PUBLICIDADE
No corpo humano existem estruturas, denominadas de glândulas, que produzem importantes secreções. Essas secreções podem ser lançadas na luz dos órgãos e na superfície externa do corpo (no caso das glândulas exócrinas) ou, ainda, no sangue – como é o caso das glândulas endócrinas. A secreção produzida pelas glândulas endócrinas é chamada de hormônio e atua nas mais variadas funções dos organismos.
→ Definição e mecanismo de atuação dos hormônios
Os hormônios são substâncias químicas secretadas pelas glândulas endócrinas que são lançadas na corrente sanguínea em pequenas quantidades, mas que são suficientes para desencadear uma resposta em um determinado tecido, chamado de tecido-alvo. Cada hormônio é específico e, portanto, incapaz de desencadear resposta em outros tecidos que não o seu alvo.
No tecido-alvo, existem células com receptores específicos ancorados na sua membrana plasmática ou no núcleo celular. No primeiro caso, ao se ligar aos receptores, os hormônios provocam modificações nessas estruturas. São essas modificações que fazem com que mensageiros localizados no interior da célula promovam as reações. Quando os receptores estão no núcleo, os hormônios atravessam a membrana e partem em direção à região nuclear. Nesse mecanismo, o hormônio causa alteração na transcrição de genes.
Vale frisar que algumas substâncias são chamadas de hormônios, mas não obedecem à definição, uma vez que não são produzidos por órgãos endócrinos definidos. Um exemplo disso é a vitamina D, produzida na pele a partir de precursores exógenos.
A secreção hormonal pode obedecer a ciclos, havendo, assim, uma maior liberação em alguns horários do dia ou em algumas fases do mês, por exemplo. Normalmente a secreção é regulada por um mecanismo de feedback, que pode ser negativo ou positivo. A produção de paratormônio, por exemplo, ocorre por feedback negativo, pois sua quantidade é aumentada quando ocorre a queda do Ca2+ plasmático. Já a insulina é produzida por meio do feedback positivo, pois quando os níveis de glicose aumentam, ocorre um aumento da síntese do hormônio.
→ Funções dos hormônios
Os hormônios atuam nas mais variadas funções do organismo, sendo responsáveis por manter o equilíbrio interno do corpo (homeostase). Entre as atividades realizadas pelos hormônios, podemos citar o crescimento, a regulação e o funcionamento de determinadas estruturas do corpo; o desenvolvimento de caracteres secundários; controle da quantidade de glicose e cálcio no corpo; regulação do sono; atuação no metabolismo celular; preparação do nosso corpo para reações de perigo, entre várias outras funções.
Dica: Para conhecer especificamente a função dos principais hormônios das glândulas endócrinas, clique aqui e acesse um texto sobre o assunto!
Por Ma. Vanessa dos Santos