Topo
pesquisar

Irritabilidade

Biologia

A irritabilidade é a capacidade dos seres vivos de responder a estímulos internos ou externos, tais como luz, pressão e temperatura.
PUBLICIDADE

Os seres vivos apresentam algumas características que nos permitem afirmar que se tratam de organismos com vida. Entre elas, podemos destacar a evolução, a capacidade de reprodução, o metabolismo, a nutrição, a presença de material genético e a irritabilidade. Mas, afinal, o que é irritabilidade?

Irritabilidade

A irritabilidade nada mais é que a capacidade do organismo de responder a um determinado estímulo, o qual pode ser externo ou interno. Existem diferentes estímulos que causam respostas nos organismos vivos, tais como a luz, a pressão e a temperatura.

Assim como existem diferentes estímulos, existem diferentes respostas. Um estímulo pode, por exemplo, causar movimentação em um organismo, fazendo-o aproximar ou se afastar da fonte de estímulo.

É importante não confundir irritabilidade com sensibilidade. A sensibilidade é definida como a capacidade de reagir de diferentes maneiras a um mesmo estímulo. Essa propriedade é exclusiva dos animais, os quais possuem um sistema nervoso. Já a irritabilidade é uma característica de todos os seres vivos.

Exemplos de irritabilidade

Existem vários exemplos que demonstram a capacidade dos seres vivos de reagir a estímulos, entre eles, podemos citar:

A pupila dilata-se na ausência de luz e contrai-se com o estímulo luminoso
A pupila dilata-se na ausência de luz e contrai-se com o estímulo luminoso

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Dilatação da pupila: A pupila controla a entrada de luz em nossos olhos. Em ambientes com pouca luminosidade, a pupila dilata-se e em ambientes claros se contrai. Isso evita danos à retina quando a luz é muito intensa e facilita a visão em ambientes com pouca luz.

  • Fechamento da dioneia para capturar insetos: A dioneia é uma planta carnívora que possui uma espécie de armadilha que se fecha rapidamente ao ser tocada, assemelhando-se a uma jaula que prende a presa. À medida que a presa se mexe, mais estímulo é feito, e mais fechada se torna a armadilha, até que o animal morra e seja digerido.

  • Plantas que crescem em direção à luz: As plantas crescem em direção à luz de modo a conseguirem a energia necessária para a realização da fotossíntese. Esse crescimento em direção à luz é chamado de fototropismo.

  • Planta sensitiva: A planta sensitiva, ao ser tocada ou agitada, fecha seus folíolos. Essa resposta é resultado de uma mudança na pressão de turgor de células motoras do pulvino (espessamento que se assemelha a uma articulação), na base de cada folíolo.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A planta carnívora apresenta uma resposta ao ser tocada por um inseto
A planta carnívora apresenta uma resposta ao ser tocada por um inseto

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Irritabilidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/irritabilidade.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica o melhor conceito de irritabilidade:

a) Capacidade de reagir a um mesmo estímulo de maneiras diferentes.

b) Capacidade dos seres vivos de responderem a estímulos.

c) Capacidade exclusiva dos animais de responderem a estímulos.

d) Capacidade das plantas de responderem a um estímulo interno.

e) Capacidade dos organismos de utilizarem seu sistema nervoso.

Questão 2

Dos estímulos descritos abaixo, qual deles não está relacionado com a irritabilidade?

a) Dilatação da pupila.

b) Captura de insetos por plantas carnívoras.

c) Crescimento das plantas em direção à luz.

d) Fechamento dos folíolos pela planta sensitiva.

e) Resposta ao ataque de algum animal.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola