensa de proteínas.

Ribossomo – Relaciona-se com a síntese de proteínas.

Complexo Golgiense – Possui como principal função a secreção celular.

Mitocôndrias – Envolvidas no processo de respiração celular.

Lisossomo – Organela exclusiva das células animais, o lisossomo está relacionado com a digestão intracelular.

Centríolo – Possui importante papel na divisão celular.

Peroxissomo – Destrói substâncias tóxicas.

Cloroplasto – Atua no processo de fotossíntese, não sendo encontrado, portanto, nas células animais.

Vacúolo – Relacionado com a digestão intracelular e acúmulo de substâncias.

Desde o entendimento de que os seres vivos são formados por células até os dias atuais, muito conhecimento sobre a Biologia Celular foi adquirido. Apesar disso, ainda faltam muitos estudos a serem realizados. Logo mais abaixo você encontrará textos que lhe ajudarão a ampliar conhecimentos sobre esse ramo de estudos.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Citologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/nivel-celula.htm. Acesso em 28 de maio de 2022.

Artigos Citologia

Esquematização de uma junção desmossomal

Adesão e comunicação entre as células

Desmossomos, zônulas oclusivas, zônula de adesão e junções comunicantes: características e funções.

A apoptose, processo de morte programada de células, possui algumas etapas

Apoptose

Entenda o que é a apoptose e descubra qual é a importância desse processo de morte celular para organismos multicelulares.

1: plaquetas. 2, 3 e 4: glóbulos brancos (neutrófilo, linfócito e monócito, respectivamente). 5: glóbulos vermelhos

Biologia Celular

Características da Biologia Celular, antes denominada Citologia.

Na célula procarionte, observa-se a ausência de um núcleo delimitado por membrana

Célula

Entenda de uma vez por todas o que é célula, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos, e aprenda a diferença entre uma célula procarionte e uma eucarionte.

Célula animal

Conheça mais sobre a célula animal, isto é, seus componentes e as estruturas que a diferenciam da célula vegetal.

Observe algumas estruturas presentes na célula vegetal

Célula vegetal

Conheça as principais estruturas que caracterizam uma célula vegetal e aprenda a importância de cada uma delas para a planta.

As células eucariontes são mais complexas que as células procariontes

Células eucariontes

Amplie seus conhecimentos sobre as células eucariontes entendendo melhor as suas principais características!

Nas células procariontes, o material genético está disperso no citoplasma

Células procariontes

Amplie seus conhecimentos sobre as células procariontes conhecendo suas principais características!

Ciclo celular

Entenda melhor o ciclo celular clicando aqui! Neste texto falaremos o que é o ciclo celular, conheceremos suas fases, e entendemos como ele é controlado.

O citoesqueleto garante forma e sustentação para a célula eucarionte

Citoesqueleto

Compreenda o que é citoesqueleto, conheça seus principais elementos e descubra a função dessa estrutura para a célula eucarionte.

Citoplasma

Aprenda mais sobre o citoplasma clicando aqui! Neste texto falaremos sobre o que é citoplasma, a sua função e os movimentos citoplasmáticos.

Cloroplastos

Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre os cloroplastos, descobrindo como é a estrutura dessa organela celular e seu papel em plantas e algas.

Complexo golgiense

Saiba mais sobre o complexo golgiense, uma organela celular que apresenta uma série de funções importantes para a célula eucarionte.

As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem núcleo definido.

Diferenças entre as células animais e vegetais

Você sabe quais são as diferenças entre as células animais e vegetais? Clique aqui e conheça um pouco mais a respeito desses dois importantes grupos de células.

As células procariontes não possuem núcleo verdadeiro, estrutura presente nas células eucariontes

Diferenças entre células procariontes e eucariontes

Você sabe todas as diferenças entre células procariontes e eucariontes? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esse tema.

Difusão simples e difusão facilitada, respectivamente

Difusão da Célula

Fenômeno físico no qual as partículas de maior concentração se movem para a de menor concentração.

Na endocitose, observa-se a formação de vesículas por invaginação

Endocitose

Clique aqui e aprenda o que é endocitose e a diferença entre seus principais tipos: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.

A exocitose é um processo em que ocorre a liberação de uma substância para o exterior da célula

Exocitose

Entenda o que é exocitose e a importância desse processo para a eliminação de resíduos da digestão e liberação de substâncias.

O englobamento de partículas sólidas e grandes recebe o nome de fagocitose

Fagocitose

Compreenda o processo de fagocitose e saiba diferenciar suas principais etapas.

O aspecto morfológico de uma célula e sua fisiologia

Forma e função das células

Exemplos de relação entre estrutura e função celular.

Glicocálix: complexo de moléculas situadas na face externa da membrana plasmática

Glicocálix

Sobre esta estrutura que atua conferindo resistência à membrana plasmática e agindo contra agressões externas.

Os lisossomos são sacos membranosos repletos de enzimas.

Lisossomos

Clique aqui e aprenda o que é um lisossomo, qual o seu papel em uma célula e em que tipos celulares essa organela membranosa é encontrada.

Meiose

Compreenda o que é a meiose, quais são as fases que ela apresenta e entenda qual a é a importância desse processo de divisão celular para os organismos.

A membrana plasmática é uma estrutura encontrada em todas as células existentes.

Membrana plasmática

Aprenda um pouco mais a respeito da membrana plasmática, uma estrutura essencial para a célula que atua, entre outras funções, selecionando o que entra e o que sai.

Mitocôndrias

Aprenda um pouco mais sobre as mitocôndrias, organelas que atuam no processo de respiração celular em células eucariontes.

Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou.

Mitose

Amplie seus conhecimentos a respeito da mitose, um tipo de divisão celular que ocorre nas células somáticas e garante a formação de células idênticas à célula-mãe.

Núcleo celular

Neste texto conheceremos mais a respeito do núcleo das células, de sua estrutura básica bem como das importantes funções que ele desempenha.

A osmose é um processo em que se observa a movimentação do solvente.

Osmose

Aprenda um pouco mais sobre a osmose, um processo importante que envolve o movimento da água através de uma membrana semipermeável.

Peroxissomos: vesículas que armazenam a enzima catalase

Peroxissomos

Organelas relacionadas ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio.

O processo de pinocitose é um tipo de endocitose

Pinocitose

Entenda o que é pinocitose e compreenda como esse importante processo de endocitose ocorre nas células.

Os cloroplastos são os plastos mais conhecidos e estão relacionados com o processo de fotossíntese

Plastos

Entenda o que são plastos e aprenda a importância dessas organelas para a sobrevivência de uma planta.

A síntese anabólica e catabólica de substâncias para o funcionamento da célula

Regulação Metabólica

Definição e classificação do metabolismo e vias metabólicas que ocorrem no organismo humano.

Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático é uma importante organela encontrada em células eucariontes. Saiba mais sobre a estrutura e função dessa organela, aqui!

Ribossomos

Você sabe o que é um ribossomo e qual a sua função na célula? Clique aqui e conheça mais sobre os ribossomos, estruturas presentes em todos os tipos celulares.

Alguns alimentos que contêm sais minerais.

Sais minerais

Os sais minerais são substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo.

O complexo golgiense relaciona-se com a secreção celular

Secreção celular e o complexo golgiense

Entenda a relação entre a secreção celular e o complexo golgiense e conheça como uma substância é liberada por uma célula.

Uma célula libera uma molécula sinalizadora que segue em direção à célula-alvo

Sinalização celular

Entenda a sinalização celular, processo realizado pelas células que possibilita a comunicação entre si e o desempenho de suas funções.

As células fazem parte da constituição do corpo dos seres vivos

Teoria celular

Conheça a teoria celular, uma teoria que afirma que todos os seres vivos são formados por células e que estas são capazes de se dividir.

A mitocôndria e o cloroplasto provavelmente são resultado de uma associação simbiótica

Teoria endossimbiótica

Saiba mais sobre a teoria endossimbiótica e como ela explica a origem de mitocôndrias e cloroplastos.

O RNA é formado a partir de um molde de DNA

Transcrição

Entenda mais sobre a transcrição, o processo de síntese do RNA.

As plantas absorvem água do solo por intermédio de um processo conhecido como osmose

Transporte ativo e passivo

Aprenda a diferença entre transporte ativo e passivo e compreenda como as substâncias atravessam a membrana e garantem a manutenção do meio intracelular.

Observe o vacúolo de suco celular ocupando grande parte da célula vegetal

Vacúolos

Conheça os principais tipos de vacúolos existentes e suas funções para a célula.