Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Movimentos peristálticos

Os movimentos peristálticos são controlados pelo sistema nervoso autônomo e garantem a movimentação do alimento pelos órgãos do sistema digestório.

Os movimentos peristálticos garantem o transporte da massa alimentar pelo sistema digestório
Os movimentos peristálticos garantem o transporte da massa alimentar pelo sistema digestório
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.

Como ocorrem os movimentos peristálticos?

Os movimentos peristálticos são movimentos involuntários rítmicos que ocorrem graças a comandos do nosso sistema nervoso, mais precisamente o sistema nervoso autônomo. Essa porção do sistema nervoso é responsável por comandar as ações internas do nosso corpo, tais como o ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas, além, é claro, do controle da musculatura lisa.

O sistema nervoso autônomo é dividido em duas partes distintas: o sistema nervoso simpático e o parassimpático. Normalmente, enquanto um estimula a ação de um órgão, o outro causa sua inibição. No caso dos movimentos peristálticos, o parassimpático aumenta o peristaltismo, enquanto o simpático ocasiona a inibição dos movimentos.

Os movimentos peristálticos nos órgãos do sistema digestório

  • Esôfago

    Na boca, o alimento é mastigado e misturado à saliva, passando a ser chamado de bolo alimentar. Esse bolo é empurrado pela língua em direção à faringe para que, posteriormente, chegue ao esôfago. Nesse último órgão, os movimentos peristálticos levam o alimento até o estômago. Esse caminho dura, em média, 10 segundos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    O movimento peristáltico no esôfago é um movimento ondulado que, literalmente, empurra o bolo alimentar em direção ao estômago. Esse movimento é tão eficiente que garante o sentido do alimento mesmo que fiquemos de cabeça para baixo.

Observe o movimento peristáltico ocorrendo no esôfago
Observe o movimento peristáltico ocorrendo no esôfago

  • Estômago

    No estômago, movimentos peristálticos também estão presentes e garantem que o bolo alimentar misture-se com o suco gástrico produzido por esse órgão. A mistura formada deixa de ser chamada de bolo alimentar e passa a ser chamada de quimo.

  • Intestino

    No intestino delgado, os movimentos peristálticos garantem, principalmente, a movimentação do quimo, mas também ajudam na homogenização com enzimas digestivas, secreções e a bile, processo em que o quimo transforma-se em quilo. A movimentação da massa alimentar ocorre por dois tipos de movimentos peristálticos, um movimento lento e limitado a pequenas porções do intestino e movimentos longos e rápidos que garantem a movimentação em longos segmentos.

    No intestino grosso, mais precisamente no cólon, também ocorrem movimentos peristálticos, entretanto, esses recebem o nome de movimentos de massa. Esses movimentos garantem a preparação para o processo de defecação.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Movimentos peristálticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/movimentos-peristalticos.htm. Acesso em 07 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a função da célula?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual o animal mais perigoso do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Sabemos que os movimentos peristálticos ocorrem em vários órgãos do sistema digestório. No esôfago, a função desse movimento é garantir

a) que o bolo alimentar misture-se com o suco gástrico.

b) que o bolo alimentar seja misturado ao suco pancreático.

c) que o bolo alimentar chegue até o estômago.

d) que o alimento chegue ao intestino.

e) que o material resultante do processo de digestão seja eliminado.

Exercício 2

O estômago é um órgão do sistema digestório que também realiza movimentos peristálticos. Esse movimento garante a formação do

a) bolo alimentar.

b) quilo.

c) quimo.

d) bolo fecal.

e) alimento.

PUBLICIDADE

Estude agora


Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...