UOL - O melhor conteúdo

Prolactina

Hormônio lactogênico, precursor do aleitamento materno
Hormônio lactogênico, precursor do aleitamento materno
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

A prolactina (símbolo PRL) é um hormônio lactogênico de base proteica, produzida pela glândula adeno-hipófise (lóbulo anterior da hipófise), tendo sua regulação controlada pelo hipotálamo, região do cérebro responsável pelo intercâmbio do sistema nervoso com o sistema endócrino.

Esse hormônio, efetor sobre as gônadas ovarianas e glândulas mamárias femininas, estimula a secreção de progesterona, promovendo reações cruciais durante o período fértil e gestacional. Sendo o auge de sua produção durante a gravidez, continuada após o parto em consequência ao aleitamento (sucção). Isso porque esse hormônio induz a produção de leite pela mama, bem como a sua secreção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contudo, a síntese demasiada de prolactina provoca um estado de hiperprolactinemia, causando alterações drásticas no ciclo menstrual e até mesmo infertilidade.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Prolactina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/prolactina.htm. Acesso em 16 de abril de 2025.

De estudante para estudante