Topo
pesquisar

Testosterona

Biologia

Testosterona é um importante hormônio presente tanto em homens quanto em mulheres. No entanto, apresenta-se em maior quantidade nos homens.
A testosterona é um hormônio produzido em ambos os sexos, e suas fórmulas químicas estão representadas acima
A testosterona é um hormônio produzido em ambos os sexos, e suas fórmulas químicas estão representadas acima
PUBLICIDADE

Testosterona é um hormônio encontrado em homens e em mulheres, mas que se apresenta em maior quantidade no sexo masculino. No homem, a testosterona é secretada, principalmente, pelo testículo e é sintetizada, a partir do colesterol, pelas chamadas células de Leydig. No sexo feminino, a testosterona é sintetizada, dentre outros locais, no ovário, nas células da teca.

Leia também: Hormônios Masculinos


Funções da testosterona

Testosterona é um esteroide relacionado com diversas funções do organismo, entretanto não está ativo em todos os tecidos-alvo. Em alguns tecidos, no entanto, a testosterona é convertida em di-hidrotestosterona, por meio da ação da enzima 5α-redutase. A testosterona e a di-hidrotestosterona desempenham algumas funções no corpo:

  • No feto do sexo masculino, a testosterona garante a diferenciação do trato genital interno, enquanto a di-hidrotestosterona garante a diferenciação da genitália externa, formando o sistema genital masculino;

  • A testosterona garante o aumento da massa muscular, em decorrência do aumento das fibras musculares, e é responsável pela mudança na voz. Já a di-hidrotestosterona garante distribuição de pelos em pessoas do gênero masculino;

A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular

  • A di-hidrotestosterona está relacionada com a atividade das glândulas sebáceas;

  • A testosterona relaciona-se com o metabolismo dos lipídios;

  • A testosterona garante a espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides;

  • A testosterona está relacionada com a hematopoiese (processo de formação de células do sangue);

  • A testosterona relaciona-se também com a libido (desejo sexual).


Testosterona e aumento muscular

Como citado anteriormente, a testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular, e é por esse motivo que muitas pessoas fazem uso do hormônio para conseguir rápido ganho de massa. Apesar de cumprir esse papel, o uso de testosterona para esses fins pode causar problemas, como danos ao fígado e aos rins, surgimento e/ou aumento da quantidade de acnes, impotência em homens e modificação do ciclo menstrual, em mulheres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Anabolizantes

Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona
Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona

Redução dos níveis de testosterona em homens

O envelhecimento leva a uma redução dos níveis de testosterona no homem, o que afeta diretamente seu humor e sua qualidade de vida, com destaque para a vida sexual. É importante salientar também que essa redução faz com que o homem tenha sua massa muscular e sua força reduzidas e tenha um aumento de gordura corporal.

Em alguns homens, ocorre uma queda acentuada dos níveis de testosterona, o que gera o aumento dos sintomas descritos acima, afetando negativamente a qualidade de vida masculina. Quando isso ocorre, é necessário procurar um médico e dosar a quantidade hormonal.

Em homens que apresentam níveis de testosterona comprovadamente abaixo do normal, pode-se recomendar reposição hormonal para a melhora de seu quadro. Entretanto, em algumas situações, como as de homens com diagnóstico ou evidência de câncer de próstata ou de apneia do sono obstrutiva grave, a terapia não é indicada, uma vez que a reposição pode estimular e agravar os sintomas dessas doenças. Sendo assim, a reposição de testosterona deve ser feita apenas com acompanhamento médico.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Testosterona "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/testosterona.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

Nos homens, a testosterona é produzida em maior quantidade no testículo, em células especiais denominadas

a) células da teca.

b) hepatócitos.

c) ilhotas de Langerhans.

d) células beta.

e) células de Leydig.

Questão 2

Todas as funções abaixo podem ser atribuídas à testosterona, exceto:

a) Diferenciação da genitália externa.

b) Alteração na voz.

c) Hematopoiese.

d) Metabolismo dos lipídios.

e) Redução da massa muscular.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola