PUBLICIDADE
Os seres vivos apresentam algumas características que nos permitem afirmar que se tratam de organismos com vida. Entre elas, podemos destacar a evolução, a capacidade de reprodução, o metabolismo, a nutrição, a presença de material genético e a irritabilidade. Mas, afinal, o que é irritabilidade?
Tópicos deste artigo
→ Irritabilidade
A irritabilidade nada mais é que a capacidade do organismo de responder a um determinado estímulo, o qual pode ser externo ou interno. Existem diferentes estímulos que causam respostas nos organismos vivos, tais como a luz, a pressão e a temperatura.
Assim como existem diferentes estímulos, existem diferentes respostas. Um estímulo pode, por exemplo, causar movimentação em um organismo, fazendo-o aproximar ou se afastar da fonte de estímulo.
É importante não confundir irritabilidade com sensibilidade. A sensibilidade é definida como a capacidade de reagir de diferentes maneiras a um mesmo estímulo. Essa propriedade é exclusiva dos animais, os quais possuem um sistema nervoso. Já a irritabilidade é uma característica de todos os seres vivos.
→ Exemplos de irritabilidade
Existem vários exemplos que demonstram a capacidade dos seres vivos de reagir a estímulos, entre eles, podemos citar:
A pupila dilata-se na ausência de luz e contrai-se com o estímulo luminoso
-
Dilatação da pupila: A pupila controla a entrada de luz em nossos olhos. Em ambientes com pouca luminosidade, a pupila dilata-se e em ambientes claros se contrai. Isso evita danos à retina quando a luz é muito intensa e facilita a visão em ambientes com pouca luz.
-
Fechamento da dioneia para capturar insetos: A dioneia é uma planta carnívora que possui uma espécie de armadilha que se fecha rapidamente ao ser tocada, assemelhando-se a uma jaula que prende a presa. À medida que a presa se mexe, mais estímulo é feito, e mais fechada se torna a armadilha, até que o animal morra e seja digerido.
-
Plantas que crescem em direção à luz: As plantas crescem em direção à luz de modo a conseguirem a energia necessária para a realização da fotossíntese. Esse crescimento em direção à luz é chamado de fototropismo.
-
Planta sensitiva: A planta sensitiva, ao ser tocada ou agitada, fecha seus folíolos. Essa resposta é resultado de uma mudança na pressão de turgor de células motoras do pulvino (espessamento que se assemelha a uma articulação), na base de cada folíolo.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos