Topo
pesquisar

Evolução da respiração

Biologia

A respiração é um processo muito importante para a vida no planeta, à medida que os organismos vivos foram evoluindo, foram desenvolvendo novas formas de respiração.
PUBLICIDADE

Acredita-se que o Planeta Terra tenha se formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, e que a composição da atmosfera era totalmente diferente da que vemos atualmente. Segundo Oparin e Haldane, que elaboraram uma das teorias sobre a origem da vida, descargas elétricas provenientes de tempestades e raios ultravioletas do sol teriam fornecido energia para as reações químicas entre as moléculas da atmosfera, originando substâncias orgânicas simples, como os aminoácidos e glicídios. Ainda segundo Oparin e Haldane, essas substâncias simples teriam sofrido várias transformações até originarem seres vivos semelhantes aos procariontes que conhecemos atualmente.

Deduz-se que o primeiro ser vivo que habitou a Terra conseguia sobreviver através da absorção de moléculas simples que se encontravam dissolvidas na água, e como não havia oxigênio na atmosfera, esses organismos deveriam conseguir energia através da fermentação.

À medida que o tempo passou, as condições na Terra e os seres vivos se modificaram, surgindo então organismos autotróficos capazes de realizar a fotossíntese utilizando inicialmente o gás carbônico e o gás sulfídrico, processo realizado ainda hoje por bactérias conhecidas como sulfobactérias. Há mais ou menos três bilhões de anos surgiram bactérias capazes de utilizar a água ao invés de gás sulfídrico na realização da fotossíntese, e pelo fato de a Terra ter grande disponibilidade de água, essas bactérias se espalharam por todo o planeta, causando uma proliferação tão grande que a concentração de oxigênio na atmosfera aumentou consideravelmente, causando um grande impacto no ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a alta concentração de oxigênio na atmosfera, muitos organismos se extinguiram, pois não tinham o organismo desenvolvido para aproveitar esse gás. Com o decorrer do tempo, muitos seres vivos passaram por diversas mutações e foram surgindo organismos capazes de utilizar o oxigênio da atmosfera pela respiração aeróbia. Por esse tipo de respiração produzir mais energia que a fermentação, esse processo foi vantajoso e se espalhou, fazendo aumentar a população de heterótrofos.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

No decorrer dos tempos os seres vivos foram sofrendo mutações para se adaptarem às condições da superfície terrestre
No decorrer dos tempos os seres vivos foram sofrendo mutações para se adaptarem às condições da superfície terrestre

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Evolução da respiração"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/evolucao-respiracao.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola