Topo
pesquisar

Hematose

Biologia

A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado.
A hematose garante que o oxigênio chegue até os tecidos do corpo
A hematose garante que o oxigênio chegue até os tecidos do corpo
PUBLICIDADE

A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico. O gás oxigênio é utilizado pelas nossas células para a realização da respiração celular, processo no qual a célula consegue produzir energia.

O que são os alvéolos pulmonares?

Os alvéolos pulmonares são estruturas em formato de pequenos sacos que estão localizadas no final dos bronquíolos. Os alvéolos são responsáveis por deixar o pulmão com uma aparência esponjosa e por aumentar a superfície de contato desse órgão.

Cada alvéolo apresenta uma parede epitelial fina e, ao seu redor, está presente uma grande quantidade de capilares sanguíneos. Essa organização do alvéolo é fundamental para garantir que ocorra a difusão dos gases no momento da hematose.

Como ocorre a hematose?

A hematose é um processo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos
A hematose é um processo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e liga-se à hemoglobina, proteína que, entre outras funções, está relacionada com a cor vermelha do sangue. Ao se ligar à hemoglobina, forma-se a oxi-hemoglobina, que garante o transporte de oxigênio para as células. O sangue, agora oxigenado (sangue arterial), segue em direção ao coração, onde será impulsionado para o corpo.

Nos nossos tecidos, o oxigênio é utilizado pelas células, transformando-se, na maioria das vezes, em gás carbônico. Esse gás entra para os capilares e pode combinar-se com a hemoglobina, formando carboemoglobina. Ele pode também entrar na hemácia, reagir com a água e transformar-se em ácido carbônico, que dá origem a íons H+ e bicarbonato, que posteriormente vão para o plasma, garantindo a manutenção da acidez do sangue. O sangue rico em gás carbônico é levado novamente para o coração, que o impulsiona para os pulmões. Nesse local, ocorre novamente o processo de hematose, transformando o sangue rico em gás carbônico (sangue venoso) em sangue rico em oxigênio.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Hematose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hematose.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola