PUBLICIDADE
Testosterona é um hormônio encontrado em homens e em mulheres, mas que se apresenta em maior quantidade no sexo masculino. No homem, a testosterona é secretada, principalmente, pelo testículo e é sintetizada, a partir do colesterol, pelas chamadas células de Leydig. No sexo feminino, a testosterona é sintetizada, dentre outros locais, no ovário, nas células da teca.
Leia também: Hormônios Masculinos
Tópicos deste artigo
- 1 - → Funções da testosterona
- 2 - → Testosterona e aumento muscular
- 3 - → Redução dos níveis de testosterona em homens
→ Funções da testosterona
Testosterona é um esteroide relacionado com diversas funções do organismo, entretanto não está ativo em todos os tecidos-alvo. Em alguns tecidos, no entanto, a testosterona é convertida em di-hidrotestosterona, por meio da ação da enzima 5α-redutase. A testosterona e a di-hidrotestosterona desempenham algumas funções no corpo:
-
No feto do sexo masculino, a testosterona garante a diferenciação do trato genital interno, enquanto a di-hidrotestosterona garante a diferenciação da genitália externa, formando o sistema genital masculino;
- A testosterona garante o aumento da massa muscular, em decorrência do aumento das fibras musculares, e é responsável pela mudança na voz. Já a di-hidrotestosterona garante distribuição de pelos em pessoas do gênero masculino;
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular
-
A di-hidrotestosterona está relacionada com a atividade das glândulas sebáceas;
-
A testosterona relaciona-se com o metabolismo dos lipídios;
-
A testosterona garante a espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides;
-
A testosterona está relacionada com a hematopoiese (processo de formação de células do sangue);
-
A testosterona relaciona-se também com a libido (desejo sexual).
→ Testosterona e aumento muscular
Como citado anteriormente, a testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular, e é por esse motivo que muitas pessoas fazem uso do hormônio para conseguir rápido ganho de massa. Apesar de cumprir esse papel, o uso de testosterona para esses fins pode causar problemas, como danos ao fígado e aos rins, surgimento e/ou aumento da quantidade de acnes, impotência em homens e modificação do ciclo menstrual, em mulheres.
Leia também: Anabolizantes
Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona
→ Redução dos níveis de testosterona em homens
O envelhecimento leva a uma redução dos níveis de testosterona no homem, o que afeta diretamente seu humor e sua qualidade de vida, com destaque para a vida sexual. É importante salientar também que essa redução faz com que o homem tenha sua massa muscular e sua força reduzidas e tenha um aumento de gordura corporal.
Em alguns homens, ocorre uma queda acentuada dos níveis de testosterona, o que gera o aumento dos sintomas descritos acima, afetando negativamente a qualidade de vida masculina. Quando isso ocorre, é necessário procurar um médico e dosar a quantidade hormonal.
Em homens que apresentam níveis de testosterona comprovadamente abaixo do normal, pode-se recomendar reposição hormonal para a melhora de seu quadro. Entretanto, em algumas situações, como as de homens com diagnóstico ou evidência de câncer de próstata ou de apneia do sono obstrutiva grave, a terapia não é indicada, uma vez que a reposição pode estimular e agravar os sintomas dessas doenças. Sendo assim, a reposição de testosterona deve ser feita apenas com acompanhamento médico.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos