Topo
pesquisar

Homeostase

Biologia

A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade.
A febre é um sinal de que algo está errado com o corpo
A febre é um sinal de que algo está errado com o corpo
PUBLICIDADE

O nosso organismo é uma máquina perfeita que necessita que cada variável esteja completamente ajustada para que o seu funcionamento ocorra de maneira correta. Se a temperatura está muito elevada, por exemplo, podem ocorrer alterações no estado mental, o comprometimento de órgãos e, até mesmo, a morte do indivíduo.

A homeostase, termo criado por Walter Cannon, pode ser definida como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo. O meio interno, por sua vez, é definido como os fluidos que circulam pelas nossas células, o chamado líquido intersticial.

Para manter a homeostasia, nosso meio interno deve manter certos valores sem alterações. Isso é conseguido graças a diversos processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada e que garantem o equilíbrio. Os processos de respiração, digestão e excreção garantem, por exemplo, que o meio interno tenha oxigênio e nutrientes necessários à célula e que substâncias tóxicas que possam causar danos ao corpo sejam retiradas do organismo.

Quando o meio interno não está em equilíbrio, seja por mudanças externas, seja por disfunções internas, ocorre uma perturbação da homeostase, o que pode resultar em doença. Caso a homeostase não seja restabelecida, pode ocorrer a morte do indivíduo. Entre as variáveis que devem permanecer em equilíbrio para que haja a homeostase, podemos destacar a temperatura corpórea, o pH dos líquidos corporais, a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para garantir a homeostase, o nosso organismo conta com alguns recursos: o sistema nervoso e o sistema endócrino. O sistema nervoso informa que algo de errado está acontecendo no interior do corpo e produz uma resposta a determinado estímulo. O sistema endócrino, por sua vez, secreta mensageiros químicos.

Os mecanismos de controle da homeostase ocorrem normalmente por processos de feedback negativo, ou seja, processos que revertem a direção de uma determinada mudança. Se a pressão arterial está alta, por exemplo, diversas reações acontecem para que a pressão caia. Por meio dessas alterações, é possível controlar quando uma variável está em excesso ou deficiente no organismo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Homeostase"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/homeostase.htm>. Acesso em 22 de abril de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UECE) Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:

a) homeostase

b) metabolismo

c) irritabilidade

d) nutrição

Questão 2

O termo homeostase é usado em referência à capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio. Esse termo foi criado por:

a) Charles Darwin.

b) Jean-Baptiste de Lamarck.

c) Walter Cannon.

d) Alfred Russel Wallace.

e) Andreas Versalius.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola