PUBLICIDADE
Os sistemas do corpo humano são compostos por órgãos que atuam em conjunto para realizar funções semelhantes e específicas. O desempenho integrado de todos os sistemas garante o funcionamento adequado do organismo. Diversos órgãos contribuem para mais de um sistema.
O número de sistemas do corpo humano pode variar de acordo com a literatura escolhida. Neste contexto, serão abordados 11 sistemas: cardiovascular, digestivo, esquelético, muscular, nervoso, respiratório, urinário, endócrino, linfático, reprodutivo, e tegumentar.
Leia também: Quais são os órgãos do corpo humano?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os sistemas do corpo humano
- 2 - Quantos e quais são os sistemas do corpo humano?
- 3 - Sistemas do corpo humano e suas funções
- 4 - Importância dos sistemas do corpo humano
- 5 - Quais são o maior e o menor sistema do corpo humano?
- 6 - Exercícios resolvidos sobre os sistemas do corpo humano
Resumo sobre os sistemas do corpo humano
-
Sistemas são grupos de órgãos que atuam em conjunto para realizar determinadas funções no organismo.
-
A integração entre os sistemas garante o bom funcionamento do corpo humano.
-
Entre os sistemas do corpo humano, encontramos o digestivo, o esquelético, o cardiovascular e o respiratório.
-
O maior sistema do corpo humano é o tegumentar.
-
A célula, apesar de não ser tradicionalmente considerada um sistema, pode ser reconhecida como o menor sistema do corpo humano.
Quantos e quais são os sistemas do corpo humano?
O número de sistemas pode variar de acordo com os critérios estabelecidos pelos especialistas na área. Isso ocorre devido à complexa interconexão e interdependência entre alguns sistemas, levando à diluição de funções específicas dentro de sistemas mais amplos.
Um exemplo disso é o sistema imunológico, cujas funções são compartilhadas e interligadas com os sistemas linfático, vascular e endócrino. Outro exemplo é o sistema sensorial, intimamente ligado ao sistema nervoso e ao sistema tegumentar. Esses sistemas trabalham em conjunto para transmitir informações sensoriais e responder adequadamente aos estímulos recebidos.
Abordaremos 11 sistemas do corpo humano, destacando suas funções e componentes:
-
cardiovascular;
-
digestivo;
-
esquelético;
-
muscular;
-
nervoso;
-
respiratório;
-
urinário;
-
endócrino;
-
linfático;
-
reprodutivo;
-
tegumentar.
Sistemas do corpo humano e suas funções
-
Sistema cardiovascular: é composto pelo coração e pelo sistema circulatório de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), formando uma rede contínua que transporta sangue pelo corpo. Suas principais funções incluem o transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios por todo o corpo, e a eliminação de dióxido de carbono e outros resíduos metabólicos. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema digestório: é formado por um conjunto de órgãos do trato gastrointestinal e órgãos digestivos acessórios. O trato gastrointestinal se estende da boca ao canal anal e inclui boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e canal anal. Os órgãos acessórios são compostos por língua, glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar. A função desse sistema é quebrar os alimentos em partículas menores para que possam ser absorvidas pelo organismo e usadas como energia. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema endócrino: é formado pelas glândulas endócrinas, como a hipófise, o pâncreas, a tireoide e os testículos. Esses órgãos especializados estão espalhados pelo corpo e produzem hormônios. Dessa forma, a principal função desse sistema é garantir a produção dos hormônios, os quais regularão diversas funções biológicas de órgãos-alvo no organismo. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema esquelético: é constituído por ossos e cartilagens, formando o esqueleto do nosso corpo. Há 206 ossos em um corpo humano adulto. O local de união desses ossos é chamado de articulação, que é amparada por cartilagens e ligamentos. Suas principais funções são: proteção dos órgãos contra impactos, produção de células sanguíneas, suporte e movimento do organismo, e armazenamento de cálcio. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema linfático: é formado por linfa, plexos linfáticos, vasos linfáticos, linfonodos e órgãos linfoides, constituindo uma ampla rede que transporta e elimina toxinas e resíduos do corpo, recircula substâncias importantes para a manutenção do organismo (como proteínas) e defende o corpo de patógenos. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema muscular: é composto por todos os músculos do corpo. Existem três tipos de músculos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético. O músculo liso é encontrado nas paredes dos vasos sanguíneos e órgãos ocos, como o estômago. O músculo esquelético está ligado aos ossos do esqueleto. O músculo cardíaco forma o miocárdio. As funções do sistema muscular incluem a movimentação do corpo e a contração dos órgãos. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema nervoso: é dividido em sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos e gânglios). Os órgãos se comunicam por meio dos neurônios, que transmitem sinais de informação pelo corpo. Sua principal função é captar estímulos do meio externo e interno e formular respostas a eles. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema reprodutor (ou genital): é constituído pelos órgãos sexuais internos e externos. Ele apresenta diferenças morfológicas e funcionais significativas entre os sexos. Os órgãos sexuais externos femininos são os lábios, o clitóris e a abertura vaginal, formando a vulva. Os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina. Os órgãos sexuais externos masculinos são os testículos e o pênis. Epidídimo, ducto deferente e glândulas acessórias compõem os órgãos internos. Esse sistema atua no processo de reprodução e na produção de hormônios relacionados a esse processo. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema respiratório: é constituído por cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões. Esses órgãos trabalham em conjunto para fornecer oxigênio ao organismo e eliminar dióxido de carbono. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema tegumentar: é formado por um conjunto de órgãos que cobrem externamente o corpo, como a pele, os anexos cutâneos (unhas, por exemplo), as glândulas sudoríparas e os receptores sensoriais. Suas principais funções são: constituição de uma camada de proteção contínua ao longo do corpo contra eventos prejudiciais (como perda de água, calor e ferimentos externos); excreção de resíduos; síntese de vitamina D; e detecção de mudanças físicas e mecânicas (como dor, pressão e temperatura). Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
-
Sistema urinário: é composto por rins, ureteres, uretra e bexiga urinária — os órgãos responsáveis pela produção e eliminação da urina. Suas principais funções são: eliminação de resíduos corporais (substâncias tóxicas e em excesso) e regulação do volume, pressão e pH sanguíneo. Para saber mais sobre esse sistema, clique aqui.
Importância dos sistemas do corpo humano
Cada sistema trabalha com um conjunto de órgãos para otimizar e coordenar suas funções. Ainda, os sistemas estão interligados e formam uma rede integrada no corpo humano. As interações entre os diferentes sistemas são essenciais para o funcionamento adequado do organismo, uma vez que permitem a manutenção de respostas fisiológicas em atividade, fornecem proteção e defesa contra agentes externos, e atuam na regulação e no equilíbrio de diversas funções corporais.
Alterar ou interromper a comunicação entre os órgãos de um sistema ou entre sistemas pode levar a disfunções no corpo, comprometendo a integridade do organismo como um todo. Pneumonia, febre, falência de órgãos e outras condições podem ocorrer quando as interações entre os sistemas não estão funcionando corretamente. Portanto, compreender e preservar as comunicações entre os sistemas é fundamental para a saúde do organismo humano.
Saiba mais: Tecidos humanos — quais são os tipos e para que servem
Quais são o maior e o menor sistema do corpo humano?
O maior sistema do corpo humano é o tegumentar, que engloba a pele, o órgão de maior extensão do corpo. Já em relação ao menor sistema, ainda existe uma discussão em andamento. Alguns defendem que o sistema endócrino é o menor em termos físicos. No entanto, há aqueles que argumentam que a célula pode ser considerada um sistema, fazendo-se uma analogia entre as organelas — que têm funções semelhantes às dos órgãos e trabalham em conjunto para manter a célula funcionando adequadamente — e os órgãos do corpo.
Exercícios resolvidos sobre os sistemas do corpo humano
Questão 1) A complexa estrutura do corpo humano está organizada em diferentes níveis. Assinale a alternativa que corresponde à hierarquia dos níveis de organização do nosso organismo.
a) Célula – tecido – organismo – sistema – órgão
b) Célula – tecido – órgão – sistema – organismo
c) Órgão – célula – sistema – tecido – organismo
d) Célula – sistema – tecido – órgão – organismo
e) Sistema – tecido – organismo – sistema – órgão
Resposta: letra B. Os níveis de organização do corpo humano respondem à seguinte hierarquia: célula – tecido – órgão – sistema – organismo.
Questão 2) O estudo da fisiologia humana se beneficia da divisão do corpo em sistemas. Sistemas são conjuntos de:
a) órgãos
b) tecidos
c) células
d) espécies
e) organelas
Resposta: letra A. O grupo de órgãos atuando em conjunto para exercer determinada função é conhecido como sistema.
Fontes
BARTSCH, R.P.; LIU, K.K.; BASHAN, A.; IVANOV, P.C. Network Physiology: How Organ Systems Dynamically Interact. PLoS One. 2015. 10(11): e0142143.
COLOGNE, Germany: Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG).
JUNQUEIRA, L.C.U; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 558 p.
NETTER, F. Atlas of Human Anatomy. 7 ed. Philadelphia: Saunders. 2019. 672 p.
WHAT are the organs of the immune system? In: InformedHealth.org. 30/07/2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279395/. Acesso em: 27 jun. 2023.
Por Heloísa Fernandes Flores
Professora de Biologia